Pós-graduação

Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avaliação e intervenção (Turma Física/Abril2024)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de identificar os tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, compreendendo os critérios diagnósticos vigentes como o DSM-V e o CID-11, identificando tais critérios em ambientes educacionais ou clínicos, tendo ferramentas e conhecimentos de instrumentos de avaliações e rastreio para poder elaborar um relatório coerente e interagir com a equipe multiprofissional. Além disso, o curso terá como premissa as evidências científicas atuais sobre cada transtorno, para poder assim direcionar uma prática e proposta de intervenção mais adequada.


Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC




Turma(s)

Pós-graduação Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avaliação e intervenção - Quinzenal

  • 27 de abril de 2024
  • Periodicidade: Quinzenal - sábado
  • Horário: 08h30 às 16h30.
  • Carga horária: 372 horas
  • Duração: 13 meses 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 

Para quem este curso é destinado?

Licenciados (Pedagogia e demais licenciaturas), fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



Powered by Google Classroom


Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.

Formas de pagamento e descontos

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!

Formas de pagamento e parcelamento:

- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20.

- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não acumulativo com outros descontos e promoções.

Escola Parceira

15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).


Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
CLASSIFICAÇÃO E ASPECTOS LEGAIS DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO -
APRENDIZAGEM E FUNÇÕES EXECUTIVAS -
TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM: DISLEXIA -
TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM: DISCALCULIA -
TRASTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM: DISGRAFIA -
TRANSTORNO NO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE -
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL -
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA -
TRANSTORNOS DA COMUNICAÇÃO -
PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRA TOTAL 372 HORAS

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Miryan Cristina Buzetti

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.

 

Expandir

Docentes e Convidados

Aline Crociari

Convidado

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutoranda em Educação Escolar (Unesp - FCLar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE (Unesp FCLar). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação e Reabilitação de Surdos. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente ocupa o cargo de Professora Especialista do Currículo, na área da educação especial, na Diretoria Regional de Ensino no município de Araraquara.  Membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF, no município de Araraquara. Membro como Representante da Pesquisa do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP (Unesp - FCLar). Pesquisas, publicações, cursos e palestras na área de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva.

Expandir

Alyne Domene

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022). Atua nas séries iniciais da Educação Básica, Educação Especial, Psicopedagoga Clínica e tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial.

Expandir

Carla Rangel

Convidado

Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universtário Moura Lacerda- CUML - Campus RibeirãoPreto SPPós graduada em Psicopedagogia Educacional e Clínica- Especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Araraquara SP.Pós Graduanda em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T. E. A.  pelo CBI off Maimi. EAD.Aprimoramento  em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP- Grupo de Apoio Pedagógico- Universidade de Sao Paulo - USP RP -Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil -Diálogo contextualizado em TDAH, Disturbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina  - Campos Usp RPEm curso, Avaliação, Diagnóstico e Relatório no Programa de Aprimoramento em  Psicopedagogia da Dra Nadia Bossa.Experiência Profissional no ensino infantil , fundamental ,  técnico profissionalizante e ensino superior como Docente, Coordenadora e Diretora Pedagógica. Atua como Psicopedagoga Clínica há 15 anos e atendimento  Psicopedagógico home care com multi profissionais, Docente na pós graduação em educação e saúde e Consultora Educacional na formação de educadores.

Expandir

Danitiele Calazans

Convidado

Pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Administração Escolar pelo Centro Universitário de Votuporanga (2004); Doutora e Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Educacional pela Faculdade de Conchas S.P.  Autora do livro "Altas Habilidades /Superdotação: A intervenção na precocidade a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas," Fundadora do Instituto Danitiele Calazans-IDC .Atua como Psicopedagoga Clínica , palestrante e professora universitária. Desenvolve formações e capacitações de professores sobre a temática das potencialidades e criatividade do aluno público alvo da Educação Especial em sala de aula na perspectiva das Inteligências Múltiplas.Membro do Comitê Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação- ConBraSD. Membro do Corpo Editorial da Revista do ConBraSD.

