Objetivo do curso
Intervenção em Análise do Comportamento Aplicada (em inglês ABA)
A ABA é uma ciência que, dentre outras contribuições, produz formas eficientes de ensino. Em mais de 100 anos, desde o seu surgimento, a análise do comportamento produziu procedimentos de ensino, materiais e formas de analisar como os comportamentos são aprendidos. Resultados sólidos de pesquisa comprovam sua eficácia para o ensino de linguagem, de habilidades sociais, acadêmicas, redução de problemas de comportamento, dentre outros. Essas tecnologias instrumentalizam o analista do comportamento a desenvolver programas de ensino individualizados.
A formação do aplicador em ABA está voltada para a implementação de programas de ensino, este já elaborado pelo Analista do Comportamento.
O objetivo do curso é apresentar aspectos teóricos e práticos para que o aplicador seja capaz de implementar um programa de ensino sob a orientação de um Analista do Comportamento.
Durante o curso, haverá aulas práticas para que os participantes realizem vivencias e atuem de maneira adequada.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Princípios Básicos da ABA;
☑ Critérios Diagnósticos para TEA (Transtorno do Espectro do Autismo);
☑ Descrever o comportamento e o ambiente em termos observáveis e mensuráveis;
☑ Comportamento Verbal;
☑ Motivação e Operações Motivadoras;
☑ Ensino Por Tentativas Discretas (DTT) e Ensino em Ambiente Natural;
☑ Colaborar na avaliação de preferência;
☑ Interpretar um programa de ensino;
☑ Inserir e atualizar dados;
☑ Análise de Tarefa e Modelagem;
☑ Ajudas e Esvanecimento de Ajudas;
☑ Correção de Erro;
☑ Economia de fichas;
☑ Generalização e Manutenção;
☑ Assentimento & ABA;
☑ Questões éticas referente à intervenção ABA.
O que faz um aplicadoR ABA?
De acordo com ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental), o aplicador "é responsável pela aplicação dos procedimentos elaborados pelo Supervisor". Uma de suas funções, sob a orientação do Analista do Comportamento:
☑ Implementar programas de ensino individualizados;
☑ Coletar dados;
☑ Preencher planilhas de dados;
☑ Implementar procedimentos para prevenção e redução de problemas de comportamento.
As funções acima devem ser orientadas e supervisionadas por um profissional qualificado e com formação em Análise do Comportamento, conforme as normas da ABPMC.
https://abpmc.org.br/wp-content/uploads/2021/11/1556901447d2fb7c4f8e55.pdf
Carga horária: 48 horas/aula
➞ 32 h/a presencial (8 aulas)
➞ 16 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Aplicador ABA
- 05 de outubro de 2024
- Periodicidade: 04 sábados
- Horário: 08h30 às 16h30.
- Carga horária: 48 horas
- Duração: 1 mês
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores, pais e afins.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 640,00 |
2 parcelas | R$ 330,00 |
3 parcelas | R$ 220,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | PRINCÍPIOS DA ABA E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA TEA | Nessa aula serão apresentados os princípios e conceitos básicos da ABA, como também os critérios diagnósticos para TEA de acordo com o DSM-5-TR. |
AULA 2 | DESCRIÇÃO DE UM COMPORTAMENTO E ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS (DTT) E ENSINO EM AMBIENTE NATURAL | Nessa aula será apresentado como descrever e operacionalizar um comportamento. E quais são as especificidades do DTT e ensino em ambiente natural |
AULA 3 | COMPORTAMENTO VERBAL | Nessa aula será abordado o que é comportamento verbal e suas categorias descritas por Skinner. |
AULA 4 | INTERPRETAR UM PROGRAMA DE ENSINO, CORREÇÃO DE ERRO E NÍVEIS DE AJUDA | Nessa aula será apresentado como é um programa de ensino, como corrigir os erros e quais os níveis de ajuda. |
AULA 5 | COLETAR, REGISTRAR E ATUALIZAR DADOS | Nessa aula será descrita como poderá ser feita uma coleta de dados, seus registros e atualizações, ou seja, quais instrumentos ou recursos poderão ser utilizados. |
AULA 6 | GENERALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO | Nessa aula os conceitos de generalização e manutenção, suas importâncias e como eles podem programados. |
AULA 7 | ASSENTIMENTO E ABA CONTEMPORÂNEO | Nessa aula será abordado o conceito de assentimento e a relação com a ABA. |
AULA 8 | QUESTÕES ÉTICAS REFERENTES À ABA | Nessa aula será alguns pontos do código de ética da ABA, referenciado por documentos americanos. |
Coordenador (a)
Fabiana Marcon (RP)
Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), acumula quase 15 anos de experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com atuação também como Aplicadora ABA e na área da Psicopedagogia, possui formação extensiva em cursos relacionados ao Autismo e ABA, além de ser instrutora PCM (Professional Crisis Management), onde tem dedicado aproximadamente 13 anos de sua carreira. Atualmente, é diretora da clínica Singulo em Jaboticabal, onde continua a expandir seu compromisso com o desenvolvimento educacional e comportamental de seus clientes.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!