Pós-graduação

Psicopedagogia Clínica e Institucional (Turma Física/Agosto2024)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

O curso tem como princípios formar profissionais que compreendam e favoreçam a aprendizagem de todos, que tenham conhecimentos do processo de ensino-aprendizagem nos seus mais diversos aspectos e contextos, tais como escola, clínica, empresas, hospitais. Com a formação em Psicopedagogia, o aluno irá se tornar um especialista na área da aprendizagem, identificará obstáculos e aspectos facilitadores, no processo de ensino- aprendizagem. Aprenderá ter ações que impliquem nas reflexões das situações, na prevenção, nos possíveis obstáculo e indicará a melhor alternativa para a tomada de decisão do processo de formação pessoal e acadêmica do aprendente, visando a transformação rumo à qualidade de vida e enfrentamento de suas dificuldades. O trabalho do psicopedagogo ganhará destaque, atuando em conjunto com professores, gestores, coordenadores, famílias e outros profissionais da área da Saúde e da Educação.

Clínica Escola:

O curso oferece uma clínica escola exclusiva na unidade do IBFE Ribeirão Preto, onde os alunos têm a oportunidade de realizar atendimentos voltados para avaliação e encaminhamento de crianças. Essa é uma excelente oportunidade para que possam aplicar na prática todo o conteúdo aprendido em sala de aula, incluindo a utilização de diversos testes fundamentais.

Simulação de atendimento:

Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de assistir a simulações de atendimentos realizadas na clínica escola, as quais serão transmitidas ao vivo para a turma em sala de aula. Com a orientação do professor, poderão participar ativamente das avaliações e intervenções. É relevante ressaltar que essa prática exclusiva de simulação de atendimento é oferecida somente pelo IBFE Ribeirão Preto.


Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.


Duração: 18 meses (660 horas)


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC




Turma(s)

Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional - Semanal

  • 28 de agosto de 2024
  • Periodicidade: Semanal - quarta-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30.
  • Carga horária: 660 horas
  • Duração: 18 meses 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 

Para quem se destina esse curso?

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre os problemas de aprendizagem e as possibilidades de intervenção.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho de conclusão de curso será apresentado em um seminário nas duas aulas finais do curso. Além da apresentação oral, deverá ser entregue uma narrativa do trabalho, no máximo de 5 folhas.



Powered by Google Classroom


Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.


Investimento, formas de pagamento e informações gerais

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!


Formas de pagamento e parcelamento:

- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).

- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções.

Escola Parceira

15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

DISCIPLINAS Horas
BASES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA -
BASES NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM -
TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM -
FUNÇÕES EXECUTIVAS E PSICOPEDAGOGIA -
LINGUAGEM -
CONCEITOS MATEMÁTICOS E APRENDIZAGEM -
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA PSICOPEDAGOGIA -
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO -
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL -
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL -
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA -
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 660 HORAS

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Fabíola Dantas

Graduada em  Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia - Faculdades Bandeirantes (2004). Doutora e mestre em  Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar  no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, assim como foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica. Foi coordenadora ao Ensino Superior. É docente há 16 anos  em Instituições de Ensino Superior, em cursos de graduação e Pós - graduação. Atualmente atua na área clínica e na docência do Ensino Superior.

Expandir

Docentes e Convidados

Aline Crociari

Convidado

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutoranda em Educação Escolar (Unesp - FCLar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE (Unesp FCLar). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação e Reabilitação de Surdos. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente ocupa o cargo de Professora Especialista do Currículo, na área da educação especial, na Diretoria Regional de Ensino no município de Araraquara.  Membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF, no município de Araraquara. Membro como Representante da Pesquisa do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP (Unesp - FCLar). Pesquisas, publicações, cursos e palestras na área de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva.

Expandir

Alyne Domene

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022). Atua nas séries iniciais da Educação Básica, Educação Especial, Psicopedagoga Clínica e tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial.

Expandir

Andresa Ferreira

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2006), Aprimoramento em Psicopedagogia Clínica pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (2008); Especialização em Psicopedagogia Institucional: educação e saúde mental pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009); Especialização em Neuropsicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2022); Mestrado (2013) e Doutorado em Educação (2020) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Foi membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Psicopedagogia GEPESP-UNICAMP (2010-2020). Atuou como professora de Ensino Superior nos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML), coordenou o Curso de pós-graduação em Psicopedagogia do CUML; e foi membro do Núcleo de Acessibilidade (NUACE) do CUML (2013-2019). É professora efetiva de Educação Básica na Rede Municipal de Ribeirão Preto. Atualmente trabalha como psicopedagoga clínica e compõe a equipe de formação de professores do Centro Educacional Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto. Tem experiência na área do magistério em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior; na área de formação de professores em nível de graduação, pós-graduação e formação em serviço; na área clínica de psicopedagogia com atendimento de crianças, adolescentes e adultos; e supervisão de profissionais que atuam na educação e na psicopedagogia clínica.

