Extensão

Educação Especial

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

A legislação nacional assegura, em suas diversas publicações que "todos tem direito a educação, e educação de qualidade". Assim, pessoas com suas diferentes características e demandas tem sua matrícula assegurada por lei e o direito de receber da instituição educacional um ensino de qualidade, dessa maneira, a escola se torna um ambiente inclusivo. A inclusão escolar ganhou força no Brasil a partir de 1994 com a publicação de Salamanca, houve também neste período uma organização de vários aspectos como formação de professores, aquisição de recursos e serviços para melhor atender as pessoas com deficiência.


O Objetivo deste curso é analisar as principais legislações sobre Educação Especial e Educação Inclusiva, compreender a diferença e o significado desses dois conceitos, assim como conhecer as principais características do Público-alvo da Educação Especial. Por fim, o curso busca refletir e levar o aluno a avaliar e selecionar melhor as práticas pedagógicas e recursos de maneira que possa contribuir para o desenvolvimento do mesmo, assegurando assim uma oportunidade de aprendizagem mais efetiva.


Turma(s)

Extensão em Educação Especial

No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.

Para quem se destina esse curso?

Direcionado à graduandos de Pedagogia e outras licenciaturas e aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Educação Especial e Inclusão Escolar.  

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.


                                  


Powered by Google Classroom



Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.


Formas de pagamento e descontos

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!


Formas de pagamento e parcelamento:


- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções.

Escola Parceira

15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

Módulo
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
TRANSTORNO DO ESPCTRO AUTISTA
ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DEFICIÊNCIA VISUAL
DEFICIÊNCIA FÍSICA
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E ADAPTAÇÃO CURRICULAR

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Miryan Cristina Buzetti

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.

 

Expandir

Docentes e Convidados

Aline Crociari

Convidado

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutoranda em Educação Escolar (Unesp - FCLar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE (Unesp FCLar). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação e Reabilitação de Surdos. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente ocupa o cargo de Professora Especialista do Currículo, na área da educação especial, na Diretoria Regional de Ensino no município de Araraquara.  Membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF, no município de Araraquara. Membro como Representante da Pesquisa do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP (Unesp - FCLar). Pesquisas, publicações, cursos e palestras na área de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva.

Expandir

Alyne Domene

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022). Atua nas séries iniciais da Educação Básica, Educação Especial, Psicopedagoga Clínica e tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial.

Expandir

Danitiele Calazans

Convidado

Pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Administração Escolar pelo Centro Universitário de Votuporanga (2004); Doutora e Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Educacional pela Faculdade de Conchas S.P.  Autora do livro "Altas Habilidades /Superdotação: A intervenção na precocidade a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas," Fundadora do Instituto Danitiele Calazans-IDC .Atua como Psicopedagoga Clínica , palestrante e professora universitária. Desenvolve formações e capacitações de professores sobre a temática das potencialidades e criatividade do aluno público alvo da Educação Especial em sala de aula na perspectiva das Inteligências Múltiplas.Membro do Comitê Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação- ConBraSD. Membro do Corpo Editorial da Revista do ConBraSD.

Expandir

Fabíola Dantas

Convidado

Graduada em  Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia - Faculdades Bandeirantes (2004). Doutora e mestre em  Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar  no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, assim como foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica. Foi coordenadora ao Ensino Superior. É docente há 16 anos  em Instituições de Ensino Superior, em cursos de graduação e Pós - graduação. Atualmente atua na área clínica e na docência do Ensino Superior.

Expandir

Geisa Veregue

Convidado

Função atual: Professora Especialista em Currículo (PEC) da Educação Especial da
Diretoria de Ensino da Região de Araraquara. Experiência na Educação Infantil, Sala de Recursos para estudantes com deficiência visual e na Coordenação Pedagógica. Mestre em Educação Especial, Pedagoga, Especializada em Deficiência Visual, Surdocegueira e Autismo.

Maria Helena Bimbatti

Convidado

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).   Doutora em Educação; Mestre em Educação Escolar; Especialista em Deficiência Mental e Pedagoga, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho - FCL Ar- UNESP Araraquara. Experiência Profissional em diferentes níveis: educação básica / educação especial e ensino superior (presencial e a distância). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - 2015 - 2017). Atua como Coordenadora Pedagógica pela rede municipal de Ribeirão Preto (PMRP).

Expandir

Mariana Maniglia

Convidado

Mestre e doutora em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Miryan Cristina Buzetti

Convidado

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.

 

Expandir

Faça sua inscrição