Expandir

Evelyn Ignacio

Convidado

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Fabíola Dantas

Convidado

Graduada em  Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia - Faculdades Bandeirantes (2004). Doutora e mestre em  Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar  no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, assim como foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica. Foi coordenadora ao Ensino Superior. É docente há 16 anos  em Instituições de Ensino Superior, em cursos de graduação e Pós - graduação. Atualmente atua na área clínica e na docência do Ensino Superior.

Expandir

Geisa Veregue

Convidado

Função atual: Professora Especialista em Currículo (PEC) da Educação Especial daDiretoria de Ensino da Região de Araraquara. Experiência na Educação Infantil, Sala de Recursos para estudantes com deficiência visual e na Coordenação Pedagógica. Mestre em Educação Especial, Pedagoga, Especializada em Deficiência Visual, Surdocegueira e Autismo.

Karina Lumena

Convidado

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), mestre em em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialista em Neurociência Aplicada a Educação. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária. Trabalha com capacitação de professores e com Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática atendendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio e Ensino Superior. Fez Doutorado-Sanduiche na Arden University no Reino Unido investigando sobre Resiliência Matemática. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC).

Expandir

Luciana Leonetti

Convidado

Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP- RP), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Especialização em Neuropsicologia (UNESC). Além disso, integra o grupo Pain in Child Health (PICH), mantido pela Mayday Foundation e pelo Canadian Institutes of Health Research, na qualidade de membro internacional (alumna member) e o GT-ANPEPP- Psicologia da saúde da criança e do adolescente. Foi professora adjunto-IV do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD) e coordenadora de área de Psicologia do PIBID/ UFGD. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde. Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, com ênfase na área de tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil; parentalidade; educação e psicologia jurídica. Foi docente das Faculdades Metropolitanas (Ribeirão Preto). Atualmente, é psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo- Comarca de Ipuã/SP e psicóloga clínica na Clínica PsicoEducar, além de docente da FACESB e FACISA (Unaí/MG).

Expandir

Mariana Maniglia

Convidado

Mestre e doutora em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Mariê Moreira de Oliveira

Convidado

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade do Estado de São Paulo (USP). Mestre pelo mesmo programa em psicobiologia da FFCLRP-USP. Com Graduação e licenciatura em psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e Pós-Graduanda em Neuropsicologia.

Miryan Cristina Buzetti

Convidado

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual. 

Expandir

Patricia Aparecida Zuanetti

Convidado

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (2007). Aprimoramento pelo Hospital das Clínicas da FMRP - USP (2011). Título de mestre pela FMRP - USP (2011). Título de doutor pelo programa de Psicobiologia da FFCLRP - USP (2015). Desenvolve pesquisas na área de neurodesenvolvimento infantil. Fonoaudióloga contratada do HCFMRP - USP:  atua junto às equipes multiprofissionais da neurologia infantil, psiquiatria infantil e otologia infantil, com o enfoque nos transtornos do neurodesenvolvimento e alterações psiquiátricas na infância e adolescência

Expandir

Patrícia Borges

Convidado

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), pós graduada em Neuropsicopedagogia (pelo IPECS). Docente no curso de Psicopedagogia no IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II, do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) da Profª Drª Simone A. Capellini. Atuação profissional há 18 anos em consultório particular, na área dos Transtornos de Aprendizagem, Fonoaudióloga Educacional em escola privada na cidade de Ribeirão Preto. Atualmente, realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional, pelo CEFAC de São Paulo.

Expandir

Sofia Muniz

Convidado

Possui graduação em PSICOLOGIA pelo Centro Universitário de Franca (2009) e Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). Professora concursada pela Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), alem de ser professora na Faculdade Francisco Maeda FAFRAM e professora dos cursos de Pós Graduação SENAC. Atualmente foi aceita para ingressar como aluna de Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Expandir

Tamires Zar

Convidado

Psicóloga pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (USP-RP). Mestre em Psicobiologia (USP-RP) e Doutoranda em Psicologia (USP-RP) com estágio na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Realiza pesquisa em áreas relacionadas à cognição, percepção e linguagem. Atua também como psicóloga clínica com experiência em psicoterapia e avaliação de crianças. Atuou como docente de nível superior e em vários projetos de extensão universitária.

Expandir

Faça sua inscrição