Objetivo do curso
O propósito deste curso é proporcionar ao participante uma oportunidade reflexiva sobre o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita. Durante o programa, serão abordadas as competências fundamentais necessárias nesse processo, as quais serão praticadas por meio de atividades, jogos e experiências aplicáveis tanto em ambiente escolar quanto clínico e familiar. Ao término do curso, espera-se que os participantes tenham adquirido uma compreensão mais aprofundada do processo de aprendizagem da leitura e escrita, capacitando-os a oferecer oportunidades de aprendizado mais eficazes para as crianças.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Compreender de maneira introdutória as principais habilidades para a aprendizagem da leitura e escrita;
☑ Analisar propostas de ensino que atenda adequadamente o desenvolvimento da criança no processo de Alfabetização;
☑ Conhecer estratégias de trabalho que possam ser aplicadas em seu cotidiano.
Carga horária: 12 horas/aula
➞ 08 h/a presencial (1 aula de sábado)
➞ 04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Descomplicando a Alfabetização: processo e vivências
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores, pais e afins.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 160,00 |
2 parcelas | R$ 84,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita: habilidades fundamentais | Nesta aula, exploraremos elementos essenciais para o desenvolvimento da leitura e escrita, embasados nas pesquisas contemporâneas em neurociência e psicologia cognitiva. Abordaremos aspectos cruciais, tais como o princípio alfabético, consciência fonológica, nomeação automática rápida, vocabulário, entre outros, todos reconhecidos como fundamentais para o processo de aprendizagem na área. |
AULA 2 | Práticas de Ensino Baseadas em Evidências Científica | Nesta aula, baseando-se no conteúdo previamente apresentado, os alunos terão a oportunidade de participar ativamente de atividades, jogos e utilizar recursos que podem ser aplicados tanto no contexto escolar quanto clínico e familiar. A proposta é refletir sobre estratégias que promovam a aprendizagem de forma eficaz, respeitando o desenvolvimento individual de cada criança. |
Coordenador (a)
Miryan Cristina Buzetti
Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.