Master

A Matemática na Educação Infantil (Agosto/2022)

Valor do curso:

R$ 336,00

Gostou do curso?


Objetivo do curso

Quais são as habilidades preditoras do letramento matemático na educação infantil? Essa é uma pergunta que deveria nortear o trabalho dos profissionais que atuam com a primeira infância. O desenvolvimento dessas habilidades melhora o processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, este curso traz propostas e reflexões para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na Educação Infantil.


Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ Compreender o que é a Matemática;

☑ Compreender a importância do raciocínio lógico na educação infantil;

☑ Conhecer as habilidades envolvidas na aprendizagem matemática;

☑ Compreender o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na primeira infância, bem como sua importância para a vida.


Carga horária: 30 horas/aula

➞ 20 h/a presencial (5 encontros presenciais)
➞ 10 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.

Turma(s)

Master em A Matemática na Educação Infantil

Aulas:
- 02/08/2022 (terça-feira)
- 09/08/2022 (terça-feira)
- 16/08/2022 (terça-feira)
- 23/08/2022 (terça-feira)
- 30/08/2022 (terça-feira)

Horário das aulas:
19:00 às 22:30

FAÇA SUA MATRÍCULA

Para quem este curso é destinado?

Professores, pedagogos, psicopedagogos e coordenadores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ou qualquer pessoa interessada em conhecer o início da aprendizagem matemática: a matemática da primeira infância.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




Investimento, formas de pagamento e informações gerais

Pagamento através do Sympla (Desconto de 3% para compras realizadas através do Sympla):

Cartão de crédito - parcelamento em até 12 vezes.

PIX - Pagamento à vista

Boleto bancário - Pagamento à vista


DESCONTOS

DESCONTO PERCENTUALREGRAS
Professor de escola parceira15% de desconto no valor total do cursoDesconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp
Amigo estuda com amigo10% de desconto no valor total do cursoRealize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. 
Aluno e ex-aluno IBFE10% de desconto no valor total do cursoDesconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.
Compra pelo Sympla3% de desconto no valor total do cursoRealizando sua matricula pelo Sympla você recebe 3% de desconto independente da forma de pagamento escolhida.
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.

*Caso você se enquadre em alguma dessas categorias de desconto, entre em contato com nossa equipe e solicite seu cupom de desconto.

Grade


Aula 1: Qual é a sua relação com a matemática?
Todos nós nascemos com pela capacidade de entender a matemática. Nosso primeiro contato com ela ocorre em nosso dia a dia. Mas com o passar dos anos, dentro da escola, muitos de nós não conseguem entendê-la. O que deve ter ocorrido? Será que a matemática é para poucos? Estudos recentes que investigam a aprendizagem matemática já provaram que ela é para todos. Neste sentido, esta aula inicial tem como objetivo refletir sobre o lugar da Matemática na vida de cada, trabalhando os sentimentos em relação a essa ciência. Além disso, iremos refletir se o ensino atual na educação infantil está auxiliando o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático.
Aula 2: A BNCC e a matemática infantil
A aula tem como objetivo de apresentar a proposta da BNCC para educação infantil e iniciar uma reflexão a respeito da construção do raciocínio lógico na educação infantil apresentando sua relação com o aprendizado da matemática. Neste sentido, serão apresentadas habilidades preditoras da matemática essenciais para crianças de até três anos de idade.
Aula 3: A matemática dos 4 aos 6 anos.
Nesta aula pretende-se dar continuidade às habilidades preditoras da matemática para crianças entre quatro e seis anos de idade. As habilidades pré-matemáticas a serem desenvolvidas serão apresentadas uma a uma, com propostas de trabalhos lúdicos. As alunas farão pesquisas e haverá discussões sobre como devemos desenvolver essas habilidades que formarão a base para que o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático.
Aula 4: A matemática dos 4 aos 6 anos.
A aula tem como foco a continuidade dos objetivos da aula anterior, entretanto dando maior ênfase ao último período da educação infantil e sua importância para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, cuja crianças já possuem uma capacidade maior para o cumprimento de regras, para o entendimento dos processos de transformação da aritmética e para o estabelecimento de relações. Este período é crucial para que o trabalho com a matemática no Ensino Fundamental se torne atrativo e prazeroso.
Aula 5: Apresentação das alunas e trocas de experiências.
Esta aula é destinada à apresentação do trabalho final "Elaborando atividades matemáticas para a Educação Infantil". As alunas deverão apresentar uma atividade que desenvolva alguma habilidade matemática na primeira infância, com base em tudo o que foi estudado no curso.


Docentes e Convidados

Karina Lumena

Engenheira formada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e mestre em Ciências pela Engenharia de Produção da EESC-USP, com ênfase em Finanças Corporativas. Atuou por mais de dez anos, como Docente Universitária, ministrando aulas de Matemática, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico, Gestão Contábil, Gestão de Custos, Análise Financeira e Finanças Corporativas. Trabalha atualmente com acompanhamento pedagógico individual em Matemática atendendo crianças da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e jovens do Ensino Superior. É Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Psicologia da Educação Matemática e é membro integrante do Laboratório de Estudos Aplicados em Aprendizagem e Cognição (LEAAC). 

Expandir

Eventos

Início do Master em A Matemática na Educação Infantil

No dia 02 de agosto de 2022 começam as aulas do Master em A Matemática na Educação Infantil.Serão 5 terças-feiras de curso presencial, das 19h00 às 22h30.Confira a ementa e a programação completa do curso ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição