Pós-graduação

Educação Inclusiva (Turma Física - Setembro/2021)

Mensais a partir de:

R$ 290,00

Gostou do curso?


Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

  • Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades, das barreiras e das diferenças das pessoas, criando condições para que o egresso proponha ações interativas com a sociedade, trabalhando em prol da inclusão dos alunos com deficiência nos processos educativos e sociais mais amplos.
  • Desempenhar e desenvolver técnicas, projetos, metodologias, recursos e práticas pedagógicas que potencializem e otimizem a efetivação das práticas inclusivas nas instâncias de docência, corpo discente e gestão escolar.
  • Capacitar os estudantes de pós-graduação para domínio dos principais aspectos teóricos e práticos relacionados aos diversos âmbitos de atuação do profissional especializado em educação inclusiva, potencializando a eficácia no processo de aprendizagem e otimizando os resultados na prática docente.



Para conferir o descritivo completo do curso, clique em (download).



O curso é presencial?

Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.



Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)

Pós-graduação Educação Inclusiva - Turma presencial física

  • 20 de setembro de 2021
  • Periodicidade: Semanal - segunda-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30
  • Carga horária: 420 horas
  • Duração: 13 meses 
  • Turma presencial física

Para quem se destina esse curso?

Graduados nas áreas da educação e da saúde e demais profissionais portadores de diploma de curso superior com interesse em estudar as questões que envolvem as necessidades educacionais especiais e inclusão de pessoas com deficiência em âmbitos educacionais, sociais e profissionais.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Escrita de projeto pedagógico relacionado à temática do curso, contendo 05 páginas, com entrega à banca até sete dias antes do término do curso.

Investimento e formas de pagamento

Valores:

Total: R$ 5.800,00

13 vezes de R$ 390,00

16 vezes de R$ 344,00

20 vezes de R$ 290,00

Desconto especial para pagamento à vista = R$ 4.700,00


*Não cobramos taxa de matrícula


Tem algum tipo de desconto?

  • Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
  • Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])



Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

ou 

Via Pagseguro com desconto de 3% adicional aplicado ao valor total do curso, à vista ou parcelado. 



O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO -
CURRÍCULO ESCOLAR E INCLUSÃO -
DEFICIÊNCIAS E MERCADO DE TRABALHO -
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E SUAS PATOLOGIAS -
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA -
LIBRAS -
DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA -
DEFICIÊNCIA VISUAL -
DEFICIÊNCIA AUDITIVA -
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL -
SUPERDOTAÇÃO, ALTAS HABILIDADES E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS -
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA -
PSICOMOTRICIDADE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Miryan Cristina Buzetti

Pedagoga (Unesp - FCLar). Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós doutorado na área de educação (Unesp - Marília). Especialização em Psicopedagogia Institucional. Especialização em Educação Especial. Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da educação a distância. Experiência docente nas séries iniciais, na educação especial, no ensino superior e na educação a distância. Pesquisas e publicações na área de processo de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldade de aprendizagem, adaptação curricular, deficiência intelectual.

 

Expandir

Docentes e Convidados

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Psicopedagoga pela Unicamp (2011), possui graduação em Pedagogia (2000) e Mestrado em Educação (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Experiência como docente na UniMetrocamp (2003 a 2018), Uniesp (2011 a 2014), Unimax - Indaiatuba (2018 a 2020).

Foi coordenadora pedagógica do setor de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos (CEP UniMetrocamp), representante de coordenação no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e Coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da UniMetrocamp de 01/2017 à 06/2018. 
Supervisora de cursos de EaD da Univesp de 07/2018 a 09/2019. 
Psicopedagoga na Escola São Paulo - Holambra de 07/2019 a 02/2020.
Autora do material para disciplina de Ética e Responsabilidade Socioambiental via EaD dos cursos de graduação do Grupo Ibmec e do material de Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan. Professora EaD de 2010 a 2018.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, docência, ética, avaliação, aprendizagem, formação de professores,valores, ensino superior e estágio supervisionado. Atualmente faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação - MEC, para atos autorizativos de curso superior e é Orientadora Pedagógica na Escola São Paulo - Holambra.


Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É advogada criminalista e coordenadora da Faculdade de Direito da Unità. É coautora dos livros Direito Penal para OAB, Inovação na Educação e Inovação e Métodos para Nativos Digitais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Eliane El Badouy Cecchettini, Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, pós-graduada em Marketing, vencedora de 2 categorias do prêmio de Mídia Estadão - Pesquisa de Mídia e Gran Prix, premiada com Profissionais do Ano Rede Globo, co-autora de 2 livros "Inovação em Sala de Aula" e "Métodos de Ensino para Nativos Digitais". Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK do Grupo EPTV - afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. É coordenadora e professora do Master de Negócios de Impacto, professora de Capitalismo Consciente no Curso de Conselheiros TrendsInnovation e no Master de Neurobusiness da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu contas como McDonald 's, Unilever, Johnson & Johnson, FIAT, Bradesco, L'oréal, Tetra Pak, 3M, CPFL, Souza Cruz, Internacional Paper, entre outras. É Head de Media Intelligence & Consumer Insights da Targget House, Conselheira TrendsInnovation pela Inova Business School, Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Luciana Wiltenburg Sawaya

Pedagoga com Licenciatura Plena (2009), especializada em Psicopedagogia, pela Faculdade Metrocamp; Educação Especial e Neuropsicopedagogia pela Faculdade São José, Campinas - SP. Realiza, desde de 2013, pesquisa sobre a Psicologia Genética. Possui experiência em ministrar e coordenar o ensino básico e técnico; já atuou como professora universitária e como orientadora de estágio pela Faculdade FlemingUniesp; atualmente ministra a disciplina de Adaptação Curricular no curso de Especialização de Educação Inclusiva pela Unitá Faculdade. Atua principalmente na relação ensino aprendizagem, ética, e orientação psicopedagógica. 

Expandir

Patricia Hipolito de Alexandria

Atualmente é Professora Especialista em Libras (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS) com 25 anos de experiência. Possui graduação em Letras / Libras (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS) pela Universidade Federal de Santa Catarina - USP em 2010. Especialista em Libras e Educação dos Surdos pela ATUALIZE PÓS GRADUAÇÃO em 2017. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP, MBA em Gestão na FAAP/Wharton, Conselheiro TrendsInnovation pela Inova Business School. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ferramentas de Gestão da Nova Economia tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM. Facilitador de treinamentos presenciais e online. Consultor da Inova Consulting nas áreas de Métodos Ágeis e Transformação Digital atuando nos mais diversos setores como bancos, seguros, contact centers, agro, entre outros. É diretor da Targget House, empresa de consultoria em mídia e inteligência de mercado.

Expandir

Tadeu Brettas

Experiência e formação: Publicitário, com 30 anos de experiência à frente de departamentos de criação em agências de comunicação. Um dos profissionais de propaganda mais premiados do interior de São Paulo. Professor-orientador, há 15 anos, dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Comunicação Mercadológica, nas instituições onde leciona. 

Formação: Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-graduação em Gerência de Marketing e Mestrado em Administração de Empresas.

Expandir

Thaís Silvestre

Graduada em Pedagogia- Docência e Gestão Educacional pela Faculdade Metropolitana de Campinas-METROCAMP, especialista em LIBRAS para Docência no Ensino Superior e Básico e Interpretação. Pedagoga/Intérprete de LIBRAS da E. E. Professor João Lourenço Rodrigues, professora Especialista em LIBRAS na Faculdade UNIESP-POLICAMP. 

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas Pós-graduação em Educação Inclusiva 2021 - Turma física (semanal)

No dia 20 de setembro de 2021, segunda-feira, começam as aulas da Pós-graduação em Educação Inclusiva do IBFE Ribeirão Preto.As aulas acontecerão às segundas-feiras (semanal).Tempo de duração do curso: 13 meses (420 horas)Horário das aulas: ...

Continuar lendo

CAMPANHA DE MATRÍCULA ANTECIPADA

Se você já decidiu que em 2021 irá investir em sua carreira, não deixe de aproveitar ofertas exclusivas para quem faz matrícula antecipada! Confira: 17/05/2021 a 17/06/2021 - 50% de desconto nas 4 primeiras mensalidades.18/06/2021 a ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição