O que é Psicologia Positiva, Educação Positiva e Disciplina Positiva? Como estes estudos são aplicados no ambiente escolar?

Educando Positivamente

25 Janeiro, 2023

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é Psicologia Positiva, Educação Positiva e Disciplina Positiva? 
Como estes estudos são aplicados no ambiente escolar? 

  O cuidado com o desenvolvimento emocional somado ao bom desempenho acadêmico são um grande desafio para a educação contemporânea, além de ser uma demanda exigida pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Conhecer a Psicologia Positiva, a Educação Positiva e a Disciplina Positiva pode contribuir significamente para vencer este desafio e principalmente para ter salas de aula mais harmoniosas, felizes e afetivas. 

Que tal compreender um pouco sobre a diferença entre esses termos e como eles podem auxiliar o desenvolvimento emocional saudável dos educandos, melhorando os relacionamentos em sala de aula?

A Psicologia Positiva é um movimento científico iniciado pelo Dr Martin Seligman e autores colaboradores, que estuda o bem-estar, a felicidade e a satisfação com a vida, buscando uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, motivações e capacidades humanas. Essa ciência tem o propósito de contribuir para que as pessoas floresçam e atinjam todo o seu potencial.

A Educação Positiva é uma abordagem da educação socioemocional, representada pela Psicologia Positiva aplicada à educação e às instituições educacionais. A proposta da Educação Positiva pode ser empregada tanto na área escolar como familiar, preconizando as habilidades para o bem-estar que podem e devem ser ensinadas junto às tradicionais habilidades para a qualificação e realização profissional. Desse modo, além de bem-estar, resiliência e florescimento, a Educação Positiva propicia caminhos para que ocorra um dos mais importantes aprendizados - o de conhecer a si mesmo.

A Disciplina Positiva, uma abordagem educativa, filosófica e prática para o desenvolvimento de habilidades sociais e de vida que foi desenvolvida pela Dra. Jane Nelsen nos anos 80, com base nos estudos e pensamentos de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. Essa abordagem oferece ferramentas para uma educação firme, gentil, empática e baseada no respeito mútuo.

Ao colocar esses conhecimentos em prática no ambiente escolar é possível contribuir para o desenvolvimento emocional saudável, tornar os alunos mais engajados, melhorar o desempenho acadêmico e desenvolver competências socioemocionais que serão levadas para toda a vida.

Para aplicá-los é preciso primeiramente buscar conhecimentos ampliados sobre o tema, compreendendo que a mudança começa em cada um de nós. Em seguida, são necessárias ações intencionais e conscientes para quebrar ciclos de violência e transformar a educação tradicional em uma educação inovadora e respeitosa.

Vamos juntos nessa jornada?