Master

Aplicador ABA (Junho/2024)

Valor total à vista:

R$ 640,00

Gostou do curso?


Objetivo do curso

Intervenção em Análise do Comportamento Aplicada (em inglês ABA)

A ABA é uma ciência que, dentre outras contribuições, produz formas eficientes de ensino. Em mais de 100 anos, desde o seu surgimento, a análise do comportamento produziu procedimentos de ensino, materiais e formas de analisar como os comportamentos são aprendidos. Resultados sólidos de pesquisa comprovam sua eficácia para o ensino de linguagem, de habilidades sociais, acadêmicas, redução de problemas de comportamento, dentre outros. Essas tecnologias instrumentalizam o analista do comportamento a desenvolver programas de ensino individualizados.

A formação do aplicador em ABA está voltada para a implementação de programas de ensino, este já elaborado pelo Analista do Comportamento.

O objetivo do curso é apresentar aspectos teóricos e práticos para que o aplicador seja capaz de implementar um programa de ensino sob a orientação de um Analista do Comportamento.

Durante o curso, haverá aulas práticas para que os participantes realizem vivencias e atuem de maneira adequada.

Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ Princípios Básicos da ABA;

☑ Critérios Diagnósticos para TEA (Transtorno do Espectro do Autismo);

☑ Descrever o comportamento e o ambiente em termos observáveis e mensuráveis;

☑ Comportamento Verbal;

☑ Motivação e Operações Motivadoras;

☑ Ensino Por Tentativas Discretas (DTT) e Ensino em Ambiente Natural;

☑ Colaborar na avaliação de preferência;

☑ Interpretar um programa de ensino;

☑ Inserir e atualizar dados;

☑ Análise de Tarefa e Modelagem;

☑ Ajudas e Esvanecimento de Ajudas;

☑ Correção de Erro;

☑ Economia de fichas;

☑ Generalização e Manutenção;

☑ Assentimento & ABA;

☑ Questões éticas referente à intervenção ABA.


O que faz um aplicadoR ABA?

De acordo com ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental), o aplicador "é responsável pela aplicação dos procedimentos elaborados pelo Supervisor". Uma de suas funções, sob a orientação do Analista do Comportamento:

☑ Implementar programas de ensino individualizados;

☑ Coletar dados;

☑ Preencher planilhas de dados;

☑ Implementar procedimentos para prevenção e redução de problemas de comportamento.

As funções acima devem ser orientadas e supervisionadas por um profissional qualificado e com formação em Análise do Comportamento, conforme as normas da ABPMC.

https://abpmc.org.br/wp-content/uploads/2021/11/1556901447d2fb7c4f8e55.pdf 


Carga horária: 48 horas/aula

 32 h/a presencial (8 aulas)

 16 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.


Turma(s)

Master em Aplicador ABA

  • 08 de junho de 2024
  • Periodicidade: 4 sábados consecutivos
  • Horário: 08h30 às 16h30.
  • Carga horária: 48 horas
  • Duração: 01 mês 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 

Para quem este curso é destinado?

Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores, pais e afins.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




Investimento, formas de pagamento e informações gerais


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 640,00

2 parcelas

R$ 330,00

3 parcelas

R$ 220,00

Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola parceira

15% de desconto no valor total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. 

Aluno e ex-aluno IBFE

10% de desconto no valor total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.

Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA


AULA

MÓDULO

DESCRIÇÃO

AULA 1

PRINCÍPIOS DA ABA E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA TEA


Nessa aula serão apresentados os princípios e conceitos básicos da ABA, como também os critérios diagnósticos para TEA de acordo com o DSM-5-TR.

AULA 2

DESCRIÇÃO DE UM COMPORTAMENTO E ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS (DTT) E ENSINO EM AMBIENTE NATURAL

Nessa aula será apresentado como descrever e operacionalizar um comportamento. E quais são as especificidades do DTT e ensino em ambiente natural

AULA 3

COMPORTAMENTO VERBAL

Nessa aula será abordado o que é comportamento verbal e suas categorias descritas por Skinner.

AULA 4

INTERPRETAR UM PROGRAMA DE ENSINO, CORREÇÃO DE ERRO E NÍVEIS DE AJUDA

Nessa aula será apresentado como é um programa de ensino, como corrigir os erros e quais os níveis de ajuda.

AULA 5

COLETAR, REGISTRAR E ATUALIZAR DADOS

Nessa aula será descrita como poderá ser feita uma coleta de dados, seus registros e atualizações, ou seja, quais instrumentos ou recursos poderão ser utilizados.

AULA 6

GENERALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO

Nessa aula os conceitos de generalização e manutenção, suas importâncias e como eles podem programados.

AULA 7

ASSENTIMENTO E ABA CONTEMPORÂNEO

Nessa aula será abordado o conceito de assentimento e a relação com a ABA.

AULA 8

QUESTÕES ÉTICAS REFERENTES À ABA

Nessa aula será alguns pontos do código de ética da ABA, referenciado por documentos americanos.


Coordenador (a)

Fabiana Marcon

Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Possui experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental por quase 15 anos. Trabalhou como Aplicadora ABA e também na área da Psicopedagogia. Fez vários cursos referentes À  área do Autismo e ABA, é instrutora PCM (Professional Crisis Management),  trabalha nesta área por aproximadamente 13 anos. Atualmente é diretora da clinica Singulo na cidade de Jaboticabal. 

Expandir