Foco e Produtividade - Prioridades - porque fazer o que importa é o que importa! - por Rubens Pimentel

Foco e Produtividade

05 Abril, 2018

Direto ao ponto: se você não priorizar suas atividades e tarefas profissionais e pessoais, ninguém fará isso por ou para você. E mais, provavelmente você estará trabalhando na prioridade de alguém.

Essencialmente devemos ter em foco nossos objetivos, claros e bem definidos. São bons objetivos que lastreiam nossas prioridades, ou seja, é impossível estabelecer o que deve ser feito sem ter claro quais objetivos devo concretizar. Isto vale para a vida e não somente para o trabalho.

Ok, simples de entender. Mas como estabelecer objetivos em um mundo mutante, ágil e incerto?

Sugiro você inspecionar primeiramente quais histórias você conta para si próprio. No que você acredita. São estas histórias que te movem e elas devem ser congruentes com o que você quer ou precisa fazer.

O segundo passo é listar seus objetivos, todos eles. Faça uma lista em que relaciona o objetivo com a evidência de sua concretização.

Terceiro passo: para cada objetivo relacione as atividades e seus tempos estimados de execução.

Quarto passo: crie uma lista de tarefas e coloque na agenda o que precisa ser feito e tem prazo.

O mais importante de tudo, diga NÃO para atividades que não são importantes e para interrupções e distrações.

Uma dica importante é estabelecer pequenas recompensas como tempo para atividades pessoais, relacionamentos reais ou virtuais, cafés, compras e etc., sempre como algo merecido após ter concluído alguma atividade importante.

Para que tudo funcione você deve aprender a dizer não para as pessoas, sem comprometer os relacionamentos e mais importante, aprender a dizer não para si próprio.

Mas isto é assunto para o post do mês que vem.

Até lá!