Psicopedagogo pode clinicar? Pode abrir um consultório? De que forma o Psicopedagogo pode clinicar?

19 Agosto, 2023

Tempo de leitura: 5 minutos


 Psicopedagogo pode clinicar? Pode abrir um consultório? De que forma o Psicopedagogo pode clinicar?

       Psicopedagogo pode clinicar? Essa é uma pergunta muito comum em minha área de trabalho, que é a de coordenar e ser professor em cursos de pós-graduação. O profissional que se qualifica como Psicopedagogo pode abrir um consultório?  Ou seja, pode consultar? Eu posso dizer que faço terapia com um psicopedagogo? Vamos dialogar sobre isso?

         O verbo clinicar está relacionado à prática da medicina. O termo se relaciona com o substantivo "clínica" que significa o lugar onde cuidados são prestados. Hospitais, Sanatórios, lugares de consultas. Clinicar está relacionado com exercer a capacidade de ser clínico na área da medicina. A Psicopedagogia, apesar de observar, refletir e oferecer auxílio para problemas de aprendizagem, não faz parte dos estudos da medicina. A área da psicopedagogia está relacionada com as áreas da pedagogia e psicologia. Então, o termo clinicar pode ser usado, pela flexibilidade linguística, como relacionado ao consultório de um psicopedagogo, mas não é comum o uso, pois é usado com mais empatia pela área da medicina. Na minha opinião, a verbo "consultar" cabe bem nessa história. O lugar onde trabalha um psicopedagogo pode ser chamado de consultório, ou sala de consulta. Logo, o trabalho que o psicopedagogo faz é "consultar" pessoas, obter informações suficientes para poder criar um plano de ação, baseado em teorias específicas, que facilite o processo de aprendizagem.

         Quem se interessar pela área, ou para ter um consultório, ou para usar na vida pessoal, ou profissional, deve seguir o caminho de um curso pós-graduação. Durante o curso são compartilhadas teorias sobre as possíveis dificuldades de aprendizagem, e depois compartilhadas estratégias de ação para auxiliar no problema. Depois de terminada a formação, o profissional pode abrir um consultório legalizado, um local para aplicar os conhecimentos psicopedagógicos. O público-alvo de um psicopedagogo na sua maioria são crianças, seguidos por adolescentes, e em uma parte menor o público adulto, apesar de ser um mercado crescente a área da Psicopedagogia na melhor idade. Existem franquias que trabalham com o desenvolvimento de tecnologias para auxiliar o cérebro de pessoas em idades mais avançadas, a se manter ativo e proporcionar bem-estar para vida do indivíduo. O IBFE tem um curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. O curso tem duração média de 20 meses.