Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
Formar profissionais capazes de compreender e aplicar os fundamentos científicos da alfabetização, integrando conhecimentos da neurociência, da psicologia cognitiva e da educação às práticas pedagógicas de ensino da leitura e da escrita.
O curso promove uma compreensão aprofundada dos processos cognitivos e neurobiológicos envolvidos na aprendizagem da linguagem escrita, possibilitando ao profissional analisar como o cérebro aprende a ler e escrever e quais fatores interferem nesse processo.
A partir dessa base, o aluno desenvolve competências para identificar dificuldades de alfabetização, interpretar dados de avaliação e propor intervenções pedagógicas fundamentadas em evidências científicas.
Ao longo da formação, o profissional é estimulado à reflexão crítica e à construção de práticas pedagógicas mais eficazes, considerando a diversidade neurocognitiva dos estudantes e o compromisso com uma educação inclusiva. A proposta formativa fortalece a relação entre ciência e prática educacional, preparando o aluno para transformar conhecimento científico em estratégias concretas que promovam uma alfabetização de qualidade.
Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça (download) da apresentação.
Quais são os diferenciais do curso?
O Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Neurociência: Fundamentos Científicos da Leitura e Escrita foi estruturado para formar profissionais com um olhar técnico, científico e fundamentado sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, articulando de forma consistente os conhecimentos da neurociência às práticas educacionais.
A proposta do curso tem como foco a compreensão dos processos cognitivos e neurobiológicos envolvidos na alfabetização, possibilitando ao profissional reconhecer como ocorre a aprendizagem da linguagem escrita e identificar fatores que impactam esse processo, desde aspectos linguísticos até variáveis cognitivas e ambientais.
Um dos principais diferenciais do curso é o seu corpo docente multidisciplinar, composto por profissionais que atuam diretamente na interface entre linguagem, aprendizagem e educação, como psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos. Essa composição amplia a visão do aluno e favorece uma compreensão integrada e aplicada do processo de alfabetização.
A organização curricular prioriza a construção de uma base teórica sólida, fundamentada em evidências científicas atuais, associada ao estudo dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita, sempre articulada às práticas pedagógicas. Ao longo da formação, são apresentadas estratégias de ensino, instrumentos de avaliação e propostas de intervenção que podem ser aplicadas diretamente no contexto educacional.
A proposta formativa visa preparar o profissional para atuar de maneira ética, técnica e interdisciplinar, promovendo práticas pedagógicas mais eficazes, inclusivas e cientificamente fundamentadas, capazes de responder às demandas reais do processo de alfabetização.
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
Turma(s)
Pós-graduação em Alfabetização e Neurociência: fundamentos científicos da leitura e escrita | Turma Semanal
- 18 de março de 2027
- Periodicidade: Semanal - quinta-feira
- Horário: 19h00 às 22h30.
- Carga horária: 372 horas
- Previsão de término: junho de 2028
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 36
Para quem se destina esse curso?
Profissionais graduados em Pedagogia e demais licenciaturas, coordenadores e gestores educacionais, profissionais de apoio pedagógico, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e demais profissionais das áreas da Educação e da Saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de alfabetização a partir de uma perspectiva científica e aplicada.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/Conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.

Formas de pagamento e descontos
Quer saber o valor do curso?
Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!
Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
| DISCIPLINAS | Horas |
|---|---|
| NEUROCIÊNCIA APLICADA À APRENDIZAGEM | - |
| CIÊNCIA DA LEITURA E PSICOLOGIA COGNITIVA | - |
| CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ALFABETIZAÇÃO | - |
| VOCABULÁRIO, FLUÊNCIA E COMPREENSÃO LEITORA | - |
| DESENVOLVIMENTO INFANTIL E LETRAMENTO EMERGENTE | - |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO | - |
| ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | - |
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA | - |
| ALFABETIZAÇÃO E TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: DA COMPREENSÃO ÀS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO | - |
| CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO NA BNCC E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | - |
| AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO | - |
| MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA | - |
| PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | - |
| CARGA HORÁRIA TOTAL | 372 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Miryan Buzetti (RP)
Coordenadora
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.
Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
ExpandirDocentes e Convidados
Aline Massaro (RP)
Convidado
Pedagoga graduada pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e na aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Formada em Logoterapia aplicada à Educação e Mestre em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento pela FFCLRP-USP. Atualmente, cursa graduação em Terapia Ocupacional. Possui mais de 10 anos de experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de atuar há 7 anos na área clínica.
