Olhando um pouco para alfabetização e letramento

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Olhando um pouco para alfabetização e letramento

Marissol Prezotto


Falar sobre alfabetização e letramento é uma discussão ampla, mas que podemos trazer alguns pontos aqui para iniciar a reflexão.

A alfabetização é o processo de aquisição de habilidades básicas para a leitura e a escrita que ocorre nos primeiros anos de escolarização. É quando o sujeito adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler, escrever e desenvolver novas maneiras de compreensão e interpretação da linguagem ao longo de sua vida.

Já o letramento envolve estabelecer conexões entre a linguagem escrita e o contexto social, além de promover o acesso à informação e ao conhecimento, o que contribui para o desenvolvimento pessoal e a participação social ativa. É importante destacar que o letramento não se limita às habilidades de leitura e escrita, visto que envolve também a interpretação de textos, a produção textual, o acesso à informação e o uso das tecnologias.

É importante ressaltar que os dois processos andam de mãos dadas e um não sobrepõe o outro porque quando se pratica o alfabetizar letrando,  busca-se além do domínio da leitura e escrita, o desenvolvimento de habilidades e competências que favoreçam o entendimento, a aplicação e a produção de sentidos. Sendo assim, alfabetizar letrando é um processo que engloba, além da alfabetização, a compreensão e a produção de textos.

Neste processo é importante que o professor seja um mediador entre o conhecimento e o aluno, de modo a possibilitar a construção do conhecimento a partir da interação dos elementos envolvidos no processo. 

Neste sentido, foi possível observar que durante a pandemia, muitos alunos e professores não conseguiram vivenciar o alfabetizar letrando da maneira como se deveria porque muitos empecilhos surgiram no decorrer do processo, como ausência de materiais, de possibilidades de interagir e proporcionar sentidos. No entanto, não se sinta solitário porque o curso Alfabetização e Letramento do IBFE vem como possibilidade de olhar para o cotidiano da escola e refletir coletivamente para que suas práticas pedagógicas possam ser ampliadas, revisitadas e ressignificadas para que você e seu aluno participem ativamente no processo de aquisição da língua para que se torne um sujeito ativo e crítico na sociedade em que se vive. Isso tudo sem esquecer a importância do que está posto nos documentos oficiais do MEC e o que se vive na escola potencializando as relações de ensino-aprendizagem com muita amorosidade e responsividade.

É difícil? Não, mas exige diálogo e retomada constante da prática e da teoria, pois já imaginou você trocando cartas com pessoas diferentes para que essa estratégia seja repleta de sentido e significados?