Master

Gestão Escolar na Educação Infantil: e a formação em contexto

Valor total à vista:

R$ 300,00

Gostou do curso?


Objetivo

A gestão escolar na educação infantil é um aspecto fundamental para garantir a qualidade do processo educativo e o desenvolvimento integral das crianças. A gestão escolar deve estar articulada com a formação em contexto, que visa promover a reflexão crítica e a construção coletiva de saberes e práticas pedagógicas, considerando as especificidades e as demandas de cada realidade. A gestão democrática e participativa, por sua vez, envolve a valorização e o protagonismo de todos os sujeitos que compõem a comunidade escolar, como educadores, famílias, estudantes e gestores. Nesse sentido, a gestão escolar na educação infantil deve favorecer o sentimento de pertencimento e a corresponsabilização de todos os envolvidos na educação das crianças, diante dos novos desafios impostos pela sociedade contemporânea. Assim, a gestão escolar na educação infantil contribui para a formação de cidadãos críticos, criativos e comprometidos com o bem comum.


Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ Compreender os princípios e as diretrizes da gestão escolar da educação infantil, considerando os aspectos políticos, pedagógicos, administrativos, financeiros e legais.

☑ Analisar as práticas de gestão escolar da educação infantil, identificando os desafios, as potencialidades e as necessidades de formação dos profissionais envolvidos.

☑ Desenvolver competências para planejar, implementar, acompanhar e avaliar projetos de gestão escolar da educação infantil, articulando a formação em contexto com as demandas e as especificidades da etapa educacional.

☑ Promover a reflexão crítica sobre o papel do gestor escolar da educação infantil como articulador, mediador e facilitador dos processos educativos, valorizando a participação, o diálogo e a colaboração entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar.


Carga horária: 24 horas/aula

 16 h/a presencial (4 encontros presenciais)

08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.

Turma(s)

Master em Gestão Escolar na Educação Infantil: e a formação em contexto

No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.


Público alvo

Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores e afins.

Estratégias e Métodos

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



Investimento e Formas de Pagamento


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 300,00

2 parcelas

R$ 157,50

3 parcelas

R$ 105,00


Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão. O pagamento em 2 ou 3 parcelas contem juros.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola
parceira 

15% de desconto no valor
total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com
amigo

10% de desconto no valor
total do curso 

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto.

Aluno e ex-aluno IBFE 

10% de desconto no valor
total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.


Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA


AULA 

MÓDULO

DESCRIÇÃO

AULA 1

Bases teóricas da Gestão Escolar

Compreender os princípios e as diretrizes da gestão escolar da educação infantil por meio do estudo acerca das competências e habilidades do diretor de escola na Educação infantil conhecendo os diversos contextos em que o mesmo atua.

AULA 2

Gestão participativa e democrática

Analisar as práticas de gestão escolar da educação infantil, identificando os desafios, as potencialidades e as necessidades de formação dos profissionais envolvidos por meio do estudo de iniciativas que tem como objetivo promover a gestão participativa e democrática com foco no sentimento de pertencimento e corresponsabilização.

AULA 3

Qualidade na Educação Infantil

Promover a reflexão crítica sobre o papel do gestor escolar da educação infantil como articulador, mediador e facilitador dos processos educativos, valorizando a participação, o diálogo e a colaboração entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar por meio do estudo acerca da qualidade na educação infantil com base nos insumos e processos presentes nas instituições.

AULA 4

Formação em contexto

Desenvolver competências para planejar, implementar, acompanhar e avaliar projetos de gestão escolar da educação infantil, articulando a formação em contexto com as demandas e as especificidades da etapa educacional por meio do estudo acerca da formação em contexto e sua efetividade na mudança de práticas.



Coordenador (a)

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).

Expandir