ExpandirAlyne Domene (RP)
Convidado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022).Com uma ampla trajetória educacional, atua nas séries iniciais da Educação Básica, na Educação Especial e como Psicopedagoga Clínica. Além disso, é tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial, contribuindo para a formação de novos profissionais na área. Seu trabalho abrange desde a prática docente até intervenções psicopedagógicas, com foco no desenvolvimento e inclusão educacional.
ExpandirBarbara Alves (RP)
Convidado
Graduada em Fonoaudiologia pela PUC Minas, é especialista em Saúde Coletiva pela FMRP/USP e mestranda em Saúde Coletiva, com foco em Tecnologias da Informação e Comunicação, pela FORP/USP-Ribeirão Preto. Realizou cursos de aprimoramento nas áreas de desenvolvimento infantil, com foco em transtornos de fala. Atualmente, atua como fonoaudióloga clínica na reabilitação de crianças e adolescentes, com enfoque nos transtornos do desenvolvimento da linguagem, comunicação e aprendizagem.
ExpandirCarla Rangel (RP)
Convidado
Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, campus Ribeirão Preto/SP, é especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara/SP, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Atualmente, está em curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T.E.A. pelo CBI off Miami, na modalidade EAD.Possui aprimoramento em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP - Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade de São Paulo - USP-RP, e formação em Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Também realizou o curso Diálogo contextualizado em TDAH, Distúrbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.Com vasta experiência profissional, atuou como docente em diversos níveis de ensino (infantil, fundamental, técnico-profissionalizante e superior), além de ter desempenhado funções de coordenadora e diretora pedagógica. Há 15 anos, dedica-se à Psicopedagogia Clínica e ao atendimento Psicopedagógico home care, trabalhando em equipe multidisciplinar. É docente na pós-graduação em educação e saúde, além de consultora educacional na formação de educadores.
ExpandirCarolina Braga (RP)
Convidado
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Neuropsicóloga pelo Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde. Possui certificação clínica Autism Diagnostic Observational Schedule (ADOS-2). Doutora pelo Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.Atua como consultora escolar na área de Educação Inclusiva e também na área clínica com Transtornos do Neurodesenvolvimento. Foi finalista do Prêmio Dica de Mestre do Instituto Glia em 2016 e 2018. Realiza ainda a divulgação de materiais sobre aprendizagem no canal Desenvolvimento Saudável por Carolina Braga, na plataforma YouTube, e é fundadora da Inclua - Assessoria em Inclusão.
ExpandirCláudia Bettio (RP)
Convidado
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2017), possui um Mestrado (2019) e um Doutorado (2023) em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo, concentrando-se em comportamento verbal, desenvolvimento humano, psicologia escolar e da aprendizagem, formação de professores, engajamento escolar, uso de tecnologias digitais por crianças pré-escolares, educação inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
ExpandirFabiana Marcon (RP)
Convidado
Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), acumula quase 15 anos de experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com atuação também como Aplicadora ABA e na área da Psicopedagogia, possui formação extensiva em cursos relacionados ao Autismo e ABA, além de ser instrutora PCM (Professional Crisis Management), onde tem dedicado aproximadamente 13 anos de sua carreira. Atualmente, é diretora da clínica Singulo em Jaboticabal, onde continua a expandir seu compromisso com o desenvolvimento educacional e comportamental de seus clientes.
ExpandirJuliana Rezende (RP)
Convidado
Pedagoga pelo Centro Universitário Barão de Mauá, é pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Moura Lacerda e possui Formação para Psicopedagogos pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires - EPsiBA. Também é pós-graduada em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Básica pela PUC-PR e Mestre em Ciências pelo Programa de Psicologia da FFCLRP - USP de Ribeirão Preto. Possui 25 anos de experiência na Educação Básica, atuando em coordenações da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, além de experiência no Ensino Superior em cursos de Psicopedagogia.
