Pós-graduação

Metodologias Ativas (início setembro 2020)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe a propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mundo atual, as quais devem ser adotadas nos espaços da escola para favorecer o desenvolvimento do aprendiz-protagonista.


Para conferir o descritivo completo do curso, clique em (download).


Duração: 13 meses (420 horas)


O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.



Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)

Pós-graduação em Metodologias Ativas - turma semanal às terças-feiras

  • Data de início: 22 de setembro de 2020
  • Dia da semana: terça-feira (todas às terças-feiras)
  • Horário das aulas: 19:00 às 22:30
  • Carga horária: 420 horas
  • Duração: 13 meses

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas, ao futuro da educação e às tendências que irão nortear os caminhos para uma educação de qualidade e eficaz.

Metodologia

Aulas presenciais, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:

  • Preparação para as aulas;
  • Estudos de caso;
  • Aulas expositivas;
  • Discussões e debates em sala de aula;
  • Aplicações de metodologias ativas (Storytelling, PBL, Sala de aula invertida, aulas em campo, etc).

Investimento e formas de pagamento

Quer saber o valor do curso? (Clique aqui) e solicite por whatsapp!


*Não cobramos taxa de matrícula

 

Tem algum tipo de desconto?

  • Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
  • Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])



Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

ou 

Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado. 



O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO -
PEDAGOGIA DE PROJETOS E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) -
APLICAÇÃO DE SALA DE AULA INVERTIDA -
APLICAÇÃO DE NARRATIVAS E STORYTELLING NA EDUCAÇÃO -
ESTUDO DO MEIO E VIAGEM PEDAGÓGICA -
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO -
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS -
CULTURA MAKER -
GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO -
DESIGN THINKING E CRIATIVIDADE -
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Cleide Cibelle Borda Maurer

Graduada em História pela PUCRS em 2007 e em Pedagogia pela Fatece em 2016. Pós-graduada em Psicopedagogia em 2017 e Especialista em Docência no Ensino Superior, em 2014 pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Atuou como Coordenadora de Ensino Regular, professora universitária e de educação básica nas áreas humanas e Secretária Acadêmica de Ensino Superior. Atualmente, trabalha como conteudista para pós-graduação, professora de ensino básico, coordenadora pedagógica, assessora pedagógica e tutora EAD. Suas pesquisas são direcionadas a Educação Infantil e Anos Iniciais, Transtornos de aprendizagem e Inovações na Educação.

Expandir

Docentes e Convidados

Cleide Cibelle Borda Maurer

Graduada em História pela PUCRS em 2007 e em Pedagogia pela Fatece em 2016. Pós-graduada em Psicopedagogia em 2017 e Especialista em Docência no Ensino Superior, em 2014 pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Atuou como Coordenadora de Ensino Regular, professora universitária e de educação básica nas áreas humanas e Secretária Acadêmica de Ensino Superior. Atualmente, trabalha como conteudista para pós-graduação, professora de ensino básico, coordenadora pedagógica, assessora pedagógica e tutora EAD. Suas pesquisas são direcionadas a Educação Infantil e Anos Iniciais, Transtornos de aprendizagem e Inovações na Educação.

Expandir

Danubia Cristina de Paula

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2018). Aluna de Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde Mental e Educação Socioemocional. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação socioemocional e promoção, prevenção e intervenção em saúde mental. 

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Erika de Andrade Silva

Licenciada em Música e especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Docente e coordenadora de curso na educação superior desde 2008 e professora de música da escola Waldorf João Guimarães Rosa no ensino fundamental e médio. Tem formação no curso Antropomúsica pelo instituto Ouvir Ativo: música e desenvolvimento humano. Concluiu o curso de Habilidades para a vida pela fundação EDEX, Universidade de Girona (Espanha). Pianista, cantora e regente. 

Expandir

Evelyn Ignacio

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. 

Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Laura Marangoni

Psicóloga e Mestre em Psicologia na área de Desenvolvimento de Carreira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atuando em clínica particular desde a formação (2014), tem também experiência no âmbito acadêmico e educacional, implementando programas de educação socioemocional nas escolas e, atualmente, produzindo conteúdos na área. 

Luciano Alves Rocha

Experiência e formação: Especialista em Administração de Empresas - CEAG – FGV, 2008. Graduado em Engenharia Elétrica - USP – São Carlos, 2003. Carreira de 12 anos na gestão de processos de negócio nas áreas de TI e Supply Chain em empresas nacionais e multinacionais tais como Unilever, Abrange Logística e Construtora Tenda. Atuação na gerência de projetos de implantação de operações logísticas de armazenagem e distribuição em empresas como AmBev e Coelce, gerando aumento do faturamento e expansão das atividades em nível nacional.

Expandir

Maria Helena Guimarães de Castro

Socióloga e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, professora aposentada pela mesma universidade, onde foi também diretora adjunta do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas/NEPP. Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação (maio/2016-maio/2018). Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2009-2016) e Diretora Executiva da Fundação SEADE de São Paulo (2012 a maio de 2016). No Governo do Estado de São Paulo atuou de 2003-2009, como Secretária de Estado de Educação; Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. No período de 1995 a 2002, atuou no Ministério da Educação: foi presidente do Inep (1995-2001); Secretária de Educação Superior (2001) e Secretária Executiva do MEC (2002). Foi Secretária Municipal de Educação de Campinas/SP e Presidente nacional da UNDIME. Publicou vários artigos e capítulos de livros na área de avaliação de políticas educacionais, currículo, avaliação, gestão e reformas educacionais. 

Atualmente é vice-presidente do conselho do PISA Governing Board/OECD e membro da Agenda 2030 da UNESCO. É membro do conselho da Associação Brasileira de Avaliação Educacional/ABAVE; do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e do Todos pela Educação. É Membro da Academia Brasileira de Educação desde 2005 e da Academia Paulista de Educação desde 2015. 

Expandir

Mariana Maniglia

Mestre e doutoranda em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP e MBA em Gestão na FAAP/Wharton. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ecommerce tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM e também atua em iniciativas Startups e de Inovação. É diretor da BADU+COP, empresa de consultoria empresarial, das áreas de Branding, Inteligência em Mídia e Planejamento / Ativação de negócios no Brasil e Itália.

Expandir

Tawana Orlandi

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos). Participou da linha de pesquisa "Formação de professores, novas tecnologias e outros agentes educacionais". Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal em Ribeirão Preto há mais de dez anos. Atualmente, além de professora de educação infantil é professora e coordenadora na pós-graduação em Educação Infantil pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas Pós-graduação em Metodologias Ativas 2020 Turma semanal

No dia 22 de setembro de 2020, terça-feira, começam as aula da Pós-graduação em Metodologias Ativas do IBFE Ribeirão Preto.Tempo de duração do curso: 13 meses (420 horas)Horário das aulas às terças-feiras: das 19h00 às ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição