Master

Reinterpretando o Autismo: o espectro e suas especificidades

Valor total à vista:

R$ 210,00

Gostou do curso?


Objetivo do curso

A escola atual apresenta como uma de suas características, turmas de grande heterogeneidade com alunos de diferentes contextos sociais, características e capacidades.

Tal realidade coloca ao docente a necessidade de se instrumentalizar para que possa atender com qualidade seus alunos, conhecendo estratégias que o auxiliem nas atividades pedagógicas e seja um facilitador a conduzir a aprendizagem dos alunos considerados elegíveis aos serviços da educação especial.

Do ponto de vista da legalidade temos um amplo amparo das leis que dispõem sobre a educação especial em sua perspectiva inclusiva e, neste cenário o perfil do professor se desenha diariamente, na busca de novas estratégias e reflexões que o levem a superar os desafios de atuar em um contexto educacional inclusivo.

Vários são os teóricos que defendem, estudam, pesquisam e pontuam em suas obras a necessidade de uma escola comum inclusiva, com práticas que considerem as especificidades dos alunos elegíveis aos serviços da educação especial, pontuando em suas obras o amparo legal e a necessidade da inclusão, trazendo reflexões que perpassam desde o passado modelo de integração até os dias atuais, no qual é desenhado e proposto nos discursos, nas leis e nas ações individuais e coletivas o atual modelo educacional inclusivo.

Neste sentido, [...] trata-se de uma educação que garante o direito à diferença [..]" (ROPOLI, et.al. 2010, p. 8), respeitando as especificidades de todos os alunos e considerando as potencialidades e neste cenário o professor encontra-se diante dos desafios de reconstruir sua prática, agregando em sua bagagem de formação conceitos até então outrora desconhecidos.

Diante do exposto, o curso tem como objetivo estudar o transtorno do espectro autista, considerando as características, os níveis e as especificidades, buscando instrumentalizar profissionais que possam atuar com qualidade, conhecendo estratégias que os auxiliem na elaboração de atividades pedagógicas e seja um facilitador a conduzir a aprendizagem dos alunos que de acordo com as políticas públicas educacionais, são considerados elegíveis aos serviços da educação especial.


Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:


☑ Refletir sobre o conceito de Capacitismo;

☑ Identificar os símbolos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando compreender sua utilidade e seu significado dentro dos recursos da comunidade;

☑ Conhecer a definição, os níveis e as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA);

☑ Conhecer a definição de dupla excepcionalidade;

☑ Compreender a utilidade e a importância da ministração de medicamentos;

☑ Saber o que são comorbidades e como isso se manifesta nas pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA);

☑ Entender a função e a importância das terapias multidisciplinares;

☑ Elaborar recursos e estratégias para atuar em sala de aula e na clínica.


Carga horária: 18 horas/aula

➞ 12 h/a presencial (2 encontros presenciais)

➞ 06 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)

Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.

Turma(s)

Master em Reinterpretando o Autismo: o espectro e suas especificidades

No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.

Para quem este curso é destinado?

Professores, educadores, pais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



Investimento, formas de pagamento e informações gerais


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 210,00 (sem juros)

2 parcelas

R$ 111,50

3 parcelas

R$ 74,65

Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola parceira

15% de desconto no valor total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. 

Aluno e ex-aluno IBFE 

10% de desconto no valor total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.

Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA

AULA

MÓDULO 

DESCRIÇÃO

AULA 1

Uma breve reflexão sobre o Capacitismo e sua relação com o Transtorno do Espectro Autista, considerando seus níveis e características.

Nesta aula você irá refletir sobre o conceito de Capacitismo e conhecer a definição, níveis e características do TEA. O objetivo é ampliar a concepção sobre o TEA, considerando as potencialidades desses alunos. 

AULA 2

O transtorno do espectro autista e suas especificidades: medicação, comorbidades, dupla excepcionalidade e intervenções

Nesta aula você irá conhecer e realizar uma breve reflexão sobre as especificidades que perpassam o diagnóstico do TEA. O objetivo desta aula é conhecer para poder intervir positivamente, possibilitando que esses alunos tenham não somente o acesso e a permanência, mas também a participação e a aprendizagem, tal como se encontra disposto na Lei Brasileira de Inclusão - Estatuto da Pessoa Com Deficiência - Lei nº 13.146/2015.


Coordenador (a)

Aline Crociari

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutoranda em Educação Escolar (Unesp - FCLar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE (Unesp FCLar). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação e Reabilitação de Surdos. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente ocupa o cargo de Professora Especialista do Currículo, na área da educação especial, na Diretoria Regional de Ensino no município de Araraquara.  Membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF, no município de Araraquara. Membro como Representante da Pesquisa do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP (Unesp - FCLar). Pesquisas, publicações, cursos e palestras na área de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva.

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