ExpandirKarina Lumena (RP)
Coordenadora
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado-sanduíche realizado em parceria com a Arden University (Reino Unido) e a Warwick University (Reino Unido). Durante o doutorado, investigou sobre a ansiedade matemática e o pensamento computacional e participou do projeto "Desenvolvendo a Resiliência Matemática para Inclusão: Construindo Pontes entre Brasil e Reino Unido". É especialista em Neuroaprendizagem, mestre em Finanças e graduada em Engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP).Possui experiência como consultora financeira e professora universitária, tendo ministrado disciplinas de matemática financeira e finanças corporativas. Atualmente, dedica-se à capacitação de educadores e à psicoeducação, acompanhando crianças e adolescentes com dificuldades em Matemática.Integra o Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) e a Rede de Resiliência Matemática (Mathematical Resilience Network - Brazil Branch - Warwick University/UK).
ExpandirKaroline Fonseca (RP)
Convidado
Psicóloga e Neuropsicóloga, registrada pelo Conselho Federal de Psicologia. É mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutoranda em Neurologia e Neurociência pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Possui experiência em avaliação neuropsicológica e psicologia experimental, com atuação voltada principalmente para as seguintes áreas: neuropsicologia experimental, transtornos neurocognitivos maiores, envelhecimento saudável e patológico, e avaliação das funções cognitivas básicas.
ExpandirLilian Bergamo (RP)
Convidado
É Psicóloga formada pela Universidade Paulista (2001), com Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Ciências/Psicologia pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), incluindo estágio de pesquisa na Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), Canadá.Sua trajetória docente inclui atuação em Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação, Psicologia Social e Comunitária, com experiência em pesquisas e intervenções junto a crianças, adolescentes e grupos em situação de risco psicossocial. Desenvolveu estudos e publicações sobre maus-tratos contra crianças, tema investigado ao longo do mestrado e do doutorado.Atua como tutora a distância e professora responsável em disciplinas nos cursos de Licenciaturas — entre eles Pedagogia e Psicopedagogia (modalidades EAD e/ou presencial) — e no curso de Direito (modalidade presencial) no Claretiano - Centro Universitário. Conduz disciplinas como Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicologia da Educação, Violência contra Crianças, Psicologia Jurídica, Pensamento Clínico e Aconselhamento Psicopedagógico, entre outras. Também integra o Grupo de Estudos em Direito, Justiça e Desenvolvimento (GEDED) do Claretiano - Centro Universitário.Paralelamente, exerce atividade como psicóloga clínica, atendendo adultos, crianças e adolescentes, com referência na abordagem psicanalítica.
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Psicóloga e Neuropsicóloga, com Mestrado (2016) e Doutorado (2021) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, onde também realizou um estágio doutoral na University of Zurich, no departamento de Psicologia Cognitiva. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e em Psicologia pela Universidade de Franca (2015).Possui especializações em Reabilitação Neuropsicológica pelo Instituto Antônio Lefèvre (2014) e em Família Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Atualmente, atua como docente de graduação em Psicologia e de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior.Desenvolve pesquisas e atua na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Neuropsicologia, concentrando-se principalmente em processos de memória e atenção no envelhecimento e no neurodesenvolvimento.
ExpandirMiryan Buzetti (RP)
Coordenadora
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
ExpandirNeiva Caetano (RP)
Convidado
Doutora e Mestra em Ciências com foco em Educação, formada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012) e em Criminologia pelo Departamento de Psicologia da FFCLRP/USP (2024). Graduou-se em Pedagogia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2010).Atualmente, atua como professora PEBI na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e como docente de Pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Possui vasta experiência na área da Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, História Social da Infância, História da Educação e Formação Docente.
ExpandirPatrícia Borges (RP)
Convidado
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), além de pós-graduação em Neuropsicopedagogia pelo IPECS. Como docente no curso de Psicopedagogia do IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II no Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) sob a orientação da Profª Drª Simone A. Capellini.Com uma trajetória profissional de 18 anos, atua em consultório particular focado nos Transtornos de Aprendizagem e como Fonoaudióloga Educacional em uma escola privada em Ribeirão Preto. Atualmente, está realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional no CEFAC de São Paulo, ampliando ainda mais sua expertise na área.
ExpandirEventos
Início das aulas da Pós-graduação em Alfabetização e Neurociência: fundamentos científicos da leitura e escrita - Turma Presencial 2027 - Semanal
No dia 18 de Março de 2027, quinta-feira, começam as aulas da Pós-graduação em Alfabetização e Neurociência: fundamentos científicos da leitura e escrita do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão as quintas-feiras (semanal).Carga horária: 372 horasHorário das aulas: das 19h00 às ...
Continuar lendo