Pós-graduação

Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avaliação e intervenção (Turma Física - Setembro/2022)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de identificar os tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, compreendendo os critérios diagnósticos vigentes como o DSM-V e o CID-11, identificando tais critérios em ambientes educacionais ou clínicos, tendo ferramentas e conhecimentos de instrumentos de avaliações e rastreio para poder elaborar um relatório coerente e interagir com a equipe multiprofissional. Além disso, o curso terá como premissa as evidências científicas atuais sobre cada transtorno, para poder assim direcionar uma prática e proposta de intervenção mais adequada.


Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC




Turma(s)

Pós-graduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento: identificação, avaliação e intervenção - Turma presencial física (quinzenal)

  • 01 de outubro de 2022
  • Periocidade: Quinzenal - sábado
  • Horário: 08h30 às 16h30.
  • Carga horária: 372 horas
  • Duração: 13 meses 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20

Para quem este curso é destinado?

Licenciados (Pedagogia e demais licenciaturas), fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



Powered by Google Classroom


Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.

Formas de pagamento e descontos

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!

Formas de pagamento e parcelamento:

- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 20 ou 30.

- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.


DESCONTOS

DescontoPercentualRegras
Amigo estuda com amigo10% de desconto no valor total do cursoRealize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções.
Escola parceira15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp

Matrícula antecipada (maio/junho)30% de desconto no valor total do curso PARCELADO.Realize sua matrícula entre os dias 13/05/2022 a 13/06/2022.
Matrícula antecipada (junho/julho)25% de desconto no valor total do curso PARCELADO.Realize sua matrícula entre os dias 14/06/2022 a 14/07/2022.
Matrícula antecipada (julho/agosto)20% de desconto no valor total do curso PARCELADO.Realize sua matrícula entre os dias 15/07/2022 a 15/08/2022.


***Promoção de matrícula antecipada não cumulativa com outras campanhas de desconto, exemplo: Black Friday, Escola Parceira;


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).


Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
CLASSIFICAÇÃO E ASPECTOS LEGAIS DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO -
APRENDIZAGEM E FUNÇÕES EXECUTIVAS -
TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM: DISLEXIA -
TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM: DISCALCULIA -
TRASTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM: DISGRAFIA -
TRANSTORNO NO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE -
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL -
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA -
TRANSTORNOS DA COMUNICAÇÃO -
PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRA TOTAL 372

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Miryan Cristina Buzetti

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.

 

Expandir

Docentes e Convidados

Danubia Cristina de Paula

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental. 

Erika de Andrade Silva

Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente. 

Expandir

Evelyn Ignacio

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. 

Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Jemima Ribeiro

Formada em pedagogia, com pós-graduações em: Letramento e Alfabetização e Psicopedagogia clínica, criadora do P.O.P.P. PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO A PAIS E PROFESSORES com ênfase na formação continuada, na orientação do fazer pedagógico e inclusivo; possui uma linha de recursos terapêuticos intitulado "BRINCANDO E APRENDENDO" JOGOS PEDAGÓGICOS, destinado a crianças de 2 a 8 anos; atua em sala de aula, assessoria pedagógica e consultório; desenvolvendo métodos ,projetos e recursos  para a aprendizagem significativa e educação de qualidade.

Expandir

João Rilton

Experiência e formação: Psicanalista Clínico, Pós-graduado em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atual coordenador, da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional Aplicada à Liderança" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador da Pós-graduação em Programação Neurolinguística da SBCE. Coordena o Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista, maestro e compositor profissional.  Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental.

Expandir

Joster Lopes

Convidado

• Licenciado em: Pedagogia, Matemática e Química;
• Bacharelado em Biomedicina;
• Pós graduado em Didática e Citologia Esfoliativa;
• Palestrante na área de: formação de Professores, Competências Socioemocionais e Gestão Educacional;
• Idealizador e Supervisor do Programa Competências Socioemocionais e Projeto de Vida;
• Consultor educacional com experiência de mais de 12 anos;
• Experiência de mais de 15 anos como palestrante e formador de professores;
• Professor da Educação Básica nos Componentes Curriculares Matemática e Empreendedorismo;
• Pesquisador em relações humanas e relações da família com a escola;
• Experiência como Professor Universitário na Graduação e Pós Graduação;
• Experiência como Gestor; 


Expandir

Karina Lumena

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e mestre em Ciências pela Engenharia de Produção da EESC-USP, com ênfase em Finanças Corporativas. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária, ministrando aulas de Matemática, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico, Gestão Contábil, Gestão de Custos, Análise Financeira e Finanças Corporativas. Trabalha atualmente com acompanhamento pedagógico individual em Matemática atendendo crianças da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e jovens do Ensino Superior. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC). 

Expandir

Laura Marangoni

Psicóloga e Mestre em Psicologia na área de Desenvolvimento de Carreira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atuando em clínica particular desde a formação (2014), tem também experiência no âmbito acadêmico e educacional, implementando programas de educação socioemocional nas escolas e, atualmente, produzindo conteúdos na área. 

Mariana Maniglia

Mestre e doutoranda em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Miryan Cristina Buzetti

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.

 

Expandir

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos). Participou da linha de pesquisa "Formação de professores, novas tecnologias e outros agentes educacionais". Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão escolar pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal em Ribeirão Preto há mais de dez anos. Atualmente, além de professora de educação infantil é professora e coordenadora local da Pós-Graduação em Educação Infantil do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Faça sua inscrição