Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
Todo educador é agente de mudança, pois é o responsável por criar condições de aprendizagem. Este curso vem aproximar a área da Neurociência com a área da Educação. Com base em teorias da Psicologia em conjunto com evidências trazidas pela Neurociência, o educador será capaz de ampliar seus conhecimentos a respeito do processo de ensino e aprendizagem. Em pleno século XXI, conhecer como o cérebro aprende e como seu funcionamento está relacionado ao comportamento humano é a chave para uma prática pedagógica estimulante e motivadora.
Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
Turma(s)
Pós-graduação Neurociência Aplicada à Educação - Semanal
- 17 de setembro de 2024
- Periodicidade: Semanal - terça-feira
- Horário: 19h00 às 22h30.
- Carga horária: 372 horas
- Duração: 13 meses
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem se destina esse curso?
Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre cérebro e aprendizagem.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Apresentação de um seminário nas duas últimas aulas do curso. Banca formada por até 3 professores especialistas, mestres ou doutores. Entrega de um trabalho descritivo do seminário apresentado. Máximo de 5 folhas.
Powered by Google Classroom
Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Formas de pagamento e descontos
Quer saber o valor do curso?
Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!
Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não acumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
DISCIPLINAS | Horas |
---|---|
NEUROAPRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO | - |
NEUROBIOLOGIA: AS BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM | - |
FUNÇÕES EXECUTIVAS | - |
NEUROTRANSMISSORES: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES | - |
FUNÇÕES COGNITIVAS: ATENÇÃO, MEMÓRIA & EMOÇÃO | - |
ESTIMULAÇÃO COGNITIVA | - |
NEUROAPRENDIZAGEM 1: AUTOCONCEITO | - |
NEUROAPRENDIZAGEM 2: A LINGUAGEM | - |
NEUROAPRENDIZAGEM 3: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO | - |
NEUROAPRENDIZAGEM 4: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 372 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Karina Lumena (RP)
Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), com mestrado em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialização em Neurociência Aplicada à Educação. É coordenadora do curso de Neurociência Aplicada à Educação na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também atua como docente.
Com mais de dez anos de experiência como docente universitária, dedica-se à capacitação de professores e ao Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática, atendendo estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Realizou Doutorado-Sanduíche na Arden University, no Reino Unido, com foco em Resiliência Matemática, e atualmente é Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área de Psicologia da Educação Matemática.
Como membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC), contribui ativamente para a pesquisa e desenvolvimento de práticas educacionais baseadas em evidências científicas, promovendo o avanço do conhecimento na área.
ExpandirDocentes e Convidados
Carla Rangel (RP)
Convidado
Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, campus Ribeirão Preto/SP, é especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara/SP, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Atualmente, está em curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T.E.A. pelo CBI off Miami, na modalidade EAD.Possui aprimoramento em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP - Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade de São Paulo - USP-RP, e formação em Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Também realizou o curso Diálogo contextualizado em TDAH, Distúrbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.Com vasta experiência profissional, atuou como docente em diversos níveis de ensino (infantil, fundamental, técnico-profissionalizante e superior), além de ter desempenhado funções de coordenadora e diretora pedagógica. Há 15 anos, dedica-se à Psicopedagogia Clínica e ao atendimento Psicopedagógico home care, trabalhando em equipe multidisciplinar. É docente na pós-graduação em educação e saúde, além de consultora educacional na formação de educadores.
ExpandirFabíola Dantas (RP)
Convidado
Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.
ExpandirKarina Lumena (RP)
Convidado
Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), com mestrado em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialização em Neurociência Aplicada à Educação. É coordenadora do curso de Neurociência Aplicada à Educação na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também atua como docente.Com mais de dez anos de experiência como docente universitária, dedica-se à capacitação de professores e ao Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática, atendendo estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Realizou Doutorado-Sanduíche na Arden University, no Reino Unido, com foco em Resiliência Matemática, e atualmente é Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área de Psicologia da Educação Matemática.Como membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC), contribui ativamente para a pesquisa e desenvolvimento de práticas educacionais baseadas em evidências científicas, promovendo o avanço do conhecimento na área.
ExpandirLuciana Leonetti (RP)
Convidado
Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Especialização em Neuropsicologia pela UNESC. É membro internacional (alumna member) do grupo Pain in Child Health (PICH), apoiado pela Mayday Foundation e pelos Canadian Institutes of Health Research, e participa do GT-ANPEPP Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente.Anteriormente, ocupou o cargo de professora adjunto-IV no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), foi tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD) e coordenadora de área de Psicologia do PIBID/UFGD. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde, com expertise em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, focando em tratamento e prevenção psicológica, com ênfase em saúde materno-infantil, parentalidade, educação e psicologia jurídica.Atualmente, atua como psicóloga no Tribunal de Justiça de São Paulo, na Comarca de Ipuã/SP, e como psicóloga clínica na Clínica PsicoEducar. Também é docente das Faculdades Metropolitanas (Ribeirão Preto), FACESB e FACISA (Unaí/MG), contribuindo significativamente para o ensino e a prática da Psicologia em diversas instituições.
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Mestre e doutora em Psicobiologia pela USP-RP, com graduações em Serviço Social pela UNESP e Psicologia pela Unifran, além de especialização em Neuropsicologia pela USP-SP. Possui vasta experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica, destacando-se também por sua atuação em políticas de saúde pública.Com uma carreira acadêmica consolidada, ela acumula experiência significativa como docente no ensino superior, contribuindo para a formação de novos profissionais na área da Psicologia e Neuropsicologia.
ExpandirMariê de Oliveira (RP)
Convidado
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade de São Paulo (USP), possui título de Mestre pelo mesmo programa em Psicobiologia. Graduou-se e obteve licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e está em processo de especialização em Neuropsicologia.Sua trajetória acadêmica e profissional é focada no estudo avançado dos processos psicológicos e biológicos que influenciam o comportamento humano, especialmente na interface entre psicologia e biologia.
ExpandirSofia Muniz (RP)
Convidado
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca (2009), Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). É professora concursada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), além de lecionar na Faculdade Francisco Maeda - FAFRAM e nos cursos de Pós-Graduação do SENAC.Atualmente, foi aceita para ingressar como aluna de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ampliando sua trajetória acadêmica e de pesquisa na área educacional.
ExpandirTamires Zar (RP)
Convidado
Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (USP-RP), é mestre em Psicobiologia pela mesma instituição e atualmente doutoranda em Psicologia, com estágio realizado na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Seu trabalho de pesquisa concentra-se nas áreas de cognição, percepção e linguagem, explorando temas de relevância para o entendimento dos processos psicológicos fundamentais.Além de sua atuação acadêmica, possui uma sólida experiência como psicóloga clínica, especializada em psicoterapia e avaliação de crianças. Contribuiu como docente de nível superior e participou ativamente em diversos projetos de extensão universitária, promovendo o desenvolvimento acadêmico e comunitário através de suas habilidades e conhecimentos na psicologia.
Expandir