Master

Documentação Pedagógica: do planejamento às mini-histórias

Valor total à vista:

R$ 336,00

Gostou do curso?


Objetivo do curso

Reggio Emilia é uma cidade pequena no Norte da Itália, mais de 14% da verba da cidade destina-se à Educação Infantil, possui mais de 30 creches e pré-escolas municipais, além das conveniadas. As escolas têm como objetivo o desenvolvimento intelectual infantil por meio do foco sistemático na representação simbólica, assim as crianças são encorajadas a explorar o seu ambiente e a se expressar por meio de múltiplos caminhos e de todas as suas linguagens. Sua metodologia se baseia em um conjunto distinto, coerente e evolutivo de pressupostos e perspectivas extraídas de vertentes europeia e americana da educação progressista; construtivismo de Piaget; psicologias sócio-históricas de Vygotsky; políticas de reforma italiana pós-guerra e filosofia europeia pós-moderna. Além disso, possui abordagem holística e construtivista para a compreensão das crianças e de seu desenvolvimento; segue os pressupostos da teoria das inteligências múltiplas (Cem linguagens na Reggio Emília); a importância da organização e da estética do ambiente físico; atenção para a participação das famílias, dos cidadãos e dos criadores de políticas públicas; atenção para a inclusão e a integração, com respeito a todos os tipos de diversidade; a busca pelo acesso universal a serviços educacionais e de cuidado para todas as crianças e famílias.

No que se refere à documentação pedagógica, ele pretende realizar a documentação de quem as crianças são e do processo daquilo que elas fazem, permitindo que as crianças e adultos revejam experiências realizadas, renovem memórias e repensem. No entanto, as escolas brasileiras, sobretudo as públicas, não são como as escolas em Reggio Emília, em geral faltam materiais, espaços e a infraestrutura de muitas escolas é precária. Os materiais se resumem a EVAs, tinta guache, lápis de cor, giz e canetinha.

Não há recursos disponíveis para aquisição de outros materiais e quando o(a) professor(a) faz questão do material, acaba por comprar com seu próprio recurso. Os brinquedos são escassos e a maioria feitos de plástico, muitos em mau estado de conservação. Os espaços internos e externos das escolas não seguem um padrão mínimo, enquanto há escolas com bons espaços, outras estão abarrotadas de crianças, nas turmas de 0 a 3 anos, é comum mais de uma turma dividir a mesma sala de referência. Outro fator que dificulta o cotidiano é a quantidade de crianças por professor, que ainda é alta. Então, o que aprender com Reggio? Repensar os espaços da escola, tornando-os espaços convidativos e possibilitadores de experiências significativas é uma mudança que pode ser feita em nossas escolas, além disso, os educadores de Reggio desenvolveram e aprimoraram um método para documentar quem são as crianças e o que elas fazem na escola, cujo principal objetivo consiste em compartilhar suas descobertas e aprendizagens na Educação Infantil. Esse método, em síntese, passa por observar e escutar atentamente as crianças; registrar de diferentes formas seus interesses, falas, descobertas, diálogos, encontros; refletir sobre esses registros e por fim, mas não menos importante, comunicar/compartilhar com a comunidade essas jornadas.

O desafio está colocado, como qualificar e dar visibilidade para o que as crianças aprendem e fazem na escola, reconhecendo e repensando os espaços como um outro "educador". Nesse sentido, o objetivo do curso, além da fundamentação teórica, é apresentar estratégias e ferramentas que possam ser testadas e validadas pela ação docente na Educação Infantil.


Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ Compreender os principais conceitos anunciados pela BNCC e sua importância na Educação Infantil; 

☑ Conhecer novas formas de pensar e elaborar o planejamento docente de forma a retroalimentar o fazer docente; 

☑ Conhecer diferentes formas de registro das práticas pedagógicas; 

☑ Entender o que é documentação pedagógica e as etapas que correspondem seu processo de construção; 

☑ Utilizar as mini-histórias como estratégia para escutar as crianças, para a construção da identidade docente e valorização da Educação infantil;

☑ Aperfeiçoar a construção de portfólios individuais e utilizar a documentação pedagógica como fonte de coleta de dados para a avaliação das aprendizagens das crianças.


 Carga horária: 30 horas/aula

 30 h/a presencial (5 encontros presenciais)

 10 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.


Turma(s)

Master em Documentação Pedagógica: do planejamento às mini-histórias

No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.

Para quem este curso é destinado?

Professores, coordenadores pedagógicos e gestares que atuam na educação infantil.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




Investimento, formas de pagamento e informações gerais


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 336,00 (sem juros)

2 parcelas

R$ 181,40

3 parcelas

R$ 123,20

Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola parceira

15% de desconto no valor total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. 

Aluno e ex-aluno IBFE

10% de desconto no valor total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.

Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA


AULA

MÓDULO

DESCRIÇÃO

AULA 1

BNCC e Educação Infantil.

Na primeira aula faremos uma apresentação dos participantes e da professora do curso. Apresentarei o cronograma e objetivos da proposta. Faremos uma retomada dos documentos recentes publicados no Brasil sobre Educação Infantil, sobretudo refletindo sobre os conceitos de criança, prática pedagógica; eixos brincadeiras e interações; direitos, campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento anunciados pela BNCC, buscando compreender quem são as crianças na atualidade.

Ferramenta: escuta dos interesses das crianças.

AULA 2

Documentação Pedagógica: primeiras aproximações.

Nessa aula conheceremos a história de Reggio Emilia, iniciando as discussões sobre o que é documentação pedagógica, sua importância e as fases que compõem esse processo, assim como o conceito de espaço como terceiro educador e formas de implementar esse conceito no cotidiano das escolas.

Ferramenta: Planejamento de contexto.

AULA 3

Observação, escuta atenta e formas de registros.

Nessa aula, aprofundaremos nos conceitos de observação e escuta atenta, conheceremos os elementos fundamentais dessa escuta e as formas de fazê-la a partir de um foco e objetivos bem definidos por meio de vivências teórico-práticas. Abordaremos os elementos constituintes do diário de bordo, como ferramenta principal para a produção de outros registros, como: livro da vida; relatos de experiência, semanários, relatórios.
Ferramenta: planilha de observação.

AULA 4

Reflexão, comunicação e mini-histórias.

Nessa aula compreenderemos como refletir sobre os registros; conheceremos uma das formas de compartilhar (comunicar) a documentação pedagógica por meio de uma sequência fotográfica que conta a história de um fragmento de uma prática pedagógica ou um acontecimento importante para as crianças. Esse tipo de comunicação tem crescido muito no país devido ao seu potencial seja no acompanhamento das crianças como instrumento de reflexão da ação docente e valorização da Educação Infantil.
Ferramenta: mini-história.

AULA 5

Ampliação do repertório das crianças tomando como ponto de partida seus interesses.

Na última aula, abordaremos as responsabilidades do(a) professor(a) que atuam com bebês e crianças pequenas nessa perspectiva, ou seja, o professor como aquele que planeja e organiza os espaços, tempos e materiais, que observa e escuta atentamente e está disponível para fazer andaimes quando necessário, de forma a ampliar o repertório da criança, partindo de seus interesses.
Ferramenta: instrumento com função projetual.  


Coordenador (a)

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).

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