Objetivo do curso
Objetivo do curso master será abordar as bases da aprendizagem, do processamento fonológico à leitura e a escrita, além do processamento auditivo, passando pela definição dos principais transtornos de aprendizagem e sua diferenciação das dificuldades de aprendizagem, caminhando pelas estratégias de avaliação e intervenção em sala de aula.
Objetivos Específicos:
☑ Compreender as bases neurocognitivas da aprendizagem, com ênfase no processamento fonológico e auditivo e sua relação com a leitura e escrita.
☑ Diferenciar transtornos Específicos de Aprendizagem e Transtorno do Processamento Auditivo Central de dificuldades escolares, identificando critérios diagnósticos e sinais de alerta.
☑ Conhecer instrumentos de avaliação para identificar déficits no processamento fonológico, auditivo e nas habilidades de leitura e escrita.
☑ Analisar casos práticos para aplicar os conhecimentos teóricos na identificação precoce de desafios de aprendizagem.
☑ Desenvolver estratégias de intervenções psicopedagógicas e fonoaudiológicas adaptáveis ao contexto escolar, incluindo:
o Estimulação do processamento fonológico e auditivo.
o Métodos para alfabetização de alunos com dificuldades.
o Adaptações curriculares
☑ Promover práticas pedagógicas inclusivas, integrando conhecimentos sobre neurociência da aprendizagem ao planejamento de aulas multissensoriais.
☑ Discutir o papel multidisciplinar (professor, psicopedagogo, fonoaudiólogo) no acompanhamento de alunos com transtornos ou dificuldades de aprendizagem.
☑ Vivenciar atividades práticas de estimulação da consciência fonológica, decodificação e compreensão leitora, aplicáveis em diferentes níveis de ensino.
☑ Criar um repertório de recursos e adaptações para sala de aula, como jogos, sequências didáticas e materiais acessíveis.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Compreender a relação entre processamento fonológico, auditivo e aprendizagem da leitura/escrita.
☑ Identificar sinais de transtornos de aprendizagem, transtorno do processamento auditivo e diferenciá-los de dificuldades escolares.
☑ Aplicar instrumentos de avaliação e técnicas de intervenção em sala de aula.
☑ Elaborar propostas de interventivas facilitadoras do desenvolvimento frente à neurodiversidade.
☑ Utilizar metodologias inclusivas, multissensoriais e recursos adaptativos.
☑ Trabalhar em equipe multidisciplinar para apoio ao aluno/ paciente e suas famílias.
Carga horária: 24 horas/aula
➞ 16 h/a presencial (2 encontros presenciais)
➞ 08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Do Ouvir ao Aprender: processamento auditivo, fonológico, leitura e escrita na Neurodiversidade
- 13 e 27 de Setembro de 2025
- Periodicidade: Sábado
- Horário: 08h30 às 16h30
- Carga horária: 24 horas/aula
- Duração: 2 dias
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Este curso é voltado para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, psicopedagogos, educadores de apoio, gestores escolares, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos educacionais, estudantes de cursos de licenciatura e áreas correlatas, além de pais e responsáveis que desejam compreender melhor os processos de aprendizagem envolvidos na linguagem oral e escrita. É especialmente indicado para profissionais e familiares que atuam ou convivem com crianças neurodivergentes e buscam estratégias práticas e embasadas cientificamente para promover uma aprendizagem mais acessível, inclusiva e efetiva.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 390,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 196,00 |
3 parcelas | R$ 131,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Fundamentos da Aprendizagem e Processamento Fonológico | Nessa aula apresentaremos os princípios que regem os processos de aprendizagem, com foco na linguagem oral e escrita. Serão exploradas as bases neurocognitivas do processamento fonológico e sua relação com o desenvolvimento da leitura e da escrita, evidenciando a importância da consciência fonológica, evocação lexical e memória fonológica como preditores fundamentais da alfabetização. |
AULA 2 | Processamento Auditivo e Métodos Multissensoriais | Nessa aula serão discutidos os conceitos de audição versus processamento auditivo, abordando desde a anatomofisiologia da Audição até o Processamento Auditivo Central (PAC), suas implicações para a aprendizagem e sinais de alerta em contexto escolar. O módulo também apresenta métodos multissensoriais de ensino, que integram os diferentes canais sensoriais para potencializar a aprendizagem. |
AULA 3 | Identificação e Avaliação das Dificuldades e Transtornos | Nessa aula trataremos da distinção entre dificuldades de aprendizagem e transtornos específicos da aprendizagem (leitura, escrita e matemática), o TDAH, a discalculia e o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Serão apresentadas ferramentas e critérios para identificação, avaliação e encaminhamento adequado, valorizando a atuação interdisciplinar e a escuta qualificada do educador. O módulo também abordará os impactos desses transtornos no desempenho escolar e as possíveis estratégias de apoio no ambiente educacional. |
AULA 4 | Estratégias de Intervenção em Sala de Aula e Propostas Interventivas | Nessa aula, nos debruçaremos nas estratégias práticas para intervenção pedagógica eficaz, com destaque para o planejamento de ensino personalizado e a elaboração de propostas interventivas adequadas às necessidades dos alunos. Serão abordadas adaptações curriculares, recursos didáticos e práticas inclusivas voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Incluiremos discussão de casos e oficinas práticas visando dinamismo e transposição teórico-prática. |
Docentes e Convidados
Aline Massaro (RP)
Convidado
Pedagoga graduada pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e na aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Formada em Logoterapia aplicada à Educação e Mestre em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento pela FFCLRP-USP. Atualmente, cursa graduação em Terapia Ocupacional. Possui mais de 10 anos de experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de atuar há 7 anos na área clínica.
ExpandirCamila Bolivar (RP)
Convidado
Fonoaudióloga e Neuropsicopedagoga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Sócia-fundadora da Incantare Clínica Interdisciplinar. Mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Terapeuta PROMPT e ReST. Pós-graduada no Programa Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde da FMUSP - Ribeirão Preto. Possui aperfeiçoamento em Linguagem pelo Centro Integrado de Reabilitação do HERP-USP e especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) pelo LAHMIEI-UFSCar. Atua nas áreas de fala, linguagem e aprendizagem com crianças e adolescentes.
ExpandirMichelle Biliatto (RP)
Convidado
Fonoaudióloga e neuropsicopedagoga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. É mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-graduada pelo Programa Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde da FMUSP-RP, com aperfeiçoamento em Linguagem pelo Centro Integrado de Reabilitação do HERP-USP. Possui especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) pelo LAHMIEI-UFSCar. Terapeuta certificada nos métodos PROMPT e ReST. É sócia-fundadora da Incantare Clínica Interdisciplinar e atua nas áreas de fala, linguagem e aprendizagem com crianças e adolescentes.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!
Master em Do Ouvir ao Aprender: processamento auditivo, fonológico, leitura e escrita na Neurodiversidade
Nos dias 13 e 27 de setembro de 2025 vamos oferecer uma turma do Master em Do Ouvir ao Aprender: Processamento Auditivo, Fonológico, Leitura e Escrita na Neurodiversidade com as Profas. Me. Aline Massaro, Dra. Camila Bolivar e a Profa. Esp. ...
Continuar lendo