Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação com conhecimentos de neurociência aplicados à prática pedagógica, desenvolvendo um olhar mais sensível para o processo de aprendizagem de cada aluno. O curso se inicia com a compreensão sobre o que é aprendizagem para a Neurociência comportamental, e com base em estudos científicos atualizados, o decorrer do curso abrange temas essenciais como neurobiologia, funções cognitivas e funções executivas, emoção, autoconceito, função dos neurotransmissores, neuromitos, desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico-matemático, e dificuldades de aprendizagem. Ao longo do curso, os participantes terão acesso a conceitos-chave que os ajudarão a aprimorar suas estratégias pedagógicas, identificar necessidades individuais dos alunos e criar ambientes de ensino que favoreçam tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar emocional dos estudantes.
Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)
Pós-graduação em Neurociência e Aprendizagem | Turma Quinzenal
- 28 de março de 2026
- Periodicidade: Semanal - sábado
- Horário: 08h30 às 16h30.
- Carga horária: 372 horas
- Previsão de término: junho de 2027
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Pós-graduação em Neurociência e Aprendizagem | Turma Semanal
- 31 de março de 2026
- Periodicidade: Semanal - terça-feira
- Horário: 19h00 às 22h30.
- Carga horária: 372 horas
- Previsão de término: junho de 2027
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem se destina esse curso?
Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre cérebro e aprendizagem.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.

Powered by Google Classroom

Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Formas de pagamento e descontos
Quer saber o valor do curso?
Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!
Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não acumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
| DISCIPLINAS | Horas |
|---|---|
| NEUROAPRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO | - |
| NEUROBIOLOGIA: AS BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM | - |
| FUNÇÕES EXECUTIVAS | - |
| NEUROTRANSMISSORES: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES | - |
| FUNÇÕES COGNITIVAS: ATENÇÃO, MEMÓRIA & EMOÇÃO | - |
| ESTIMULAÇÃO COGNITIVA | - |
| NEUROAPRENDIZAGEM 1: AUTOEFICÁCIA | - |
| NEUROAPRENDIZAGEM 2: A LINGUAGEM | - |
| NEUROAPRENDIZAGEM 3: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO | - |
| NEUROAPRENDIZAGEM 4: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | - |
| PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS | - |
| CARGA HORÁRIA TOTAL | 372 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Karina Lumena (RP)
Coordenadora
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado-sanduíche realizado em parceria com a Arden University (Reino Unido) e a Warwick University (Reino Unido). Durante o doutorado, investigou sobre a ansiedade matemática e o pensamento computacional e participou do projeto "Desenvolvendo a Resiliência Matemática para Inclusão: Construindo Pontes entre Brasil e Reino Unido". É especialista em Neuroaprendizagem, mestre em Finanças e graduada em Engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP).
Possui experiência como consultora financeira e professora universitária, tendo ministrado disciplinas de matemática financeira e finanças corporativas. Atualmente, dedica-se à capacitação de educadores e à psicoeducação, acompanhando crianças e adolescentes com dificuldades em Matemática.
Integra o Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) e a Rede de Resiliência Matemática (Mathematical Resilience Network - Brazil Branch - Warwick University/UK).
ExpandirDocentes e Convidados
Aline Massaro (RP)
Convidado
Pedagoga graduada pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e na aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Formada em Logoterapia aplicada à Educação e Mestre em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento pela FFCLRP-USP. Atualmente, cursa graduação em Terapia Ocupacional. Possui mais de 10 anos de experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de atuar há 7 anos na área clínica.
ExpandirCamila Bolivar (RP)
Convidado
Fonoaudióloga e Neuropsicopedagoga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Sócia-fundadora da Incantare Clínica Interdisciplinar. Mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Terapeuta PROMPT e ReST. Pós-graduada no Programa Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde da FMUSP - Ribeirão Preto. Possui aperfeiçoamento em Linguagem pelo Centro Integrado de Reabilitação do HERP-USP e especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) pelo LAHMIEI-UFSCar. Atua nas áreas de fala, linguagem e aprendizagem com crianças e adolescentes.
ExpandirCamila Lotto (RP)
Convidado
É psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), com aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Possui especialização em Teorias e Técnicas Psicanalíticas pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto (IEP) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Realizou pós-doutorado na mesma instituição, com bolsa do David Rockefeller Center for Latin American Studies - Harvard University (DRCLAS).
ExpandirFabiana Luca (RP)
Convidado
Bióloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP-USP) e especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais pela USP de São Carlos. Possui Mestrado e Doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).Há 17 anos atua como professora universitária, ministrando disciplinas em diversas áreas da Biologia, com ênfase em Anatomia, Fisiologia, Neuroanatomia, Neurofisiologia, Genética e Comportamento, Biologia Celular e Bioquímica. Também lecionou em cursos de pós-graduação nas áreas de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e Neuroaprendizagem.Foi professora substituta no Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, desenvolve pesquisas em duas vertentes: Neurociência, investigando a prevalência de neuromitos entre estudantes da área da Saúde, e Ensino de Fisiologia e Metodologias Ativas, com foco na elaboração de materiais didáticos.
