Master

Consciência Fonológica

Valor total à vista:

R$ 210,00

Gostou do curso?


Objetivo

A aprendizagem da leitura e da escrita, em sistemas alfabéticos de escrita, como o Português Brasileiro, depende, entre tantas outas habilidades, das habilidades metafonológicas, ou seja, faz-se necessário o conhecimento e o entendimento da correspondência grafofonêmica, isto é, entender que os grafemas (letras) correspondem a fonemas (sons). 

Diante do exposto, o curso tem como objetivo conhecer as habilidades metafonológicas e apresentar estratégias utilizando essas habilidades, que podem ser aplicadas em sala de aula com alunos em processo de alfabetização, com ou sem queixa de dificuldades de aprendizagem, para facilitar a aprendizagem da leitura e escrita.


Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ Conhecer as habilidades metafonológicas para a alfabetização;

☑ Refletir sobre estratégias que favorecem a aprendizagem dessas habilidades;

☑ Elaborar plano de ação embasado nas habilidades metafonológicas;

☑ Elaboração de recursos para trabalhar em sala de aula e na clínica.


Carga horária: 18 horas/aula

12 h/a presencial (3 encontros presenciais)

06 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.

Turma(s)

Master em Consciência Fonológica

No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.

Público alvo

Professores, educadores, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais.

Estratégias e Métodos

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



Investimento e Formas de Pagamento


PARCELA

VALOR

À vista 

R$ 210,00 (sem juros)

2 parcelas

R$ 111,10

3 parcelas

R$ 74,65

Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão. O pagamento em 2 ou 3 parcelas contem juros.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola
parceira 

15% de desconto no valor
total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com
amigo

10% de desconto no valor
total do curso 

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto.

Aluno e ex-aluno IBFE 

10% de desconto no valor
total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.


Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA

AULA

MÓDULO

DESCRIÇÃO

AULA 1

Aprendizagem das habilidades metafonológicas.

Nesta aula você irá estudar sobre a aprendizagem e a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para o processo de leitura e escrita. 

AULA 2

Ferramentas e estratégias das habilidades metafonológicas.

O objetivo desta aula é conhecer as habilidades metafonológicas na prática, por meio de materiais já disponíveis no mercado, sites e estratégias que podem ser elaboradas, em um continuum, em sala de aula e no âmbito clínico, refletindo sobre o processo de aprendizagem de leitura e escrita. 

AULA 3

Construção de um guia norteador para intervenção em habilidades metafonológicas

O objetivo desta aula é encerrar o curso com uma gama de materiais elaborados a serem trabalhados, posteriormente, em sala de aula e no âmbito clínico, pensando e refletindo sobre o desenvolvimento dessas habilidades com atividades menos complexas à mais complexas.


Coordenador (a)

Patrícia Borges

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), pós graduada em Neuropsicopedagogia (pelo IPECS). Docente no curso de Psicopedagogia no IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II, do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) da Profª Drª Simone A. Capellini. Atuação profissional há 18 anos em consultório particular, na área dos Transtornos de Aprendizagem, Fonoaudióloga Educacional em escola privada na cidade de Ribeirão Preto. Atualmente, realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional, pelo CEFAC de São Paulo.

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