Master

Do Ouvir ao Aprender: Processamento Auditivo, Fonológico, Leitura e Escrita na Neurodiversidade (Turma Física/Setembro2025)

Valor total à vista:

R$ 390,00

Gostou do curso?


Objetivo do curso

Objetivo do curso master será abordar as bases da aprendizagem, do processamento fonológico à leitura e a escrita, além do processamento auditivo, passando pela definição dos principais transtornos de aprendizagem e sua diferenciação das dificuldades de aprendizagem, caminhando pelas estratégias de avaliação e intervenção em sala de aula.


Objetivos Específicos:

☑ Compreender as bases neurocognitivas da aprendizagem, com ênfase no processamento fonológico e auditivo e sua relação com a leitura e escrita.

☑ Diferenciar transtornos Específicos de Aprendizagem e Transtorno do Processamento Auditivo Central de dificuldades escolares, identificando critérios diagnósticos e sinais de alerta.

☑ Conhecer instrumentos de avaliação para identificar déficits no processamento fonológico, auditivo e nas habilidades de leitura e escrita.

☑ Analisar casos práticos para aplicar os conhecimentos teóricos na identificação precoce de desafios de aprendizagem.

☑ Desenvolver estratégias de intervenções psicopedagógicas e fonoaudiológicas adaptáveis ao contexto escolar, incluindo:

    o Estimulação do processamento fonológico e auditivo.

    o Métodos para alfabetização de alunos com dificuldades.

    o Adaptações curriculares

☑ Promover práticas pedagógicas inclusivas, integrando conhecimentos sobre neurociência da aprendizagem ao planejamento de aulas multissensoriais.

☑ Discutir o papel multidisciplinar (professor, psicopedagogo, fonoaudiólogo) no acompanhamento de alunos com transtornos ou dificuldades de aprendizagem.

☑ Vivenciar atividades práticas de estimulação da consciência fonológica, decodificação e compreensão leitora, aplicáveis em diferentes níveis de ensino.

☑ Criar um repertório de recursos e adaptações para sala de aula, como jogos, sequências didáticas e materiais acessíveis.

Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ Compreender a relação entre processamento fonológico, auditivo e aprendizagem da leitura/escrita.

☑ Identificar sinais de transtornos de aprendizagem, transtorno do processamento auditivo e diferenciá-los de dificuldades escolares.

☑ Aplicar instrumentos de avaliação e técnicas de intervenção em sala de aula.

☑ Elaborar propostas de interventivas facilitadoras do desenvolvimento frente à neurodiversidade.

☑ Utilizar metodologias inclusivas, multissensoriais e recursos adaptativos.

☑ Trabalhar em equipe multidisciplinar para apoio ao aluno/ paciente e suas famílias.



Carga horária: 24 horas/aula

 16 h/a presencial (2 encontros presenciais)

08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.


Turma(s)

Master em Do Ouvir ao Aprender: processamento auditivo, fonológico, leitura e escrita na Neurodiversidade

  • 13 e 27 de Setembro de 2025
  • Periodicidade: Sábado
  • Horário: 08h30 às 16h30 
  • Carga horária: 24 horas/aula
  • Duração: 2 dias
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 

Para quem este curso é destinado?

Este curso é voltado para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, psicopedagogos, educadores de apoio, gestores escolares, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos educacionais, estudantes de cursos de licenciatura e áreas correlatas, além de pais e responsáveis que desejam compreender melhor os processos de aprendizagem envolvidos na linguagem oral e escrita. É especialmente indicado para profissionais e familiares que atuam ou convivem com crianças neurodivergentes e buscam estratégias práticas e embasadas cientificamente para promover uma aprendizagem mais acessível, inclusiva e efetiva.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




Investimento, formas de pagamento e informações gerais


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 390,00 (sem juros)

2 parcelas

R$ 196,00

3 parcelas

R$ 131,00

Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola parceira

15% de desconto no valor total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. 

