Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de identificar os tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, compreendendo os critérios diagnósticos vigentes como o DSM-V e o CID-11, identificando tais critérios em ambientes educacionais ou clínicos, tendo ferramentas e conhecimentos de instrumentos de avaliações e rastreio para poder elaborar um relatório coerente e interagir com a equipe multiprofissional. Além disso, o curso terá como premissa as evidências científicas atuais sobre cada transtorno, para poder assim direcionar uma prática e proposta de intervenção mais adequada.
Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)
Pós-graduação Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avaliação e intervenção - Semanal
- 20 de março de 2024
- Periodicidade: Semanal - quarta-feira
- Horário: 19h00 às 22h30.
- Carga horária: 372 horas
- Duração: 13 meses
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Pós-graduação Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avaliação e intervenção - Quinzenal
- 23 de março de 2024
- Periodicidade: Quinzenal - sábado
- Horário: 08h30 às 22h30.
- Carga horária: 372 horas
- Duração: 13 meses
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Licenciados (Pedagogia e demais licenciaturas), fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Powered by Google Classroom
Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Formas de pagamento e descontos
Quer saber o valor do curso?
Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!
Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20.
- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não acumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
Módulo | Horas |
---|---|
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO | - |
PLANEJAMENTO DE CARREIRA | - |
CLASSIFICAÇÃO E ASPECTOS LEGAIS DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO | - |
APRENDIZAGEM E FUNÇÕES EXECUTIVAS | - |
TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM: DISLEXIA | - |
TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM: DISCALCULIA | - |
TRASTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM: DISGRAFIA | - |
TRANSTORNO NO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE | - |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | - |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | - |
TRANSTORNOS DA COMUNICAÇÃO | - |
PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | - |
CARGA HORÁRA TOTAL | 372 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Miryan Cristina Buzetti
Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.
Docentes e Convidados
Aline Crociari
Convidado
Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutoranda em Educação Escolar (Unesp - FCLar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE (Unesp FCLar). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação e Reabilitação de Surdos. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente ocupa o cargo de Professora Especialista do Currículo, na área da educação especial, na Diretoria Regional de Ensino no município de Araraquara. Membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF, no município de Araraquara. Membro como Representante da Pesquisa do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP (Unesp - FCLar). Pesquisas, publicações, cursos e palestras na área de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva.
ExpandirAlyne Domene
Convidado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022). Atua nas séries iniciais da Educação Básica, Educação Especial, Psicopedagoga Clínica e tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial.
ExpandirEvelyn Ignacio
Convidado
Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness.
Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.
ExpandirFabíola Dantas
Convidado
Graduada em Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia - Faculdades Bandeirantes (2004). Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, assim como foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica. Foi coordenadora ao Ensino Superior. É docente há 16 anos em Instituições de Ensino Superior, em cursos de graduação e Pós - graduação. Atualmente atua na área clínica e na docência do Ensino Superior.
ExpandirGeisa Veregue
Convidado
Função atual: Professora Especialista em Currículo (PEC) da Educação Especial da
Diretoria de Ensino da Região de Araraquara. Experiência na Educação Infantil, Sala de Recursos para estudantes com deficiência visual e na Coordenação Pedagógica. Mestre em Educação Especial, Pedagoga, Especializada em Deficiência Visual, Surdocegueira e Autismo.
João Rilton
Psicanalista. Especialista em Neurociência, Programação Neurolinguística e Inovação em Educação. Criador e Coordenador dos cursos de pós-graduação no IBFE Neurociência Aplicada à Educação, Programação Neurolinguística, Educação Socioemocional, e Psicopedagogia. Diretor Acadêmico na Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Graduado em Música, Professor de Yoga. Palestrante e Mentor em Comunicação Professor de Comunicação Emocional na Inova Business School. Autor dos livros "Comunicação Emocional" e "NeuroComunicação".
ExpandirKarina Lumena
Convidado
Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), mestre em em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialista em Neurociência Aplicada a Educação. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária. Trabalha com capacitação de professores e com Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática atendendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio e Ensino Superior. Fez Doutorado-Sanduiche na Arden University no Reino Unido investigando sobre Resiliência Matemática. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC).
Maria Helena Bimbatti
Convidado
Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutora em Educação; Mestre em Educação Escolar; Especialista em Deficiência Mental e Pedagoga, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho - FCL Ar- UNESP Araraquara. Experiência Profissional em diferentes níveis: educação básica / educação especial e ensino superior (presencial e a distância). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - 2015 - 2017). Atua como Coordenadora Pedagógica pela rede municipal de Ribeirão Preto (PMRP).
ExpandirMariana Maniglia
Convidado
Mestre e doutora em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP). Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e experiência profissional em políticas de saúde pública, e experiência em docência no ensino superior.
Mariê Moreira de Oliveira
Convidado
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade do Estado de São Paulo (USP). Mestre pelo mesmo programa em psicobiologia da FFCLRP-USP. Com Graduação e licenciatura em psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e Pós-Graduanda em Neuropsicologia.
Miryan Cristina Buzetti
Convidado
Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.
Patricia Aparecida Zuanetti
Convidado
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (2007). Aprimoramento pelo Hospital das Clínicas da FMRP - USP (2011). Título de mestre pela FMRP - USP (2011). Título de doutor pelo programa de Psicobiologia da FFCLRP - USP (2015). Desenvolve pesquisas na área de neurodesenvolvimento infantil. Fonoaudióloga contratada do HCFMRP - USP: atua junto às equipes multiprofissionais da neurologia infantil, psiquiatria infantil e otologia infantil, com o enfoque nos transtornos do neurodesenvolvimento e alterações psiquiátricas na infância e adolescência
ExpandirPatrícia Borges
Convidado
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), pós graduada em Neuropsicopedagogia (pelo IPECS). Docente no curso de Psicopedagogia no IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II, do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) da Profª Drª Simone A. Capellini. Atuação profissional há 18 anos em consultório particular, na área dos Transtornos de Aprendizagem, Fonoaudióloga Educacional em escola privada na cidade de Ribeirão Preto. Atualmente, realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional, pelo CEFAC de São Paulo.
ExpandirTamires Zar
Convidado
Psicóloga pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (USP-RP). Mestre em Psicobiologia (USP-RP) e Doutoranda em Psicologia (USP-RP) com estágio na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Realiza pesquisa em áreas relacionadas à cognição, percepção e linguagem. Atua também como psicóloga clínica com experiência em psicoterapia e avaliação de crianças. Atuou como docente de nível superior e em vários projetos de extensão universitária.
ExpandirTawana Orlandi
Convidado
Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).
ExpandirEventos
Aguarde novidades!
Início das aulas Pós-graduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avaliação e intervenção 2024 - Turma física (quinzenal)
No dia 23 de março de 2024, sábado, começam as aulas da Pós-graduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avalição e intervenção do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão aos sábados (quinzenal).Tempo de duração do curso: 13 meses (372 horas)Horário das aulas: das 08h30 ...
Continuar lendoInício das aulas Pós-graduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avaliação e intervenção 2024 - Turma física (semanal)
No dia 20 de março de 2024, quarta-feira, começam as aulas da Pós-graduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avaliação e intervenção do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão as quartas-feiras (semanal).Tempo de duração do curso: 13 meses (372 horas)Horário das aulas: das 19h00 ...
Continuar lendo