Metodologias Ativas - Storytelling e Educação - por Max Franco

Metodologias Ativas

25 Julho, 2020

Já faz décadas que o advento do cinema vem se solidificando como  um dos mais populares modos de expressão cultural da sociedade  contemporânea. A relação entre cinema e educação, seja no âmbito da educação escolar ou da educação informal, faz parte da própria história do cinema. Afinal, desde as primeiras produções cinematográficas, estas são consideradas como poderosas ferramentas para a educação.

Não obstante, o cinema é, na mesma proporção, uma máquina influente de doutrinação ideológica, como observamos nas produções de cunho nazista durante o período da 2ª Guerra Mundial ou nos filmes americanos e russos, no auge da Guerra Fria. Da mesma forma, o cinema também é uma usina de padrões, de beleza, comportamento, moda, alimentação e hábitos de consumo, como ocorreu com a indústria do cigarro nos meados do século XX.

Mesmo com todas as inovações tecnológicas e inserções de novas mídias dos últimos anos, o cinema ainda exerce no século XXI um robusto fascínio sobre as massas. ídolos de Hollywood ainda provocam suspiros, comoção e definem padrões. A grande diferença, talvez, seja que o cinema não está mais condicionado ao ambiente do cinema. O que ocorria na telona, hoje acontece na tela e até nas telinhas de tablets e aparelhos celulares.

A partir desse contexto, as produções cinematográficas e de séries televisivas podem ser inseridas no processo ensino-aprendizagem de qual maneira?

A aplicação das narrativas urdidas pelo universo do cinema e das séries como ferramentas pedagógicas possibilita o foco em aspectos culturais, históricos, literários e políticos, favorecendo uma visão integral das relações sociais, de fenômenos científicos, momentos históricos, adaptações literárias, entre outros. Ao ser encarado como uma mídia educacional, o cinema ganha a chance de inserir-se na sala de aula de forma promissora e atraente aos alunos. O grande trunfo das produções audiovisuais é, além da natural sinergia gerada pelas narrativas e, principalmente, pelas narrativas transmitidas por meio de telas, temos que considerar a sua imensa capacidade de envolver e engajar seus públicos.

Sabe-se que há filmes que podem ser percebidos como "educativos" para crianças e adolescentes. Mas, existem produções que exerçam igual papel educacional também para adultos, profissionais e, inclusive, professores?

Filmes como "O menino que descobriu o vento" e "Capitão Fantástico" são excelentes opções de entretenimento que também podem servir para suscitar reflexões existenciais, sobre modelos de Educação e utilização de metodologias ativas, tais como o PBL, cultura maker e storytelling, que é o uso de narrativas como um instrumento de engajamento e persuasão.


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