Pós-graduação

Educação Infantil (Turma Física)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção do bebê, sua gestação, até os seis anos de idade .

Para esta faixa etária há saberes e especificidades exclusivos à infância e ao desenvolvimento infantil.

É nesse período que a criança aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser, além de desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.

Um olhar para a criança, sujeito de direto, que possui necessidades específicas ligadas ao seu desenvolvimento nos mais diversos aspectos, como o físico, psicológico, psicomotor, social, intelectual, ou seja, seu desenvolvimento pleno.

Compreendendo o universo infantil como estrutura para uma vida futura mais saudável, apresentamos uma proposta diferenciada na especialização em Ed. Infantil tendo como objetivo de o curso formar não só educadores, mas profissionais que atuam com crianças e que precisam estar conscientes da tarefa de educar, compreendida como:

  • Considerar a criança como sujeito histórico, social e cultural, sujeito de direitos, protagonista na construção do seu saber dentro do universo infantil;
  • Vê-lo como protagonista e com isso apresentar propostas coerentes e motivadoras para o desenvolvimento plano;
  • Instrumentalizar e qualificar o profissional para atuar na Educação Infantil, ofertando subsídios teóricos e metodológicos para a efetivação da práxis educacional;
  • Conhecer e considerar as políticas públicas educacionais e a legislação da Educação infantil no Brasil com base na BNCC;
  • Promover reflexões sobre os fundamentos histórico, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos envolvidos no contexto da Educação Infantil;
  • Conhecer acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na Educação infantil;
  • Qualificar profissionais para a atuação na gestão e docência na Educação Infantil;
  • Entender a relação do cuidar, educar e brincar de forma a valorizar a importância da educação infantil e do profissional que atua nesta área;
  • Qualificar e instrumentalizar o profissional para atuar no Berçário, desde a gestão até à docência. 


Para conferir o descritivo completo do curso, faça o (download) da apresentação.


Duração: 13 meses (372 horas)


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC




Turma(s)

Pós-graduação Educação Infantil

No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Educação Infantil, que desejam tornar sua prática educacional um diferencial no mercado de trabalho, profissionais que atuam com crianças nesta faixa etária, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas, gestores e coordenadores de escola na atuação com as crianças de 0 a 6 anos. 

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




Powered by Google Classroom

Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.

Investimento, formas de pagamento e informações gerais

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!

Formas de pagamento e parcelamento:

- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20.

- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL 

REGRAS

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções.

Escola Parceira

15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

Módulo Horas
PERCURSOS HISTÓRICOS E LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO INFANTIL -
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO -
NEURODESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA -
CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DOS EIXOS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES -
DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA -
GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO EM CONTEXTO -
CLASSIFICAÇÃO E ASPECTOS LEGAIS DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO -
TEORIAS DA PSICOLOGIA SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL -
PEDAGOGIA DE PROJETOS E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL -
PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO -
PRODUÇÃO E RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
CARGA HORÁRIA TOTAL 372 HORAS

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).

Expandir

Docentes e Convidados

Alessandra Luiza de Rezende

Convidado

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), mestranda em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento, pela mesma faculdade. Colaborou no desenvolvimento do Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI), no tempo em que contribuiu para o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Economia Social (LEPES-USP). Atualmente, é pesquisadora integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP), e foi uma das fundadoras da Liga de Terapias Cognitivo-Comportamentais da USP-RP (LiTCC-USP).

Expandir

Aline Crociari

Convidado

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutoranda em Educação Escolar (Unesp - FCLar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE (Unesp FCLar). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação e Reabilitação de Surdos. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente ocupa o cargo de Professora Especialista do Currículo, na área da educação especial, na Diretoria Regional de Ensino no município de Araraquara.  Membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF, no município de Araraquara. Membro como Representante da Pesquisa do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP (Unesp - FCLar). Pesquisas, publicações, cursos e palestras na área de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva.

Expandir

Aline de Novaes Conceição

Convidado

Doutoranda e mestra em Educação; Especialista em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva e pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho". Psicopedagoga Institucional e Clínica pela Faculdade Iguaçu, Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-Graduação (Indep). Professora há oito anos, atualmente atua na Educação Infantil e em cursos de Pós-Graduação.

