Educação em Evidência - Suportes visuais no trabalho com o aluno autista - por Miryan Buzetti

16 Setembro, 2020

As principais características do autismo são:

  • Comprometimento no uso da linguagem
  • Interesses limitados
  • Comportamento repetitivo
  • Comprometimento na interação social


Os suportes visuais podem contribuir no trabalho de tais características, melhorando a comunicação e interação com os alunos.

Suporte visual é um tipo de ajuda visual que é adicionado ao ambiente no qual irá trabalhar com o autista, com o objetivo de auxiliar na comunicação e na linguagem. Podem ser desde objetos, figuras, imagens, símbolos, palavras, entre outros.

É importante fazer  o planejamento de ensino antes de escolher o melhor suporte visual, além é claro, de conhecer as habilidades e dificuldades do aluno para adequar o suporte a sua necessidade, dessa maneira, um suporte que favorece a aprendizagem de um aluno, nem sempre é o mais adequado para o trabalho com outro aluno.

Na sala de aula, o professor pode utilizar os suportes visuais em várias situações, como: programação de rotina, cronogramas, organização de ambientes, mapas e guias, scripts, entre outras possibilidades.

Um suporte visual pode diminuir a frustração e pode ajudar a diminuir o problema de comportamento que resulta da dificuldade de comunicação, favorecendo a transformação de conceitos abstratos em concretos, auxiliando no foco da atenção e são atrativos para o aluno.