Aluno e ex-aluno IBFE

10% de desconto no valor total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.

Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA

AULA

MÓDULO

DESCRIÇÃO

AULA  1

Fundamentos da Aprendizagem e Processamento Fonológico

Nessa aula apresentaremos os princípios que regem os processos de aprendizagem, com foco na linguagem oral e escrita. Serão exploradas as bases neurocognitivas do processamento fonológico e sua relação com o desenvolvimento da leitura e da escrita, evidenciando a importância da consciência fonológica, evocação lexical e memória fonológica como preditores fundamentais da alfabetização.

AULA 2

Processamento Auditivo e Métodos Multissensoriais

Nessa aula serão discutidos os conceitos de audição versus processamento auditivo, abordando desde a anatomofisiologia da Audição até o Processamento Auditivo Central (PAC), suas implicações para a aprendizagem e sinais de alerta em contexto escolar. O módulo também apresenta métodos multissensoriais de ensino, que integram os diferentes canais sensoriais para potencializar a aprendizagem.

AULA 3

Identificação e Avaliação das Dificuldades e Transtornos

Nessa aula trataremos da distinção entre dificuldades de aprendizagem e transtornos específicos da aprendizagem (leitura, escrita e matemática), o TDAH, a discalculia e o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Serão apresentadas ferramentas e critérios para identificação, avaliação e encaminhamento adequado, valorizando a atuação interdisciplinar e a escuta qualificada do educador. O módulo também abordará os impactos desses transtornos no desempenho escolar e as possíveis estratégias de apoio no ambiente educacional.

AULA 4

Estratégias de Intervenção em Sala de Aula e Propostas Interventivas

Nessa aula, nos debruçaremos nas estratégias práticas para intervenção pedagógica eficaz, com destaque para o planejamento de ensino personalizado e a elaboração de propostas interventivas adequadas às necessidades dos alunos. Serão abordadas adaptações curriculares, recursos didáticos e práticas inclusivas voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Incluiremos discussão de casos e oficinas práticas visando dinamismo e transposição teórico-prática. 


Docentes e Convidados

Aline Massaro (RP)

Convidado

Pedagoga graduada pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e na aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Formada em Logoterapia aplicada à Educação e Mestre em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento pela FFCLRP-USP. Atualmente, cursa graduação em Terapia Ocupacional. Possui mais de 10 anos de experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de atuar há 7 anos na área clínica.

Expandir

Camila Bolivar (RP)

Convidado

Fonoaudióloga e Neuropsicopedagoga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Sócia-fundadora da Incantare Clínica Interdisciplinar. Mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Terapeuta PROMPT e ReST. Pós-graduada no Programa Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde da FMUSP - Ribeirão Preto. Possui aperfeiçoamento em Linguagem pelo Centro Integrado de Reabilitação do HERP-USP e especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) pelo LAHMIEI-UFSCar. Atua nas áreas de fala, linguagem e aprendizagem com crianças e adolescentes.

Expandir

Michelle Biliatto (RP)

Convidado

Fonoaudióloga e neuropsicopedagoga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. É mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-graduada pelo Programa Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde da FMUSP-RP, com aperfeiçoamento em Linguagem pelo Centro Integrado de Reabilitação do HERP-USP. Possui especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) pelo LAHMIEI-UFSCar. Terapeuta certificada nos métodos PROMPT e ReST. É sócia-fundadora da Incantare Clínica Interdisciplinar e atua nas áreas de fala, linguagem e aprendizagem com crianças e adolescentes.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Master em Do Ouvir ao Aprender: processamento auditivo, fonológico, leitura e escrita na Neurodiversidade

13 Set

Nos dias 13 e 27 de setembro de 2025 vamos oferecer uma turma do Master em Do Ouvir ao Aprender: Processamento Auditivo, Fonológico, Leitura e Escrita na Neurodiversidade com as Profas. Me. Aline Massaro, Dra. Camila Bolivar e a Profa. Esp. ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição