Educação Infantil: Crescendo e Aparecendo - Os Desafios para a Educação Infantil em Tempos de Pandemia - por Tawana Orlandi

Educação Infantil

20 Abril, 2020

DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Devido à pandemia COVID-19 e a necessidade de isolamento social, as crianças não freqüentam a escola há um mês. Algumas redes de ensino se comunicaram com as famílias por meio de Whatssapp, outras por página da escola no Facebook, enviando vídeos e atividades para as famílias desenvolverem com as crianças. 

A educação infantil por si só é uma modalidade de ensino que possui muitas especificidades. A criança pequena é dependente do adulto e por isso necessita de cuidados. Para essa faixa etária, que vai dos 6 meses aos 5 anos, as atividades consideradas "pedagógicas" englobam também a alimentação, a higiene, o desfralde, a estimulação, a coordenação, entre outros.

Por isso, falar em educação remota na Educação Infantil é desafiador. A começar pelo acesso à internet que nem todas as famílias possuem. Além dessa dificuldade podemos citar a concentração dos pequenos, que é curta. Outra questão importante é o acesso a determinados materiais, que está limitado. 

Há uma série de desafios e limitações para a Educação Infantil nesses tempos, mas para o mesmo número há uma infinidade de possibilidades que estamos vivenciando, como proximidade de algumas famílias com as escolas, a valorização e o reconhecimento da importância dos professores, trocas de experiências entre professores de diferentes localidades e até de outros países. É aquela velha história do copo meio vazio ou meio cheio, tudo depende de como a gente olha!