O professor especialista na educação Infantil.

Educação infantil

05 Agosto, 2023

Tempo de leitura: 6 minutos


O professor especialista na ed. Infantil.

 Debora Corigliano

Quando você tem uma dor no braço, você vai ao clínico geral ou ao ortopedista? Quando você tem uma questão trabalhista a ser resolvida, você consulta um advogado generalista ou um especialista em questões trabalhistas? Pois bem, sempre procuramos um especialista. Por que isso? Porque pensamos que o profissional especializado tem melhores condições, experiência e conhecimento para nos atender.

Assim acontece na Ed. Infantil. Esse ciclo da educação básica, é especializado em crianças entre 0 e 5 anos. A escola que atua somente neste segmento, não é uma "escolinha" é uma escola especializada em educação infantil, pois tudo lá é voltado para este segmento. O espaço é planejado para esta faixa etária, a alimentação é preparada de acordo com as necessidades desta criança, o planejamento também é especializado na proposta da ed. Infantil. E o professor?  Ele é um especialista?

Na graduação de pedagogia, há módulos que abordam a Educação Infantil. Mas isso basta?   Você se considera um professor especialista só com a formação do curso de pedagogia?

Ser um professor especialista é conhecer profundamente todas as especificidades daquele nicho de trabalho. E isso só acontece com um curso de especialização.

Quais as vantagens de ser um professor especialista? Muitas. Começo citando meu exemplo, a cada curso de especialização que faço, aumentam minhas chances no mercado de trabalho. Minha visão para minha especialização muda e me torno mais qualificado para minha atuação.

Se você for participar de um processo seletivo, o fato de ser um especialista nesta área, fará toda a diferença. O profissional com um repertório maior de conhecimento e experiência, apresentará competências e saberes diferenciados para conduzir a turma e desenvolver as habilidades nos alunos de forma correta e coerente.

Você quer ser um professor que a cada ano faz mais do mesmo ou um professor especialista inovador?

 A pós-graduação de Ed. Infantil do IBFE traz esta proposta inovadora. Com aulas repletas de experiências e profissionais capacitados para oferecer condições de aprendizagem, num ambiente repleto de trocas e metodologias inovadoras como o "Método 3".

Um professor especialista precisa estar atualizado, nunca parar de estudar, ter um círculo de  profissionais para trocar experiências e se posicionar no mercado de trabalho. Com isso, será um professor transformador e poderá escolher em qual instituição que atuar.

Um professor especialista será capaz de vivenciar esta frase de Maria Montessori.

"As crianças agora estão trabalhando como se eu não existisse."

Maria Montessori

Maria Montessori