Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção do bebê, sua gestação, até os seis anos de idade .
Para esta faixa etária há saberes e especificidades exclusivos à infância e ao desenvolvimento infantil.
É nesse período que a criança aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser, além de desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.
Um olhar para a criança, sujeito de direto, que possui necessidades específicas ligadas ao seu desenvolvimento nos mais diversos aspectos, como o físico, psicológico, psicomotor, social, intelectual, ou seja, seu desenvolvimento pleno.
Compreendendo o universo infantil como estrutura para uma vida futura mais saudável, apresentamos uma proposta diferenciada na especialização em Ed. Infantil tendo como objetivo de o curso formar não só educadores, mas profissionais que atuam com crianças e que precisam estar conscientes da tarefa de educar, compreendida como:
- Considerar a criança como sujeito histórico, social e cultural, sujeito de direitos, protagonista na construção do seu saber dentro do universo infantil;
- Vê-lo como protagonista e com isso apresentar propostas coerentes e motivadoras para o desenvolvimento plano;
- Instrumentalizar e qualificar o profissional para atuar na Educação Infantil, ofertando subsídios teóricos e metodológicos para a efetivação da práxis educacional;
- Conhecer e considerar as políticas públicas educacionais e a legislação da Educação infantil no Brasil com base na BNCC;
- Promover reflexões sobre os fundamentos histórico, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos envolvidos no contexto da Educação Infantil;
- Conhecer acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na Educação infantil;
- Qualificar profissionais para a atuação na gestão e docência na Educação Infantil;
- Entender a relação do cuidar, educar e brincar de forma a valorizar a importância da educação infantil e do profissional que atua nesta área;
- Qualificar e instrumentalizar o profissional para atuar no Berçário, desde a gestão até à docência.
Para conferir o descritivo completo do curso, faça o (download) da apresentação.
Duração: 13 meses (372 horas)
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
Turma(s)
Pós-graduação Educação Infantil
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem se destina esse curso?
Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Educação Infantil, que desejam tornar sua prática educacional um diferencial no mercado de trabalho, profissionais que atuam com crianças nesta faixa etária, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas, gestores e coordenadores de escola na atuação com as crianças de 0 a 6 anos.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Powered by Google Classroom
Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
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Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20.
- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
Módulo | Horas |
---|---|
PERCURSOS HISTÓRICOS E LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO | - |
NEURODESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA | - |
CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DOS EIXOS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES | - |
DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA | - |
GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO EM CONTEXTO | - |
CLASSIFICAÇÃO E ASPECTOS LEGAIS DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO | - |
TEORIAS DA PSICOLOGIA SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL | - |
PEDAGOGIA DE PROJETOS E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO | - |
PRODUÇÃO E RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 372 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Tawana Orlandi (RP)
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Com mais de dez anos de experiência, atua como professora na rede municipal de Ribeirão Preto e como formadora de professores e gestores na área da Educação Infantil.
Além de sua atuação na educação básica, é professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto). Seus interesses de pesquisa incluem temas relacionados à educação, com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras e políticas educacionais.
ExpandirDocentes e Convidados
Alessandra Rezende (RP)
Convidado
Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), está atualmente cursando mestrado em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento na mesma instituição. Contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI) durante seu período no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Economia Social (LEPES-USP).Atualmente, é pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP) e foi uma das fundadoras da Liga de Terapia Cognitivo-Comportamental da USP-RP (LiTCC-USP). Sua pesquisa e prática estão centradas na compreensão e intervenção nos processos cognitivos e comportamentais, com ênfase em saúde e desenvolvimento.
ExpandirAline Crociari (RP)
Convidado
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, possui mestrado em Educação Escolar e está atualmente doutoranda no mesmo programa na Unesp - FCLar. É membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE na Unesp FCLar. Além disso, tem especializações em Psicopedagogia Institucional e Educação e Reabilitação de Surdos.Com uma sólida trajetória na educação, ela acumula experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente, desempenha o cargo de Professora Especialista do Currículo na área da educação especial na Diretoria Regional de Ensino de Araraquara. É também membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF de Araraquara, e representa a pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP na Unesp - FCLar.Tem se destacado por suas pesquisas, publicações, cursos e palestras nas áreas de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e práticas educacionais inclusivas.
ExpandirCarla Rangel (RP)
Convidado
Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, campus Ribeirão Preto/SP, é especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara/SP, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Atualmente, está em curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T.E.A. pelo CBI off Miami, na modalidade EAD.Possui aprimoramento em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP - Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade de São Paulo - USP-RP, e formação em Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Também realizou o curso Diálogo contextualizado em TDAH, Distúrbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.Com vasta experiência profissional, atuou como docente em diversos níveis de ensino (infantil, fundamental, técnico-profissionalizante e superior), além de ter desempenhado funções de coordenadora e diretora pedagógica. Há 15 anos, dedica-se à Psicopedagogia Clínica e ao atendimento Psicopedagógico home care, trabalhando em equipe multidisciplinar. É docente na pós-graduação em educação e saúde, além de consultora educacional na formação de educadores.
