Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
A legislação nacional assegura, em suas diversas publicações que "todos tem direito a educação, e educação de qualidade". Assim, pessoas com suas diferentes características e demandas tem sua matrícula assegurada por lei e o direito de receber da instituição educacional um ensino de qualidade, dessa maneira, a escola se torna um ambiente inclusivo. A inclusão escolar ganhou força no Brasil a partir de 1994 com a publicação de Salamanca, houve também neste período uma organização de vários aspectos como formação de professores, aquisição de recursos e serviços para melhor atender as pessoas com deficiência.
O Objetivo deste curso é analisar as principais legislações sobre Educação Especial e Educação Inclusiva, compreender a diferença e o significado desses dois conceitos, assim como conhecer as principais características do Público-alvo da Educação Especial. Por fim, o curso busca refletir e levar o aluno a avaliar e selecionar melhor as práticas pedagógicas e recursos de maneira que possa contribuir para o desenvolvimento do mesmo, assegurando assim uma oportunidade de aprendizagem mais efetiva.
Turma(s)
Extensão em Educação Especial
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem se destina esse curso?
Direcionado à graduandos de Pedagogia e outras licenciaturas e aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Educação Especial e Inclusão Escolar.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Powered by Google Classroom
Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Formas de pagamento e descontos
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Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
Módulo |
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
TRANSTORNO DO ESPCTRO AUTISTA |
ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
DEFICIÊNCIA VISUAL |
DEFICIÊNCIA FÍSICA |
DEFICIÊNCIA AUDITIVA |
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E ADAPTAÇÃO CURRICULAR |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Miryan Buzetti (RP)
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.
Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
ExpandirDocentes e Convidados
Aline Crociari (RP)
Convidado
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, possui mestrado em Educação Escolar e está atualmente doutoranda no mesmo programa na Unesp - FCLar. É membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE na Unesp FCLar. Além disso, tem especializações em Psicopedagogia Institucional e Educação e Reabilitação de Surdos.Com uma sólida trajetória na educação, ela acumula experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente, desempenha o cargo de Professora Especialista do Currículo na área da educação especial na Diretoria Regional de Ensino de Araraquara. É também membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF de Araraquara, e representa a pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP na Unesp - FCLar.Tem se destacado por suas pesquisas, publicações, cursos e palestras nas áreas de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e práticas educacionais inclusivas.
ExpandirAlyne Domene (RP)
Convidado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022).Com uma ampla trajetória educacional, atua nas séries iniciais da Educação Básica, na Educação Especial e como Psicopedagoga Clínica. Além disso, é tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial, contribuindo para a formação de novos profissionais na área. Seu trabalho abrange desde a prática docente até intervenções psicopedagógicas, com foco no desenvolvimento e inclusão educacional.
ExpandirFabíola Dantas (RP)
Convidado
Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.
ExpandirGeisa Veregue (RP)
Convidado
Atualmente, desempenha o papel de Professora Especialista em Currículo (PEC) da Educação Especial na Diretoria de Ensino da Região de Araraquara. Com uma sólida experiência na área educacional, ela possui vivência significativa na Educação Infantil, em Sala de Recursos para estudantes com deficiência visual, e também na Coordenação Pedagógica.É detentora do título de Mestre em Educação Especial, além de possuir formação em Pedagogia e especialização em Deficiência Visual, Surdocegueira e Autismo. Sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso com a inclusão educacional e o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e eficazes para estudantes com necessidades especiais
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Mestre e doutora em Psicobiologia pela USP-RP, com graduações em Serviço Social pela UNESP e Psicologia pela Unifran, além de especialização em Neuropsicologia pela USP-SP. Possui vasta experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica, destacando-se também por sua atuação em políticas de saúde pública.Com uma carreira acadêmica consolidada, ela acumula experiência significativa como docente no ensino superior, contribuindo para a formação de novos profissionais na área da Psicologia e Neuropsicologia.
ExpandirMiryan Buzetti (RP)
Convidado
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
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