Objetivo do curso
Subsidiar educadores e demais interessados com estratégias práticas de como pensar o movimento de adequações curriculares no planejamento das aulas a fim de garantir respostas educacionais específicas para estudantes que apresentem Necessidades Educacionais Especiais (NEE)
Objetivos Específicos:
☑ Compreensão Básica do TEA: Entender os conceitos fundamentais sobre o Transtorno do Espectro Autista, incluindo sua definição, história, epidemiologia e características clínicas mais relevantes;
☑ Conhecer as legislações brasileiras que garantem as adequações curriculares bem como a quem se destinam (estudantes com ou sem deficiência)
☑ Conhecer os níveis e possibilidades de adequações curriculares partindo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
☑ Vivenciar o movimento de planejar as adequações curriculares na prática por meio de estudo de casos reais.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Conhecer os níveis de adequações curriculares possíveis e bem como refletir sobre o perfil do estudante que demanda cada um deles.
☑ Realizar na prática os ajustes no planejamento e realização das aulas e atividades que garantam acessibilidade e desenvolvimento dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).
☑ Identificar se uma atividade com adequação está dentro da perspectiva inclusiva ou não.
☑ Fortalecer a sua prática no local em que atua conhecendo a base legal e as estratégias práticas de como realizar as adequações curriculares para estudantes que apresentem NEE.
Carga horária: 12 horas/aula
➞ 08 h/a presencial (2 encontros presenciais)
➞ 04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Adequações Curriculares na Prática
- 11 e 25 de Outubro de 2025
- Periodicidade: Sábado
- Horário: 08h30 às 12h00
- Carga horária: 12 horas/aula
- Duração: 2 dias
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Professores, coordenadores e gestores escolares, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação das áreas de educação e saúde, educadores em geral, pais, familiares e demais interessados em práticas e políticas de inclusão escolar, com foco em adequações curriculares para atender às necessidades específicas dos estudantes na escola regular.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 188,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 97,00 |
3 parcelas | R$ 65,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Base legal e teórica | Nessa aula faremos um resgate de conceitos importantes que envolvem a Inclusão (modelos de deficiência na perspectiva histórica, Lei Brasileira de inclusão, Necessidades Educacionais Especiais - NEE, Plano Educacional Individualizado, Finalidade da Educação, Níveis de adequações Curriculares a partir da BNCC, entre outros) |
AULA 2 | Adequações curriculares na prática (estudo de casos) | Nessa aula faremos estudo de casos em grupos (partindo de casos reais trazidos pelos cursistas). A partir do perfil do estudante (características e saberes no componente escolhido), faremos o planejamento dos ajustes necessários para a garantir a acessibilidade e desenvolvimento dele em uma aula específica partindo do ponto de aprendizagem em que se encontra. |
Coordenador (a)
Mayra Zanetti (RP)
Possui graduação em Pedagogia e Licenciatura em Educação Especial pela UFSCar, além de diversas especializações na área da inclusão, como Atendimento Educacional Especializado (AEE), Psicopedagogia e Neuroeducação. É pós-graduada em Neuropsicopedagogia e atualmente cursa Técnico em ABA pela UFMT, além de uma Pós-graduação em Gestão Escolar. Também é aluna especial do Mestrado em Psicobiologia, atuando como autora colaboradora.
Atua como docente de Atendimento Educacional Especializado, além de prestar assessoria e oferecer formação docente com foco no desenvolvimento de práticas inclusivas.
Foi recentemente premiada no Seminário Internacional SIECVIDA USP/RP pelo relato de experiência intitulado "Inclusão de estudantes com Autismo nível três na escola regular" e é coautora do livro Autismo: uma jornada de conscientização 2, da editora Literare, com lançamento previsto para agosto de 2025.
Possui experiência como docente nos Anos Iniciais, coordenadora pedagógica em unidade escolar e coordenadora técnica no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto.
Atua como colaboradora do projeto Todos Podem Aprender - CEIQ/USP RP, é membra do grupo Mães Atípicas RP e sócia fundadora da Associação Nacional de Diversidade e Inclusão (ANIDE), atualmente em construção.
Eventos
Início do Master em Adequações Curriculares na Prática
Nos dias 11 e 25 de outubro de 2025 vamos oferecer uma turma do Master em Adequações Curriculares na Prática com a Profa. Esp. Mayra ZanettiO curso acontecerá em dois sábados das 08h30 às 12h00.Confira a ementa e a ...
Continuar lendo