ExpandirFabíola Dantas (RP)
Coordenadora
Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.
ExpandirKarina Lumena (RP)
Coordenadora
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado-sanduíche realizado em parceria com a Arden University (Reino Unido) e a Warwick University (Reino Unido). Durante o doutorado, investigou sobre a ansiedade matemática e o pensamento computacional e participou do projeto "Desenvolvendo a Resiliência Matemática para Inclusão: Construindo Pontes entre Brasil e Reino Unido". É especialista em Neuroaprendizagem, mestre em Finanças e graduada em Engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP).Possui experiência como consultora financeira e professora universitária, tendo ministrado disciplinas de matemática financeira e finanças corporativas. Atualmente, dedica-se à capacitação de educadores e à psicoeducação, acompanhando crianças e adolescentes com dificuldades em Matemática.Integra o Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) e a Rede de Resiliência Matemática (Mathematical Resilience Network - Brazil Branch - Warwick University/UK).
ExpandirKaroline Fonseca (RP)
Convidado
Psicóloga e Neuropsicóloga, registrada pelo Conselho Federal de Psicologia. É mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutoranda em Neurologia e Neurociência pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Possui experiência em avaliação neuropsicológica e psicologia experimental, com atuação voltada principalmente para as seguintes áreas: neuropsicologia experimental, transtornos neurocognitivos maiores, envelhecimento saudável e patológico, e avaliação das funções cognitivas básicas.
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Psicóloga e Neuropsicóloga, com Mestrado (2016) e Doutorado (2021) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, onde também realizou um estágio doutoral na University of Zurich, no departamento de Psicologia Cognitiva. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e em Psicologia pela Universidade de Franca (2015).Possui especializações em Reabilitação Neuropsicológica pelo Instituto Antônio Lefèvre (2014) e em Família Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Atualmente, atua como docente de graduação em Psicologia e de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior.Desenvolve pesquisas e atua na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Neuropsicologia, concentrando-se principalmente em processos de memória e atenção no envelhecimento e no neurodesenvolvimento.
ExpandirMariê de Oliveira (RP)
Convidado
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade de São Paulo (USP), possui título de Mestre pelo mesmo programa em Psicobiologia. Graduou-se e obteve licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e está em processo de especialização em Neuropsicologia.Sua trajetória acadêmica e profissional é focada no estudo avançado dos processos psicológicos e biológicos que influenciam o comportamento humano, especialmente na interface entre psicologia e biologia.
ExpandirMarina Vianna (RP)
Convidado
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela USP, é Mestre e Doutora em Ciências, na área de Biologia Comparada, pela mesma instituição. Possui Especialização em Neuroeducação pela Estácio de Ribeirão Preto e Pós-Graduação Lato Sensu em Formação em Educação a Distância. Conta com 17 anos de experiência no ensino superior presencial e 14 anos de experiência no ensino a distância. Atuou como docente nos cursos de Psicologia, Pedagogia, Ciências Biológicas, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Administração e Ciências Contábeis.
ExpandirTamires Zar (RP)
Convidado
Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (USP-RP), é mestre em Psicobiologia pela mesma instituição e atualmente doutoranda em Psicologia, com estágio realizado na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Seu trabalho de pesquisa concentra-se nas áreas de cognição, percepção e linguagem, explorando temas de relevância para o entendimento dos processos psicológicos fundamentais.Além de sua atuação acadêmica, possui uma sólida experiência como psicóloga clínica, especializada em psicoterapia e avaliação de crianças. Contribuiu como docente de nível superior e participou ativamente em diversos projetos de extensão universitária, promovendo o desenvolvimento acadêmico e comunitário através de suas habilidades e conhecimentos na psicologia.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!
Início das aulas da Pós-graduação em Neurociência e Aprendizagem - Turma Presencial - Semanal 2026
No dia 31 de março de 2026, terça-feira, começam as aulas da Pós-graduação em Neurociência e Aprendizagem do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão as terças-feiras (semanal).Carga horária: 372 horasHorário das aulas: das 19h00 às 22h30Local: Rua Alice Além Saad, 855 ...
Continuar lendoInício das aulas da Pós-graduação em Neurociência e Aprendizagem - Turma Presencial - Quinzenal 2026
No dia 28 de março de 2026, sábado, começam as aulas da Pós-graduação em Neurociência e Aprendizagem do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão aos sábados (quinzenal).Carga horária: 372 horasHorário das aulas: das 08h30 às 16h30Local: Rua Alice Além Saad, 855 - ...
Continuar lendo