ExpandirFabíola Dantas (RP)
Convidado
Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.
ExpandirKarina Lumena (RP)
Convidado
Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), com mestrado em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialização em Neurociência Aplicada à Educação. É coordenadora do curso de Neurociência Aplicada à Educação na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também atua como docente.Com mais de dez anos de experiência como docente universitária, dedica-se à capacitação de professores e ao Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática, atendendo estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Realizou Doutorado-Sanduíche na Arden University, no Reino Unido, com foco em Resiliência Matemática, e atualmente é Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área de Psicologia da Educação Matemática.Como membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC), contribui ativamente para a pesquisa e desenvolvimento de práticas educacionais baseadas em evidências científicas, promovendo o avanço do conhecimento na área.
ExpandirLuciana Leonetti (RP)
Convidado
Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Especialização em Neuropsicologia pela UNESC. É membro internacional (alumna member) do grupo Pain in Child Health (PICH), apoiado pela Mayday Foundation e pelos Canadian Institutes of Health Research, e participa do GT-ANPEPP Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente.Anteriormente, ocupou o cargo de professora adjunto-IV no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), foi tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD) e coordenadora de área de Psicologia do PIBID/UFGD. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde, com expertise em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, focando em tratamento e prevenção psicológica, com ênfase em saúde materno-infantil, parentalidade, educação e psicologia jurídica.Atualmente, atua como psicóloga no Tribunal de Justiça de São Paulo, na Comarca de Ipuã/SP, e como psicóloga clínica na Clínica PsicoEducar. Também é docente das Faculdades Metropolitanas (Ribeirão Preto), FACESB e FACISA (Unaí/MG), contribuindo significativamente para o ensino e a prática da Psicologia em diversas instituições.
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Mestre e doutora em Psicobiologia pela USP-RP, com graduações em Serviço Social pela UNESP e Psicologia pela Unifran, além de especialização em Neuropsicologia pela USP-SP. Possui vasta experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica, destacando-se também por sua atuação em políticas de saúde pública.Com uma carreira acadêmica consolidada, ela acumula experiência significativa como docente no ensino superior, contribuindo para a formação de novos profissionais na área da Psicologia e Neuropsicologia.
ExpandirMariê de Oliveira (RP)
Convidado
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade de São Paulo (USP), possui título de Mestre pelo mesmo programa em Psicobiologia. Graduou-se e obteve licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e está em processo de especialização em Neuropsicologia.Sua trajetória acadêmica e profissional é focada no estudo avançado dos processos psicológicos e biológicos que influenciam o comportamento humano, especialmente na interface entre psicologia e biologia.
ExpandirMiryan Buzetti (RP)
Convidado
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
ExpandirNeiva Caetano (RP)
Convidado
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP/USP, é mestre em Ciências pelo mesmo programa na Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012) e é graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pelo mesmo centro universitário (2010).Atualmente, exerce o cargo de professora PEBI na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, combinando prática educacional com sua pesquisa acadêmica. Seus principais interesses de estudo incluem Filosofia da Educação, História Social da Infância e História da Educação, áreas nas quais tem contribuído com seu conhecimento e experiência.
ExpandirSofia Muniz (RP)
Convidado
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca (2009), Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). É professora concursada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), além de lecionar na Faculdade Francisco Maeda - FAFRAM e nos cursos de Pós-Graduação do SENAC.Atualmente, foi aceita para ingressar como aluna de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ampliando sua trajetória acadêmica e de pesquisa na área educacional.
ExpandirTawana Orlandi (RP)
Convidado
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Com mais de dez anos de experiência, atua como professora na rede municipal de Ribeirão Preto e como formadora de professores e gestores na área da Educação Infantil.Além de sua atuação na educação básica, é professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto). Seus interesses de pesquisa incluem temas relacionados à educação, com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras e políticas educacionais.
ExpandirVivian Bérgamo (RP)
Convidado
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2008) e Especialização em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Com Mestrado pela Faculdade de Filosofia da USP, na área de Psicologia do Desenvolvimento e Saúde.Iniciou sua carreira como pedagoga da classe hospitalar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - USP e atualmente se dedica à psicopedagogia clínica e ao ensino na pós-graduação. Seus principais interesses de pesquisa e atuação incluem processos educativos, família, inclusão social, surdez, atendimentos psicopedagógicos, dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem.
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