Inclusão na Prática - O apoio do grupo - por Maibí Mascarenhas

Inclusão

20 Julho, 2020

Fala-se, muitas vezes, da postura dos educadores para a prática da educação inclusiva. Adaptações de materiais, conteúdos, currículo, avaliações, posturas acolhedoras e diversos recursos são destacados constantemente.

Porém, ao estudante com deficiência, a aceitação e respeito por parte do grupo de colegas de classe e dos demais alunos na escola é fundamental para a fluidez do sei desenvolvimento.

Provavelmente, todos os educadores já presenciaram um caso de aluno (independente de ter deficiência ou não) que inibiu seus talentos por insegurança ou por não se sentir à vontade e seguro para se expressar diante do grupo. É necessário, então, não somente que os educadores trabalhem em si as práticas inclusivas, mas sim desenvolvam estratégias que promovam a sensibilização, o respeito e o acolhimento de todos os estudantes, para que possam participar ativamente das atividades escolares com qualidade e voz ativa, incluindo das sociais, lúdicas e de lazer.

A inclusão feita por todos é mais prazerosa, divertida e verdadeira.