Pós-graduação

Neurociência Aplicada à Educação (Turma Física/Agosto2024)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

Todo educador é agente de mudança, pois é o responsável por criar condições de aprendizagem. Este curso vem aproximar a área da Neurociência com a área da Educação. Com base em teorias da Psicologia em conjunto com evidências trazidas pela Neurociência, o educador será capaz de ampliar seus conhecimentos a respeito do processo de ensino e aprendizagem. Em pleno século XXI, conhecer como o cérebro aprende e como seu funcionamento está relacionado ao comportamento humano é a chave para uma prática pedagógica estimulante e motivadora.


Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC





Turma(s)

Pós-graduação Neurociência Aplicada à Educação - Semanal

  • 17 de setembro de 2024
  • Periodicidade: Semanal - terça-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30.
  • Carga horária: 372 horas
  • Duração: 13 meses 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 

Para quem se destina esse curso?

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre cérebro e aprendizagem.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentação de um seminário nas duas últimas aulas do curso. Banca formada por até 3 professores especialistas, mestres ou doutores. Entrega de um trabalho descritivo do seminário apresentado. Máximo de 5 folhas.


Powered by Google Classroom


Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.


Formas de pagamento e descontos

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!

Formas de pagamento e parcelamento:

- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não acumulativo com outros descontos e promoções.

Escola Parceira

15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

DISCIPLINAS Horas
NEUROAPRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO -
NEUROBIOLOGIA: AS BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM -
FUNÇÕES EXECUTIVAS -
NEUROTRANSMISSORES: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES -
FUNÇÕES COGNITIVAS: ATENÇÃO, MEMÓRIA & EMOÇÃO -
ESTIMULAÇÃO COGNITIVA -
NEUROAPRENDIZAGEM 1: AUTOCONCEITO -
NEUROAPRENDIZAGEM 2: A LINGUAGEM -
NEUROAPRENDIZAGEM 3: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO -
NEUROAPRENDIZAGEM 4: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM -
CARGA HORÁRIA TOTAL 372 HORAS

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Karina Lumena (RP)

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), com mestrado em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialização em Neurociência Aplicada à Educação. É coordenadora do curso de Neurociência Aplicada à Educação na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também atua como docente.

Com mais de dez anos de experiência como docente universitária, dedica-se à capacitação de professores e ao Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática, atendendo estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Realizou Doutorado-Sanduíche na Arden University, no Reino Unido, com foco em Resiliência Matemática, e atualmente é Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área de Psicologia da Educação Matemática.

Como membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC), contribui ativamente para a pesquisa e desenvolvimento de práticas educacionais baseadas em evidências científicas, promovendo o avanço do conhecimento na área.

Expandir

Docentes e Convidados

Carla Rangel (RP)

Convidado

Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, campus Ribeirão Preto/SP, é especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara/SP, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Atualmente, está em curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T.E.A. pelo CBI off Miami, na modalidade EAD.Possui aprimoramento em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP - Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade de São Paulo - USP-RP, e formação em Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Também realizou o curso Diálogo contextualizado em TDAH, Distúrbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.Com vasta experiência profissional, atuou como docente em diversos níveis de ensino (infantil, fundamental, técnico-profissionalizante e superior), além de ter desempenhado funções de coordenadora e diretora pedagógica. Há 15 anos, dedica-se à Psicopedagogia Clínica e ao atendimento Psicopedagógico home care, trabalhando em equipe multidisciplinar. É docente na pós-graduação em educação e saúde, além de consultora educacional na formação de educadores.

Expandir

Fabíola Dantas (RP)

Convidado

Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.

Expandir

Karina Lumena (RP)

Convidado

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), com mestrado em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialização em Neurociência Aplicada à Educação. É coordenadora do curso de Neurociência Aplicada à Educação na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também atua como docente.Com mais de dez anos de experiência como docente universitária, dedica-se à capacitação de professores e ao Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática, atendendo estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Realizou Doutorado-Sanduíche na Arden University, no Reino Unido, com foco em Resiliência Matemática, e atualmente é Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área de Psicologia da Educação Matemática.Como membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC), contribui ativamente para a pesquisa e desenvolvimento de práticas educacionais baseadas em evidências científicas, promovendo o avanço do conhecimento na área.

Expandir

Luciana Leonetti (RP)

Convidado

Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Especialização em Neuropsicologia pela UNESC. É membro internacional (alumna member) do grupo Pain in Child Health (PICH), apoiado pela Mayday Foundation e pelos Canadian Institutes of Health Research, e participa do GT-ANPEPP Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente.Anteriormente, ocupou o cargo de professora adjunto-IV no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), foi tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD) e coordenadora de área de Psicologia do PIBID/UFGD. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde, com expertise em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, focando em tratamento e prevenção psicológica, com ênfase em saúde materno-infantil, parentalidade, educação e psicologia jurídica.Atualmente, atua como psicóloga no Tribunal de Justiça de São Paulo, na Comarca de Ipuã/SP, e como psicóloga clínica na Clínica PsicoEducar. Também é docente das Faculdades Metropolitanas (Ribeirão Preto), FACESB e FACISA (Unaí/MG), contribuindo significativamente para o ensino e a prática da Psicologia em diversas instituições.

Expandir

Mariana Maniglia (RP)

Convidado

Mestre e doutora em Psicobiologia pela USP-RP, com graduações em Serviço Social pela UNESP e Psicologia pela Unifran, além de especialização em Neuropsicologia pela USP-SP. Possui vasta experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica, destacando-se também por sua atuação em políticas de saúde pública.Com uma carreira acadêmica consolidada, ela acumula experiência significativa como docente no ensino superior, contribuindo para a formação de novos profissionais na área da Psicologia e Neuropsicologia.

Expandir

Mariê de Oliveira (RP)

Convidado

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade de São Paulo (USP), possui título de Mestre pelo mesmo programa em Psicobiologia. Graduou-se e obteve licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e está em processo de especialização em Neuropsicologia.Sua trajetória acadêmica e profissional é focada no estudo avançado dos processos psicológicos e biológicos que influenciam o comportamento humano, especialmente na interface entre psicologia e biologia.

Expandir

Sofia Muniz (RP)

Convidado

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca (2009), Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). É professora concursada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), além de lecionar na Faculdade Francisco Maeda - FAFRAM e nos cursos de Pós-Graduação do SENAC.Atualmente, foi aceita para ingressar como aluna de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ampliando sua trajetória acadêmica e de pesquisa na área educacional.

Expandir

Tamires Zar (RP)

Convidado

Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (USP-RP), é mestre em Psicobiologia pela mesma instituição e atualmente doutoranda em Psicologia, com estágio realizado na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Seu trabalho de pesquisa concentra-se nas áreas de cognição, percepção e linguagem, explorando temas de relevância para o entendimento dos processos psicológicos fundamentais.Além de sua atuação acadêmica, possui uma sólida experiência como psicóloga clínica, especializada em psicoterapia e avaliação de crianças. Contribuiu como docente de nível superior e participou ativamente em diversos projetos de extensão universitária, promovendo o desenvolvimento acadêmico e comunitário através de suas habilidades e conhecimentos na psicologia.

Expandir

Faça sua inscrição