Pós-graduação

Educação Socioemocional (Turma Física/Março2024)

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

Este curso caracteriza-se por uma proposta multi e interdisciplinar que visa formar e instrumentalizar profissionais das áreas da educação, saúde e afins, para que favoreçam e potencializem o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades sociais e emocionais de seus alunos, preparando-os para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências e demandas do mundo contemporâneo. Além disso, busca trazer conhecimentos sobre o impacto das competências socioemocionais na aprendizagem escolar e auxiliar o educador a desenvolver ações que auxiliem a promoção do aprendizado, bem como a prevenção e possível superação das dificuldades de aprendizagem. E, por fim, promover competências socioemocionais do educador para que possa repensar sua postura e práticas em sala de aula agindo de forma preventiva em contrapartida às remediativas, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para o manejo efetivo e afetivo junto às crianças e adolescentes em sala de aula.


Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.


O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC




Turma(s)

Pós-graduação Educação Socioemocional - Quinzenal

  • 23 de março de 2024
  • Periodicidade: Quinzenal - sábado
  • Horário: 08h30 às 22h30.
  • Carga horária: 372 horas
  • Duração: 13 meses 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 

Pós-graduação Educação Socioemocional - Semanal

  • 18 de março de 2024
  • Periodicidade: Semanal - segunda-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30.
  • Carga horária: 372 horas
  • Duração: 13 meses 
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 

Para quem se destina esse curso?

O Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Socioemocional e Práticas na Escola se destina a professores, orientadores, coordenadores e diretores escolares. O curso também pode ser relevante para profissionais da área da saúde que tenham atuação em Educação.


Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O trabalho de conclusão de curso será a apresentação de um projeto na área de Educação Socioemocional. Quem coordenará o projeto será o professor da última disciplina do curso: Competências Socioemocionais 2.


Powered by Google Classroom


Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.


Formas de pagamento e descontos

Quer saber o valor do curso?

Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!


Formas de pagamento e parcelamento:

- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).

- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.



DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções.

Escola Parceira

15% de desconto no valor total do curso

Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 1 -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 2 -
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS -
COMUNICAÇÃO EMOCIONAL -
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA POSITIVA -
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS -
FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADANIA DIGITAL -
NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES -
ATENÇÃO PLENA, SAÚDE FÍSICA E ESPORTE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 372 HORAS

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Psicanalista. Especialista em Neurociência, Programação Neurolinguística e Inovação em Educação. Criador e Coordenador dos cursos de pós-graduação no IBFE Neurociência Aplicada à Educação, Programação Neurolinguística, Educação Socioemocional, e Psicopedagogia. Diretor Acadêmico na Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Graduado em Música, Professor de Yoga. Palestrante e Mentor em Comunicação Professor de Comunicação Emocional na Inova Business School. Autor dos livros "Comunicação Emocional" e "NeuroComunicação".

Expandir

Docentes e Convidados

Alessandra Luiza de Rezende

Convidado

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), mestranda em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento, pela mesma faculdade. Colaborou no desenvolvimento do Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI), no tempo em que contribuiu para o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Economia Social (LEPES-USP). Atualmente, é pesquisadora integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP), e foi uma das fundadoras da Liga de Terapias Cognitivo-Comportamentais da USP-RP (LiTCC-USP).

Expandir

Evelyn Ignacio

Convidado

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista -Unesp  de Franca, pós graduada em Gestão de Pessoas pela UniFacef, especialista em Consultoria de Carreira pela FIA/USP de São Paulo. Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching,  Instrutora de Mindfulness pelo MTI - Mindfulness Trainings International e membro da Abramind - Associação Brasileira de Mindfulness. 

Como profissional de Recursos Humanos atuou em uma grande empresa do varejo nacional. Atualmente é facilitadora de programas de desenvolvimento individual, grupos e equipes com foco em autoconhecimento, mindfulness, soft skills/habilidades socioemocionais, comunicação não-violenta e liderança. Também é facilitadora das metodologias lúdicas para o autoconhecimento: Coaching Game e Lego.

Expandir

Fabíola Dantas

Convidado

Graduada em  Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia - Faculdades Bandeirantes (2004). Doutora e mestre em  Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar  no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, assim como foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica. Foi coordenadora ao Ensino Superior. É docente há 16 anos  em Instituições de Ensino Superior, em cursos de graduação e Pós - graduação. Atualmente atua na área clínica e na docência do Ensino Superior.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica.  Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.

Expandir

João Rilton

Psicanalista. Especialista em Neurociência, Programação Neurolinguística e Inovação em Educação. Criador e Coordenador dos cursos de pós-graduação no IBFE Neurociência Aplicada à Educação, Programação Neurolinguística, Educação Socioemocional, e Psicopedagogia. Diretor Acadêmico na Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Graduado em Música, Professor de Yoga. Palestrante e Mentor em Comunicação Professor de Comunicação Emocional na Inova Business School. Autor dos livros "Comunicação Emocional" e "NeuroComunicação".

Expandir

José Francisco Aparecido

Doutoramento em ciências da educação- Universidade de Évora /Portugal. Especialista em estudos contemporâneos pela universidade de Coimbra / Portugal.
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Laura Marangoni

Convidado

Psicóloga e Mestre em Psicologia na área de Desenvolvimento de Carreira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atuando em clínica particular desde a formação (2014), tem também experiência no âmbito acadêmico e educacional, implementando programas de educação socioemocional nas escolas e, atualmente, produzindo conteúdos na área. 

Letícia Oliveira

Convidado

Pedagoga e Mestranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Neurociência, Alfabetização e Letramento (Barão de Mauá e IBFE) e membro do Núcleo de Pesquisa GEPEFOR (FFCLRP-USP).  Treinadora de Oratória e Comunicação Adulto-Juvenil. Experiência docente nos anos iniciais, educação infantil e formação de educadores. 

Mariana Maniglia

Convidado

Mestre e doutora em Psicobiologia (USP-RP), graduada em Serviço Social (UNESP) e Psicologia (Unifran), especialista em Neuropsicologia (USP-SP).  Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica e  experiência profissional em políticas de saúde pública, e  experiência em docência no ensino superior.

Meiry Soares da Costa Pereira

Psicóloga formada pela PUCCAMP e Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem também pela PUCCAMP. Possui Mestrado em Psicologia Escolar - PUCCAMP e experiência em atendimento clínico em psicoterapia e psicopedagogia de crianças e adolescentes, orientação de pais e atendimento junto à crianças e adolescentes com necessidades especiais. Professora de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Educação Infantil e Ensino Fundamental; Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas - SP.

Expandir

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 2010), mestre em Biotecnologia na área de concentração Genômica e Proteômica (UFOP, 2013) e doutora em Ciências na área de concentração Genética Médica (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2019). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desde 2014, lecionando principalmente as disciplinas Bioinformática, Biologia Forense, Fisiologia, Genética, Biologia Molecular e Biologia Celular.

Expandir

Tawana Orlandi

Convidado

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Professora na rede municipal de Ribeirão Preto há mais de dez anos e formadora de professores e gestores que atuam na Educação Infantil. Professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de estudos e pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto).

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas Pós-graduação em Educação Socioemocional 2024 - Turma física (semanal)

No dia 18 de março de 2024, segunda-feira, começam as aulas da Pós-graduação em Educação Socioemocional do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão as segundas-feiras (semanal).Tempo de duração do curso: 13 meses (372 horas)Horário das aulas: das 19h00 às 22h30Local: Rua Alice Além Saad, ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição