Master

Gestão Escolar na Educação Infantil: e a formação em contexto (Turma Física/Fevereiro 2024)

Valor total à vista:

R$ 300,00

Gostou do curso?



Objetivo

A gestão escolar na educação infantil é um aspecto fundamental para garantir a qualidade do processo educativo e o desenvolvimento integral das crianças. A gestão escolar deve estar articulada com a formação em contexto, que visa promover a reflexão crítica e a construção coletiva de saberes e práticas pedagógicas, considerando as especificidades e as demandas de cada realidade. A gestão democrática e participativa, por sua vez, envolve a valorização e o protagonismo de todos os sujeitos que compõem a comunidade escolar, como educadores, famílias, estudantes e gestores. Nesse sentido, a gestão escolar na educação infantil deve favorecer o sentimento de pertencimento e a corresponsabilização de todos os envolvidos na educação das crianças, diante dos novos desafios impostos pela sociedade contemporânea. Assim, a gestão escolar na educação infantil contribui para a formação de cidadãos críticos, criativos e comprometidos com o bem comum.


Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ Compreender os princípios e as diretrizes da gestão escolar da educação infantil, considerando os aspectos políticos, pedagógicos, administrativos, financeiros e legais.

☑ Analisar as práticas de gestão escolar da educação infantil, identificando os desafios, as potencialidades e as necessidades de formação dos profissionais envolvidos.

☑ Desenvolver competências para planejar, implementar, acompanhar e avaliar projetos de gestão escolar da educação infantil, articulando a formação em contexto com as demandas e as especificidades da etapa educacional.

☑ Promover a reflexão crítica sobre o papel do gestor escolar da educação infantil como articulador, mediador e facilitador dos processos educativos, valorizando a participação, o diálogo e a colaboração entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar.


Carga horária: 24 horas/aula

 16 h/a presencial (4 encontros presenciais)

08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.

Turma(s)

Master em Gestão Escolar na Educação Infantil: e a formação em contexto

  • 07 de fevereiro de 2024
  • Periodicidade: Semanal - quarta-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30.
  • Carga horária: 24 horas
  • Duração: 4 encontros 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 

Público alvo

Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores e afins.

Estratégias e Métodos

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



Investimento e Formas de Pagamento


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 300,00

2 parcelas

R$ 157,50

3 parcelas

R$ 105,00


Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão. O pagamento em 2 ou 3 parcelas contem juros.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola
parceira 

15% de desconto no valor
total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com
amigo

10% de desconto no valor
total do curso 

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto.

Aluno e ex-aluno IBFE 

10% de desconto no valor
total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.


Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA


AULA 

MÓDULO

DESCRIÇÃO

AULA 1

Bases teóricas da Gestão Escolar

Compreender os princípios e as diretrizes da gestão escolar da educação infantil por meio do estudo acerca das competências e habilidades do diretor de escola na Educação infantil conhecendo os diversos contextos em que o mesmo atua.

AULA 2

Gestão participativa e democrática

Analisar as práticas de gestão escolar da educação infantil, identificando os desafios, as potencialidades e as necessidades de formação dos profissionais envolvidos por meio do estudo de iniciativas que tem como objetivo promover a gestão participativa e democrática com foco no sentimento de pertencimento e corresponsabilização.

AULA 3

Qualidade na Educação Infantil

Promover a reflexão crítica sobre o papel do gestor escolar da educação infantil como articulador, mediador e facilitador dos processos educativos, valorizando a participação, o diálogo e a colaboração entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar por meio do estudo acerca da qualidade na educação infantil com base nos insumos e processos presentes nas instituições.

AULA 4

Formação em contexto

Desenvolver competências para planejar, implementar, acompanhar e avaliar projetos de gestão escolar da educação infantil, articulando a formação em contexto com as demandas e as especificidades da etapa educacional por meio do estudo acerca da formação em contexto e sua efetividade na mudança de práticas.



Coordenador (a)

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).

Expandir