Objetivo do curso
O objetivo deste curso é apresentar a conceituação neurobiológica, cognitiva e social da aprendizagem e possibilitar o conhecimento sobre os processos de aprendizagem no desenvolvimento humano e suas repercussões no comportamento e consequentemente na sociedade.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Compreensão sobre o desenvolvimento neurobiológico e cognitivo no desenvolvimento humano;
☑ Compreensão da relação entre os aspectos biológicos e sociais na aprendizagem.
Carga horária: 30 horas/aula
➞ 20 h/a presencial (5 encontros presenciais)
➞ 10 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Neurociência e aprendizagem da sinapse à sociedade
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores, pais e afins.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 336,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 181,40 |
3 parcelas | R$ 123,20 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Fundamentos da aprendizagem. Desenvolvimentismo cerebral e cognitivismo social. | Nesta aula iremos explorar as principais teorias e teóricos em abordagens da psicologia educacional que chamamos de "desenvolvimentismo do cérebro" e "cognitivismo social". |
AULA 2 | Desenvolvimento cerebral. | Esta aula tem como objetivo introduzir fundamentos da neuroanatomia e neurofisiologia no desenvolvimento humano. |
AULA 3 | Desenvolvimento cognitivo. | Nesta aula iremos explorar os aspectos cognitivos do desenvolvimento humano e como isso afeta o modo como as crianças pensam, agem e aprendem. |
AULA 4 | Condições socioemocionais para a aprendizagem. | Esta aula investiga o desenvolvimento emocional e a socialização, bem como, o impacto de fatores socioemocionais na aprendizagem. |
AULA 5 | Estudos de casos, mentoria e troca de experiências. | Nesta aula iremos aprender através de discussão de estudos de casos. Iremos refletir e elaborar estratégias práticas para o cotidiano. |
Coordenador (a)
Mariana Maniglia
Mestre e doutora em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP). Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e experiência profissional em políticas de saúde pública, e experiência em docência no ensino superior.