Docentes e Convidados

Adriana Coelho Braga

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) (1989)

Aperfeiçoamento em Audiologia pela Faculdade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1991)

Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (1991)

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2001).

Fundadora e diretora do Audiograma Centro Audiológico desde 1992.

Professora da Pós Graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores desde 2015.

Fonoaudióloga da clínica OUVIRE- audição e equilíbrio desde 2015.

Expandir

Adriana Stella Pierini

Possui graduação em Pedagogia pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1990), graduação em Letras pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1984) e complementação em Supervisão Escolar (1º e 2º graus) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio de Batatais (1993). Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC). Atua nas áreas de formação docente, articulação de trabalho coletivo e planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica. Apresenta como principais os seguintes temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Convidado

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.
Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.
Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Alexandre Hilário Berenguer de Matos

 Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências com ênfase em Neurociência pelo curso de Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Fisiologia. Atua profissionalmente como docente da pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, lecionando a disciplina de Neurobiologia.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Pedagoga e Mestre em Educação na área de Ensino Superior pela PUC Campinas, especialista em Arte, Educação e Novas Tecnologias pela UNB e Psicopedagoga pela UNICAMP. Foi coordenadora pedagógica da área de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp (2012 a 2016). Docente do Ensino Superior há 13 anos, atualmente atua em tempo integral como docente, membro do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e presidente do NAC (Núcleo de Acessibilidade) da Metrocamp DeVry.  

Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Fausto Ferreira

Experiência e formação: Formado em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pela PUC de São Paulo e Pós-graduação em Recursos Humanos e em Administração de Empresas pela FGV de São Paulo. Atua na área de Recursos Humanos há 40 anos (desde 1977), tendo ocupado posições gerenciais em empresas Nacionais e Multinacionais. Na área de Busca e Seleção de Executivos (Head Hunting) atuou de 1997 a 2006. Atua como Coach desde 2007.

Expandir

Fernando Berton Baldo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco (2008)  e mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2012). Tem experiência na área de Fitossanidade e Ecologia de populações, com ênfase em Acarologia Agrícola e Entomologia Agrícola. Atualmente é Doutor em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2017), onde trabalhou no laboratório de Entomologia Econômica, desenvolvendo trabalhos com radiação gama e tratamentos hidrotérmicos na área de tecnologia de pós-colheita com moscas-das-frutas.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga. Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação (IBFE).
Pós-graduada em Alfabetização e Letramento (UNINTER). Graduada em
Pedagogia (UNINTER). Licenciada em Educação Física (UNIARARAS).
Bacharel em Educação Física (UNIARARAS). Experiência Profissional de 12
anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica
no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil,
Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação
Física Escolar. Voluntária do Laborátorio de Música e Neurociência, Projeto
Música Viva no Hospital DR. Cândido Ferreira.

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em ciências biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em biologia funcional e molecular com ênfase em bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pôs graduanda em Neurociência aplicada a Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Autora de material didático de Ciências da Natureza para ensino fundamental II e professora do ensino fundamental e médio.

Expandir

Heloísa de Oliveira Macedo

 Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), é mestre em Educação - Distúrbios da Comunicação - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Em julho de 2010 finalizou um projeto de pós-doutoramento com financiamento da Fapesp, realizado na Universidade Estadual de Campinas, onde participou de projetos de pesquisa e das atividades do CCA (Centro de Convivência de Afásicos). Como pesquisadora, interessa-se pelo campo dos estudos que envolvem as os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, as relações entre linguagem, cérebro e cognição, entendidas sob uma perspectiva sociocognitiva / histórico-cultural (especialmente os temas em torno das relações entre oralidade e letramento). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Clínica Fonoaudiológica, atuando principalmente com as alterações relacionadas à linguagem oral e à linguagem escrita (seja nos processos de aquisição e desenvolvimento, seja em patologias como as afasias). É membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia com título de especialista em linguagem. Atualmente (desde 2014) tem participado de atividades de formação de professores (PNAIC, Escolas Municipais) e orientações a escolas.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Jorge Luiz da Cunha

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM, mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória /UFSM (UFRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO, criado em 1996, e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação - Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988) e Doutorado em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994). Atuou como docente e pesquisador nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC, depois Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, de 1982 a 1995, onde foi criador e primeiro coordenador do Centro de Documentação - CEDOC. Na FISC/UNISC exerceu também as funções de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Diretor da Escola Educar-se, Escola de Aplicação da UNISC. Em 1996 ingressou na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Nesta Instituição foi Diretor do Centro de Educação - CE, de 1997 a 2005; Pró-Reitor de Graduação, de 2005 a 2010; Coordenador Geral do Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, de 2006 a 2010; Assessor Especial do Gabinete do Reitor de 2010 a 2012; e Ouvidor Geral da UFSM de 2012 a 2013. Também foi membro da Comissão do Ministério da Educação - MEC, de Implantação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, de 2006 a 2008. Em 2014 foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através da Embaixada do Brasil no México, para inaugurar Cátedras de Cultura Brasileira nas Universidades, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP e Universidad Autónoma de Tlaxcala - UATx, no México. Desde 2011 faz parte da Comissão Mista DAAD/CAPES/CNPq para seleção de bolsistas para a República Federal da Alemanha. É também Professor Pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM. Desde dezembro de 2016 é presidente da Associação Brasileira de Pesquisada (Auto)Biográfica - BIOGRAPH.

Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir
  • Outras Páginas: