Prática Pedagógica - Tempo de Avaliar e Agradecer - por Heloísa Proença

Prática Pedagógica

28 Novembro, 2018

Hoje a nossa conversa é sobre gratidão!

Você já agradeceu aos seus alunos por tudo que lhe possibilitaram aprender durante este ano letivo?



Há algum tempo atrás, ainda na juventude, aprendi que a gratidão é um sentimento que alivia, dá fôlego e ajuda a recarregar as energias cotidianas. Naquela ocasião eu e minha família levamos um susto com meu pai acometido por uma doença grave. Um "homem fortaleza" que nunca ia ao médico perdeu mais de 30kg em quatro meses de internação hospitalar, com direito a mais de um mês na UTI durante esse prazo. Os médicos nos diziam que seria muito difícil ele se recuperar, mas aconteceu!!!!!

Depois daquela situação viveu ainda quase 20 anos conosco. Naquele tempo, foram as crianças, meus alunos de 7 anos de idade, e minha filha, com pouco mais de 1 ano, que me acolheram da forma mais generosa e sincera. O carinho delas, aliado ao apoio do meu marido, me ajudaram a ter a força necessária para viver um dos momentos mais difíceis da minha vida. Claro, os amigos, meu irmão e muitas outras pessoas próximas, ou nem tanto, foram fundamentais.

É possível que você esteja se perguntando: Por que esse pedacinho da minha história? Para falar a você como aprendi a agradecer. Ter gratidão pelo que recebemos dos outros sujeitos que perpassam nossa vida. O sentimento de gratidão é fonte de muita energia de vida.

Neste momento, final de ano letivo, todos nós profissionais da escola estamos assoberbados de compromissos. Temos muitas coisas para finalizar e ainda somos acionados pelas instituições em que trabalhamos para planejar o próximo ano letivo. É comum ficarmos com a sensação de que não vamos dar conta. Nossas famílias e as pessoas mais próximas sofrem com nosso esgotamento e cansaço.

VAMOS MUDAR A ENERGIA? MUDAR O TOM!!!! Esta é a proposta desta semana. Para isso lhe dou duas sugestões.

Aprendi a escrever cartas para meus alunos. Textos que contam a eles o que aprendi durante o tempo em que convivemos, cartas para expor sinceramente os aprendizados, para agradecer e convidá-los a fazer o mesmo.

Você já escreveu uma carta para seus alunos? Se ainda não escreveu, experimente. Esta é a primeira sugestão.

A segunda sugestão é a elaboração de uma auto avaliação onde os seus alunos tenham um espaço para refletir, dizer de si e revelar o que eles aprenderam de importante com você. Abaixo uma sugestão de auto avaliação que pode servir de "elemento norteador" para você organizar a sua própria proposta para as turmas do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos) e Ensino Médio. Caso você trabalhe com a Educação Infantil sugiro que o tema faça parte de uma Roda de Conversa.


AUTO AVALIAÇÃO: 

reflexão sobre o que aprendi durante esse ano letivo.

Querido aluno, durante o ano todo vivemos muitas experiências e agora estamos chegando ao final desse período em que estivemos juntos, ensinando e aprendendo. É muito importante para mim saber o que você sente e pensa sobre o que vivemos, então, organizei esse material para que você possa pensar e me dizer das suas experiências. Fique à vontade para escrever o que sente e pensa.


Primeira Parte:

Como seu (sua) professora(a) eu me empenhei durante todo ano letivo para lhe ensinar muitas coisas. Agora, gostaria de saber: o que efetivamente você aprendeu comigo?


Segunda Parte:

Ensinar e aprender são ações muito presentes na escola. Acredito que cada um de vocês ensinaram muito também. Gostaria de saber o que você acha que ensinou aos colegas da sua turma, aos professores e aos seus familiares durante esse ano.

Depois de escrever, você ainda pode deixar um recadinho para mim se desejar! Sou grato(a) por você fazer parte da minha história.

 

 

Para ampliar os conhecimentos sobre esse tema, indico a leitura da tese de doutorado "E os saberes das crianças ensinam à professora: contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional docente", de Tamara Abrão Pina Lopretti, defendida na Faculdade de Educação da Unicamp em 2013. A tese pode ser acessada em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253918

Fazer a auto avaliação com os seus alunos, além de colaborar com sua organização para o próximo ano letivo, poderá produzir uma maior aproximação entre você e os estudantes, na relação com a vida. Ouvi-los e agradecê-los, pois eles fazem parte de todo seu aprendizado, na vida e na profissão.

Desejo que a gratidão seja uma ação constante em nossas vidas.

Aguardo o seu comentário. Quero muito saber como você lida com essa etapa de finalização do ano letivo. Vamos aprender a agradecer mais?