Carla Rangel

Convidado

Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universtário Moura Lacerda- CUML - Campus RibeirãoPreto SPPós graduada em Psicopedagogia Educacional e Clínica- Especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Araraquara SP.Pós Graduanda em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T. E. A.  pelo CBI off Maimi. EAD.Aprimoramento  em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP- Grupo de Apoio Pedagógico- Universidade de Sao Paulo - USP RP -Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil -Diálogo contextualizado em TDAH, Disturbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina  - Campos Usp RPEm curso, Avaliação, Diagnóstico e Relatório no Programa de Aprimoramento em  Psicopedagogia da Dra Nadia Bossa.Experiência Profissional no ensino infantil , fundamental ,  técnico profissionalizante e ensino superior como Docente, Coordenadora e Diretora Pedagógica. Atua como Psicopedagoga Clínica há 15 anos e atendimento  Psicopedagógico home care com multi profissionais, Docente na pós graduação em educação e saúde e Consultora Educacional na formação de educadores.

Expandir

Evelyn Ignacio

Convidado

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Fabíola Dantas

Convidado

Graduada em  Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia - Faculdades Bandeirantes (2004). Doutora e mestre em  Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar  no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, assim como foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica. Foi coordenadora ao Ensino Superior. É docente há 16 anos  em Instituições de Ensino Superior, em cursos de graduação e Pós - graduação. Atualmente atua na área clínica e na docência do Ensino Superior.

Expandir

Karina Lumena

Convidado

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), mestre em em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialista em Neurociência Aplicada a Educação. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária. Trabalha com capacitação de professores e com Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática atendendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio e Ensino Superior. Fez Doutorado-Sanduiche na Arden University no Reino Unido investigando sobre Resiliência Matemática. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC).

Expandir

Luciana Leonetti

Convidado

Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP- RP), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Especialização em Neuropsicologia (UNESC). Além disso, integra o grupo Pain in Child Health (PICH), mantido pela Mayday Foundation e pelo Canadian Institutes of Health Research, na qualidade de membro internacional (alumna member) e o GT-ANPEPP- Psicologia da saúde da criança e do adolescente. Foi professora adjunto-IV do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD) e coordenadora de área de Psicologia do PIBID/ UFGD. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde. Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, com ênfase na área de tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil; parentalidade; educação e psicologia jurídica. Foi docente das Faculdades Metropolitanas (Ribeirão Preto). Atualmente, é psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo- Comarca de Ipuã/SP e psicóloga clínica na Clínica PsicoEducar, além de docente da FACESB e FACISA (Unaí/MG).

Expandir

Mariana Maniglia

Convidado

Mestre e doutora em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Mariê Moreira de Oliveira

Convidado

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade do Estado de São Paulo (USP). Mestre pelo mesmo programa em psicobiologia da FFCLRP-USP. Com Graduação e licenciatura em psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e Pós-Graduanda em Neuropsicologia.

Miryan Cristina Buzetti

Convidado

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual. 

Expandir

Neiva Caetano

Convidado

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da FFCLRP/USP. Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012). Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2010). Atualmente é professora PEBI na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação, História Social da Infância e História da Educação.

Expandir

Sofia Muniz

Convidado

Possui graduação em PSICOLOGIA pelo Centro Universitário de Franca (2009) e Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). Professora concursada pela Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), alem de ser professora na Faculdade Francisco Maeda FAFRAM e professora dos cursos de Pós Graduação SENAC. Atualmente foi aceita para ingressar como aluna de Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Expandir

Tawana Orlandi

Convidado

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).

Expandir

Vivian Bérgamo

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2008) e Especialização em Psicopedagogia Clinica (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP). Atuou como pedagoga da classe hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto-USP e atualmente é psicopedagoga clínica e professora em curso de Pós Graduação.Tem Mestrado pela faculdade de Filosofia da USP, na área de Psicologia do Desenvolvimento  e Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos educativos, família, inclusão social,surdez, atendimentos psicopedagógicos,dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem .

Expandir

Faça sua inscrição