Objetivo do curso
Quais são as habilidades preditoras do letramento matemático na educação infantil? Essa é uma pergunta que deveria nortear o trabalho dos profissionais que atuam com a primeira infância. O desenvolvimento dessas habilidades melhora o processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, este curso traz propostas e reflexões para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na Educação Infantil.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Compreender o que é a Matemática;
☑ Compreender a importância do raciocínio lógico na educação infantil;
☑ Conhecer as habilidades envolvidas na aprendizagem matemática;
☑ Compreender o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na primeira infância, bem como sua importância para a vida.
Carga horária: 30 horas/aula
➞ 20 h/a presencial (5 encontros presenciais)
➞ 10 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em A Matemática na Educação Infantil
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, pedagogos, psicopedagogos e coordenadores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ou qualquer pessoa interessada em conhecer o início da aprendizagem matemática: a matemática da primeira infância.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 336,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 181,40 |
3 parcelas | R$ 123,20 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola | 15% de desconto no valor | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com | 10% de desconto no valor | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Qual é a sua relação com a matemática? | Todos nós nascemos com pela capacidade de entender a matemática. Nosso primeiro contato com ela ocorre em nosso dia a dia. Mas com o passar dos anos, dentro da escola, muitos de nós não conseguem entendê-la. O que deve ter ocorrido? Será que a matemática é para poucos? Estudos recentes que investigam a aprendizagem matemática já provaram que ela é para todos. Neste sentido, esta aula inicial tem como objetivo refletir sobre o lugar da Matemática na vida de cada, trabalhando os sentimentos em relação a essa ciência. Além disso, iremos refletir se o ensino atual na educação infantil está auxiliando o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. |
AULA 2 | A BNCC e a matemática infantil | A aula tem como objetivo de apresentar a proposta da BNCC para educação infantil e iniciar uma reflexão a respeito da construção do raciocínio lógico na educação infantil apresentando sua relação com o aprendizado da matemática. Neste sentido, serão apresentadas habilidades preditoras da matemática essenciais para crianças de até três anos de idade. |
AULA 3 | A matemática dos 4 aos 6 anos. | Nesta aula pretende-se dar continuidade às habilidades preditoras da matemática para crianças entre quatro e seis anos de idade. As habilidades pré-matemáticas a serem desenvolvidas serão apresentadas uma a uma, com propostas de trabalhos lúdicos. As alunas farão pesquisas e haverá discussões sobre como devemos desenvolver essas habilidades que formarão a base para que o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. |
AULA 4 | A matemática dos 4 aos 6 anos. | A aula tem como foco a continuidade dos objetivos da aula anterior, entretanto dando maior ênfase ao último período da educação infantil e sua importância para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, cuja crianças já possuem uma capacidade maior para o cumprimento de regras, para o entendimento dos processos de transformação da aritmética e para o estabelecimento de relações. Este período é crucial para que o trabalho com a matemática no Ensino Fundamental se torne atrativo e prazeroso. |
AULA 5 | Apresentação das alunas e trocas de experiências. | Esta aula é destinada à apresentação do trabalho final "Elaborando atividades matemáticas para a Educação Infantil". As alunas deverão apresentar uma atividade que desenvolva alguma habilidade matemática na primeira infância, com base em tudo o que foi estudado no curso. |
Coordenador (a)
Karina Lumena
Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), mestre em em Finanças Corporativas pela mesma instituição e Especialista em Neurociência Aplicada a Educação. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária. Trabalha com capacitação de professores e com Acompanhamento Psicopedagógico em Matemática atendendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio e Ensino Superior. Fez Doutorado-Sanduiche na Arden University no Reino Unido investigando sobre Resiliência Matemática. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC).