Objetivo do curso
Muitas crianças chegam aos anos finais do ensino fundamental sem o domínio das quatro operações. Por que será que isso ocorre? Essa é uma pergunta que envolve inúmeras reflexões tanto sobre o processo de aprendizagem matemática na escola, a capacitação dos professores, a distância entre a linguagem do material didático e a linguagem da criança, quanto das crenças negativas que existem em nossa cultura a respeito da matemática.
Entretanto, a matemática é para todos! E visando atingir uma maior compreensão por parte de todos, este curso tem o objetivo de ensinar às pedagogas e psicopedagogas estratégias de cálculo mental que irão auxiliar o processo da aprendizagem matemática.
Sem a pretensão de mudar qualquer pedagogia, este curso vem no sentido de acrescentar repertório para que nossos profissionais tenham cada vez mais sucesso ao ensinar a matemática para as crianças.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Conhecer a composição e a decomposição de números;
☑ Compreender a relação existente entre a adição e a subtração e sua importância para o Cálculo Mental;
☑ Compreender a relação existente entre a adição, a multiplicação e a linguagem e sua importância para o Cálculo Mental;
☑ Conhecer estratégias de cálculo mental que irão auxiliar a aprendizagem matemática das crianças.
Carga horária: 24 horas/aula
➞ 16 h/a presencial (2 encontros)
➞ 08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Matemática para Pedagogas: estratégias de ensino
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Pedagogos, professores, psicopedagogos e coordenadores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 269,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 145,20 |
3 parcelas | R$ 98,60 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | A importância da composição e decomposição para a construção de número. | A aula tem como objetivo apresentar estratégias de composição e decomposição que podem ser trabalhadas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como sua importância para o desenvolvimento do cálculo mental. |
AULA 2 | O raciocínio aditivo e o pensamento algébrico. | A aula tem como objetivo apresentar o processo de construção do raciocínio aditivo e iniciar uma reflexão sobre a importância de ensinar às crianças, a relação entre adição e subtração. Será dada ênfase à construção do raciocínio de comparação, além da composição e transformação. |
AULA 3 | O raciocínio multiplicativo e o reconhecimento de padrões. | A aula tem como objetivo apresentar o processo de construção do raciocínio multiplicativo e apresentar a importância de ensinar às crianças a multiplicação através da linguagem. Será dada ênfase ao reconhecimento de padrões e à habilidade de inclusão numérica em conjunto com o conceito parte-todo. |
AULA 4 | Apresentação dos alunos e trocas de experiências. | Elaboração de estratégias práticas para o cotidiano escolar com base no que foi discutido. |
Coordenador (a)
Karina Lumena
Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), mestre em em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialista em Neurociência Aplicada a Educação. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária. Trabalha com capacitação de professores e com Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática atendendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio e Ensino Superior. Fez Doutorado-Sanduiche na Arden University no Reino Unido investigando sobre Resiliência Matemática. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC).