Prática Pedagógica - E os Seus Projetos para o Novo Ciclo da Sua Vida? - por Heloísa Proença

Prática Pedagógica

26 Dezembro, 2018

O que vivi que reforça minhas crenças e princípios. Como projetar novas ações?

 

Nossa vida é feita de ciclos. Sempre estamos finalizando uma história para iniciar ou protagonizar outra. A questão é: que papel quero, desejo de verdade, exercer nas histórias que vivencio cotidianamente? Como os enredos da minha vida vão se constituindo?

Claro que na vida nem tudo pode ser projetado, há muito de improviso, de inesperado. E é bom que seja assim!!!! Porém, sempre é necessário um pouco de planejamento. Vislumbrar momentos futuros e se projetar a esse futuro que imaginamos, construímos mentalmente, sonhamos, com ímpeto e determinação é importante. Claro que no presente, todo futuro projetado já se transformou. A ideia não é viver as histórias exatamente como as idealizamos. Isso seria muito chato, sem graça e nada desafiador. No entanto, o mínimo de projeção é necessário.

Cada experiência que vivemos define a pessoa que vamos nos tornando ao longo da nossa vida. O educador não o é apenas no exercício de sua profissão. Somos educadores na vida!!! E na vida vamos delineando nossas crenças e princípios, definindo o que acreditamos e como desejamos viver nossas histórias futuras.

Nunca podemos nos esquecer que a pessoa que somos é construída no ato das relações que vamos vivendo enquanto construímos nossas histórias, seja como protagonistas, como meros executores de desejos alheios ou simples figurantes. Cada minuto vivido nos forma e nos transforma no sujeito que somos. Carregamos tudo isso conosco para viver com aqueles com quem partilhamos nossas caminhadas. "Com" porque nunca estamos sós, mesmo nos momentos de maior solidão, há muitos que nos habitam.

Então, nesse momento de finalização de ano, início de um novo ciclo, que tal pensar nos princípios vividos, consolidados ou construídos ao longo das experiências compartilhadas? É sempre importante fazer um balanço interno. Usar um pouco do nosso tempo para pensar com aqueles que estão dentro de nós mesmos.

Aproveito para desejar a todos que circulam por aqui um 2019 que seja bom, cheio de experiências do bem, porque precisamos de mais amor, fraternidade e humanidade para todos os dias de nossas vidas!!!

Um grande a carinhoso abraço!!!