Pós-graduação

Alfabetização e Letramento (Turma Física)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem facilitadores do processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.


Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça (download) da apresentação.


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC





Turma(s)

Pós-graduação Alfabetização e Letramento

No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Alfabetização e Letramento para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Escrita de narrativas. As narrativas são produções potentes que ajudam a revelar um pouquinho do que efetivamente acontece na escola e na relação da escola com a vida que vivemos. A intenção é dar visibilidade ao trabalho e estudo que o aluno-professor-pesquisador vive ao longo do curso para que narre o vivido junto aos seus alunos e alunas, partilhando a riqueza dos sentidos que emergem do cotidiano do trabalho docente.


Powered by Google Classroom


Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.


Formas de pagamento e descontos

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsappClique aqui!


Formas de pagamento e parcelamento:

- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).

- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções.

Escola Parceira

15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TEORIAS DA APRENDIZAGEM -
ALFABETIZAR E LETRAR: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E LEGISLAÇÃO -
LETRAMENTO EMERGENTE -
A CIÊNCIA DA LEITURA E O PROCESSO DA APRENDIZAGEM NA ESCRITA -
PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA -
CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO NA BNCC E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO -
AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO -
ALFABETIZAÇÃO: JOGOS E TECNOLOGIA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 372 HORAS

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Miryan Cristina Buzetti

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.

 

Expandir

Docentes e Convidados

Alyne Domene

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022). Atua nas séries iniciais da Educação Básica, Educação Especial, Psicopedagoga Clínica e tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial.

Expandir

Andresa Ferreira

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2006), Aprimoramento em Psicopedagogia Clínica pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (2008); Especialização em Psicopedagogia Institucional: educação e saúde mental pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009); Especialização em Neuropsicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2022); Mestrado (2013) e Doutorado em Educação (2020) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Foi membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Psicopedagogia GEPESP-UNICAMP (2010-2020). Atuou como professora de Ensino Superior nos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML), coordenou o Curso de pós-graduação em Psicopedagogia do CUML; e foi membro do Núcleo de Acessibilidade (NUACE) do CUML (2013-2019). É professora efetiva de Educação Básica na Rede Municipal de Ribeirão Preto. Atualmente trabalha como psicopedagoga clínica e compõe a equipe de formação de professores do Centro Educacional Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto. Tem experiência na área do magistério em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior; na área de formação de professores em nível de graduação, pós-graduação e formação em serviço; na área clínica de psicopedagogia com atendimento de crianças, adolescentes e adultos; e supervisão de profissionais que atuam na educação e na psicopedagogia clínica.

Expandir

Carla Rangel

Convidado

Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universtário Moura Lacerda- CUML - Campus RibeirãoPreto SPPós graduada em Psicopedagogia Educacional e Clínica- Especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Araraquara SP.Pós Graduanda em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T. E. A.  pelo CBI off Maimi. EAD.Aprimoramento  em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP- Grupo de Apoio Pedagógico- Universidade de Sao Paulo - USP RP -Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil -Diálogo contextualizado em TDAH, Disturbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina  - Campos Usp RPEm curso, Avaliação, Diagnóstico e Relatório no Programa de Aprimoramento em  Psicopedagogia da Dra Nadia Bossa.Experiência Profissional no ensino infantil , fundamental ,  técnico profissionalizante e ensino superior como Docente, Coordenadora e Diretora Pedagógica. Atua como Psicopedagoga Clínica há 15 anos e atendimento  Psicopedagógico home care com multi profissionais, Docente na pós graduação em educação e saúde e Consultora Educacional na formação de educadores.

Expandir

Evelyn Ignacio

Convidado

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Fabiana Marcon

Convidado

Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Possui experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental por quase 15 anos. Trabalhou como Aplicadora ABA e também na área da Psicopedagogia. Fez vários cursos referentes À  área do Autismo e ABA, é instrutora PCM (Professional Crisis Management),  trabalha nesta área por aproximadamente 13 anos. Atualmente é diretora da clinica Singulo na cidade de Jaboticabal. 

Expandir

Karina Lumena

Convidado

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), mestre em em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialista em Neurociência Aplicada a Educação. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária. Trabalha com capacitação de professores e com Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática atendendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio e Ensino Superior. Fez Doutorado-Sanduiche na Arden University no Reino Unido investigando sobre Resiliência Matemática. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC).

Expandir

Mariana Maniglia

Convidado

Mestre e doutora em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Miryan Cristina Buzetti

Convidado

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual. 

Expandir

Neiva Caetano

Convidado

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da FFCLRP/USP. Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012). Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2010). Atualmente é professora PEBI na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação, História Social da Infância e História da Educação.

Expandir

Patrícia Borges

Convidado

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), pós graduada em Neuropsicopedagogia (pelo IPECS). Docente no curso de Psicopedagogia no IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II, do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) da Profª Drª Simone A. Capellini. Atuação profissional há 18 anos em consultório particular, na área dos Transtornos de Aprendizagem, Fonoaudióloga Educacional em escola privada na cidade de Ribeirão Preto. Atualmente, realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional, pelo CEFAC de São Paulo.

Expandir

Tawana Orlandi

Convidado

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).

Expandir

Faça sua inscrição