Expandir

Carla Rangel

Convidado

Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universtário Moura Lacerda- CUML - Campus RibeirãoPreto SPPós graduada em Psicopedagogia Educacional e Clínica- Especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Araraquara SP.Pós Graduanda em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T. E. A.  pelo CBI off Maimi. EAD.Aprimoramento  em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP- Grupo de Apoio Pedagógico- Universidade de Sao Paulo - USP RP -Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil -Diálogo contextualizado em TDAH, Disturbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina  - Campos Usp RPEm curso, Avaliação, Diagnóstico e Relatório no Programa de Aprimoramento em  Psicopedagogia da Dra Nadia Bossa.Experiência Profissional no ensino infantil , fundamental ,  técnico profissionalizante e ensino superior como Docente, Coordenadora e Diretora Pedagógica. Atua como Psicopedagoga Clínica há 15 anos e atendimento  Psicopedagógico home care com multi profissionais, Docente na pós graduação em educação e saúde e Consultora Educacional na formação de educadores.

Expandir

Danitiele Calazans

Convidado

Pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Administração Escolar pelo Centro Universitário de Votuporanga (2004); Doutora e Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Educacional pela Faculdade de Conchas S.P.  Autora do livro "Altas Habilidades /Superdotação: A intervenção na precocidade a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas," Fundadora do Instituto Danitiele Calazans-IDC .Atua como Psicopedagoga Clínica , palestrante e professora universitária. Desenvolve formações e capacitações de professores sobre a temática das potencialidades e criatividade do aluno público alvo da Educação Especial em sala de aula na perspectiva das Inteligências Múltiplas.Membro do Comitê Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação- ConBraSD. Membro do Corpo Editorial da Revista do ConBraSD.

Expandir

Evelyn Ignacio

Convidado

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Fabiana Marcon

Convidado

Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Possui experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental por quase 15 anos. Trabalhou como Aplicadora ABA e também na área da Psicopedagogia. Fez vários cursos referentes À  área do Autismo e ABA, é instrutora PCM (Professional Crisis Management),  trabalha nesta área por aproximadamente 13 anos. Atualmente é diretora da clinica Singulo na cidade de Jaboticabal. 

Expandir

Fabíola Dantas

Convidado

Graduada em  Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia - Faculdades Bandeirantes (2004). Doutora e mestre em  Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar  no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, assim como foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica. Foi coordenadora ao Ensino Superior. É docente há 16 anos  em Instituições de Ensino Superior, em cursos de graduação e Pós - graduação. Atualmente atua na área clínica e na docência do Ensino Superior.

Expandir

Karina Lumena

Convidado

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), mestre em em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialista em Neurociência Aplicada a Educação. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária. Trabalha com capacitação de professores e com Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática atendendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio e Ensino Superior. Fez Doutorado-Sanduiche na Arden University no Reino Unido investigando sobre Resiliência Matemática. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC).

Expandir

Luciana Leonetti

Convidado

Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP- RP), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Especialização em Neuropsicologia (UNESC). Além disso, integra o grupo Pain in Child Health (PICH), mantido pela Mayday Foundation e pelo Canadian Institutes of Health Research, na qualidade de membro internacional (alumna member) e o GT-ANPEPP- Psicologia da saúde da criança e do adolescente. Foi professora adjunto-IV do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD) e coordenadora de área de Psicologia do PIBID/ UFGD. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde. Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, com ênfase na área de tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil; parentalidade; educação e psicologia jurídica. Foi docente das Faculdades Metropolitanas (Ribeirão Preto). Atualmente, é psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo- Comarca de Ipuã/SP e psicóloga clínica na Clínica PsicoEducar, além de docente da FACESB e FACISA (Unaí/MG).

Expandir

Mariana Maniglia

Convidado

Mestre e doutora em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Miryan Cristina Buzetti

Convidado

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual. 

Expandir

Patrícia Borges

Convidado

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), pós graduada em Neuropsicopedagogia (pelo IPECS). Docente no curso de Psicopedagogia no IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II, do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) da Profª Drª Simone A. Capellini. Atuação profissional há 18 anos em consultório particular, na área dos Transtornos de Aprendizagem, Fonoaudióloga Educacional em escola privada na cidade de Ribeirão Preto. Atualmente, realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional, pelo CEFAC de São Paulo.

Expandir

Sofia Muniz

Convidado

Possui graduação em PSICOLOGIA pelo Centro Universitário de Franca (2009) e Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). Professora concursada pela Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), alem de ser professora na Faculdade Francisco Maeda FAFRAM e professora dos cursos de Pós Graduação SENAC. Atualmente foi aceita para ingressar como aluna de Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Expandir

Vivian Bérgamo

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2008) e Especialização em Psicopedagogia Clinica (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP). Atuou como pedagoga da classe hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto-USP e atualmente é psicopedagoga clínica e professora em curso de Pós Graduação.Tem Mestrado pela faculdade de Filosofia da USP, na área de Psicologia do Desenvolvimento  e Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos educativos, família, inclusão social,surdez, atendimentos psicopedagógicos,dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem .

Expandir

Eventos

Matrícula antecipada - 30% de desconto

Matrícula AntecipadaAproveite o mês de Maio de 2024 com desconto no valor total do curso, conforme agenda e regras abaixo:01/05/2024 a 31/05/2024 - 30% DE DESCONTO  | Contrato assinado até o dia 31/05/2024.Confira os cursos participantes desta ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição