Pós-graduação

Neurociência Aplicada à Educação (Turma Física)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

Todo educador é agente de mudança, pois é o responsável por criar condições de aprendizagem. Este curso vem aproximar a área da Neurociência com a área da Educação. Com base em teorias da Psicologia em conjunto com evidências trazidas pela Neurociência, o educador será capaz de ampliar seus conhecimentos a respeito do processo de ensino e aprendizagem. Em pleno século XXI, conhecer como o cérebro aprende e como seu funcionamento está relacionado ao comportamento humano é a chave para uma prática pedagógica estimulante e motivadora.


Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC





Para quem se destina esse curso?

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre cérebro e aprendizagem.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentação de um seminário nas duas últimas aulas do curso. Banca formada por até 3 professores especialistas, mestres ou doutores. Entrega de um trabalho descritivo do seminário apresentado. Máximo de 5 folhas.


Powered by Google Classroom


Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.


Formas de pagamento e descontos

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!

Formas de pagamento e parcelamento:

- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não acumulativo com outros descontos e promoções.

Escola Parceira

15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

DISCIPLINAS Horas
NEUROAPRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO -
NEUROBIOLOGIA: AS BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM -
FUNÇÕES COGNITIVAS: ATENÇÃO, MEMÓRIA & EMOÇÃO -
ESTIMULAÇÃO COGNITIVA -
FUNÇÕES EXECUTIVAS -
NEUROAPRENDIZAGEM 1: AUTOCONCEITO -
NEUROAPRENDIZAGEM 2: A LINGUAGEM -
NEUROAPRENDIZAGEM 3: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO -
NEUROAPRENDIZAGEM 4: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM -
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
CARGA HORÁRIA TOTAL 372 HORAS

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Karina Lumena

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), mestre em em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialista em Neurociência Aplicada a Educação. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária. Trabalha com capacitação de professores e com Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática atendendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio e Ensino Superior. Fez Doutorado-Sanduiche na Arden University no Reino Unido investigando sobre Resiliência Matemática. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC).

Expandir

Docentes e Convidados

Andresa Ferreira

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2006), Aprimoramento em Psicopedagogia Clínica pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (2008); Especialização em Psicopedagogia Institucional: educação e saúde mental pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009); Especialização em Neuropsicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2022); Mestrado (2013) e Doutorado em Educação (2020) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Foi membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Psicopedagogia GEPESP-UNICAMP (2010-2020). Atuou como professora de Ensino Superior nos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML), coordenou o Curso de pós-graduação em Psicopedagogia do CUML; e foi membro do Núcleo de Acessibilidade (NUACE) do CUML (2013-2019). É professora efetiva de Educação Básica na Rede Municipal de Ribeirão Preto. Atualmente trabalha como psicopedagoga clínica e compõe a equipe de formação de professores do Centro Educacional Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto. Tem experiência na área do magistério em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior; na área de formação de professores em nível de graduação, pós-graduação e formação em serviço; na área clínica de psicopedagogia com atendimento de crianças, adolescentes e adultos; e supervisão de profissionais que atuam na educação e na psicopedagogia clínica.

Expandir

Carla Rangel

Convidado

Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universtário Moura Lacerda- CUML - Campus RibeirãoPreto SPPós graduada em Psicopedagogia Educacional e Clínica- Especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Araraquara SP.Pós Graduanda em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T. E. A.  pelo CBI off Maimi. EAD.Aprimoramento  em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP- Grupo de Apoio Pedagógico- Universidade de Sao Paulo - USP RP -Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil -Diálogo contextualizado em TDAH, Disturbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina  - Campos Usp RPEm curso, Avaliação, Diagnóstico e Relatório no Programa de Aprimoramento em  Psicopedagogia da Dra Nadia Bossa.Experiência Profissional no ensino infantil , fundamental ,  técnico profissionalizante e ensino superior como Docente, Coordenadora e Diretora Pedagógica. Atua como Psicopedagoga Clínica há 15 anos e atendimento  Psicopedagógico home care com multi profissionais, Docente na pós graduação em educação e saúde e Consultora Educacional na formação de educadores.

Expandir

Evelyn Ignacio

Convidado

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Fabíola Dantas

Convidado

Graduada em  Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia - Faculdades Bandeirantes (2004). Doutora e mestre em  Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar  no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, assim como foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica. Foi coordenadora ao Ensino Superior. É docente há 16 anos  em Instituições de Ensino Superior, em cursos de graduação e Pós - graduação. Atualmente atua na área clínica e na docência do Ensino Superior.

Expandir

Karina Lumena

Convidado

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), mestre em em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialista em Neurociência Aplicada a Educação. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária. Trabalha com capacitação de professores e com Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática atendendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio e Ensino Superior. Fez Doutorado-Sanduiche na Arden University no Reino Unido investigando sobre Resiliência Matemática. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC).

Expandir

Luciana Leonetti

Convidado

Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP- RP), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Especialização em Neuropsicologia (UNESC). Além disso, integra o grupo Pain in Child Health (PICH), mantido pela Mayday Foundation e pelo Canadian Institutes of Health Research, na qualidade de membro internacional (alumna member) e o GT-ANPEPP- Psicologia da saúde da criança e do adolescente. Foi professora adjunto-IV do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD) e coordenadora de área de Psicologia do PIBID/ UFGD. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde. Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, com ênfase na área de tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil; parentalidade; educação e psicologia jurídica. Foi docente das Faculdades Metropolitanas (Ribeirão Preto). Atualmente, é psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo- Comarca de Ipuã/SP e psicóloga clínica na Clínica PsicoEducar, além de docente da FACESB e FACISA (Unaí/MG).

Expandir

Mariana Maniglia

Convidado

Mestre e doutora em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Mariê Moreira de Oliveira

Convidado

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade do Estado de São Paulo (USP). Mestre pelo mesmo programa em psicobiologia da FFCLRP-USP. Com Graduação e licenciatura em psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e Pós-Graduanda em Neuropsicologia.

Sofia Muniz

Convidado

Possui graduação em PSICOLOGIA pelo Centro Universitário de Franca (2009) e Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). Professora concursada pela Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), alem de ser professora na Faculdade Francisco Maeda FAFRAM e professora dos cursos de Pós Graduação SENAC. Atualmente foi aceita para ingressar como aluna de Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Expandir

Tamires Zar

Convidado

Psicóloga pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (USP-RP). Mestre em Psicobiologia (USP-RP) e Doutoranda em Psicologia (USP-RP) com estágio na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Realiza pesquisa em áreas relacionadas à cognição, percepção e linguagem. Atua também como psicóloga clínica com experiência em psicoterapia e avaliação de crianças. Atuou como docente de nível superior e em vários projetos de extensão universitária.

Expandir