Projeto de Vida na Educação

30 Setembro, 2023

Projeto de Vida na Educação


Projeto de Vida, neste caso, com formação integral. E o motivo disso é simples: atender às expectativas dos estudantes e às demandas da sociedade contemporânea. Para tal, o aluno precisa desenvolver o autoconhecimento e o senso crítico com o intuito de descobrir as próprias inclinações como também as ofertas do mercado, a fim de que possam fazer as suas projeções para o futuro.

Trabalhar o Projeto de Vida favorece que os alunos se aproximem da realidade e facilita sua escolha futura. Dessa maneira, o estudante é levado a refletir sobre sua identidade e seu papel na sociedade, contribuindo com o seu desenvolvimento pessoal e social.

Os estudantes precisam ser estimulados a se tornarem protagonistas da própria jornada, com o intuito não só de descoberta do mundo, mas, principalmente, como um estímulo à intervenção nos seus aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Os jovens, desta forma, são motivados a transformar a sociedade ao identificarem e buscarem meios de atuarem e solucionarem problemas.

A escola deve ajudar os alunos a se reconhecerem como sujeitos, considerando suas potencialidades e a relevância dos modos de participação e intervenção social na concretização de seu Projeto de Vida, ao experimentarem, de forma mediada e intencional, as interações com o outro e com o mundo, além de vislumbrar oportunidades de crescimento para seu presente e futuro, valorizando a diversidade.

O Projeto de Vida na escola deve ser abordado em três dimensões diferentes, essenciais para o seu conhecimento e planejamento de futuro: pessoal, a partir do autoconhecimento; social, que envolve as relações interpessoais e profissional, que tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para atender às demandas do mercado de trabalho, como conhecimento teórico e prático sobre cada área de atuação, abordando, por exemplo, temas como as habilidades socioemocionais, criatividade, educação financeira, uso da tecnologia e empreendedorismo.