Olhando mais para a Psicopedagogia

Psicopedagogia

13 Abril, 2023

Tempo de leitura: 5 minutos


Psicopedagogia Clínica e Institucional  

 A Psicopedagogia é um campo de estudo que tem o processo de aprendizagem como o foco principal. O Psicopedagogo é aquele que tem um conhecimento diferenciado sobre como o outro aprende. Os conteúdos que fazem parte do estudo psicopedagógico estão direcionados às estratégias de como aprender e como lidar com os problemas relacionados à dificuldade de aprender. As chamadas "dificuldades de aprendizagem" podem ter várias origens diferentes: emocional, cerebral, capacidade cognitiva. Entender como o aprendizado acontece, e fornecer recursos para que ele aconteça de forma plena e satisfatória, é o papel do profissional de Psicopedagogia.

As áreas de atuação de um psicopedagogo são bem amplas. Podemos começar falando do ambiente escolar, onde o psicopedagogo é muito importante para o diagnóstico de possíveis problemas de aprendizagem. Esse profissional pode trabalhar dentro do ambiente escolar (Psicopedagogia Institucional), ou pode atender os seus clientes em um espaço particular (Psicopedagogia Clínica). Existem cursos, como a pós-graduação do IBFE, que reúnem as duas formações em um único curso: Psicopedagogia Clínica e Institucional. O profissional pode atender todas as faixas etárias, de crianças pequenas até pessoas na melhor idade. Os problemas de aprendizagem estão presentes em todas as idades. Uma outra área de atuação bem interessante para o psicopedagogo é o meio corporativo. Profissionais de Recursos Humanos, da área de treinamentos internos ou externos, e os profissionais de comunicação são altamente impactados com o conhecimento que a psicopedagogia traz sobre o ser humano e seus processos de aprendizagem.

O caminho que uma pessoa precisa fazer para ser um psicopedagogo começa com uma graduação, que pode ser em pedagogia, psicologia, terapia ocupacional, e outras áreas ligadas à educação e à saúde. Depois de fazer uma graduação, o próximo passo é se matricular em uma pós-graduação em psicopedagogia. O curso tem em média 20 meses de duração. O IBFE tem três modalidades de cursos de pós-graduação em Psicopedagogia: turma presencial, turma digital, ou a opção EAD. Um diferencial do curso do IBFE são algumas disciplinas específicas que foram acrescentadas ao curso para aprimorar o processo de formação: Programação Neurolinguística, Psicologia Cognitiva-Comportamental, e Fonoaudiologia, são alguns exemplos.

Uma boa dica para quem quer começar a trilhar esse caminho é assistir vídeos com psicopedagogos falando sobre temas específicos como: TDAH, Dislexia, Disortografia, etc. Esse é um bom caminho para começar uma verdadeira paixão sobre o assunto.