Educando Positivamente - Como cinco minutos podem mudar a sua vida? - por Gabriela Menezes de Camargo

Educando Positivamente

20 Setembro, 2020

Diariamente somos "engolidos" pela rotina, mesmo em tempos de home office/home schooling vivemos com as agendas ocupadas, os prazos apertados e constantemente está presente em nosso vocabulário a frase "não tenho tempo para  nada". 

Diante das correrias diárias, uma das primeiras coisas a se evitar são as interações sociais de qualidade, o que é lamentável já que uma das grandes necessidades humanas é o pertencimento a um grupo.

Estabelecer conexões é um aspecto importante da experiência social dentro de uma organização seja ela familiar, acadêmica ou profissional, e diversas pesquisas apontam que as interações sociais de alta conexão dependem muito mais da qualidade de conexão do que do tempo de conexão investido. Interações de alta qualidade, seja com amigos ou com estranhos, podem levar a um relacionamento substancial ao longo do tempo.

Para ter uma conexão de alta qualidade é importante que as pessoas envolvidas na interação deixem de lado o que estão fazendo, como por exemplo desativar o computador, celular, redes sociais e abandonar por alguns instantes sua lista de tarefas, e prestem atenção total à pessoa com quem estão se relacionando. 

Cinco minutos de conexão de alta qualidade pode produzir benefícios duradouros para si e para as pessoas com quem você se relaciona. Estudos comprovam que as conexões de alta qualidade melhoram o desempenho cognitivo em termos de velocidade de processamento e memória de trabalho para ambas as partes envolvidas, além de melhorar a saúde cardiovascular e fortalecer o sistema imunológico. Pessoas com maiores conexões afetivas positivas também são mais colaborativas, se sentem menos tensas, ficam menos ansiosas, apresentam melhores níveis de confiança entre pares e segurança psicológica.

Estabeleça conexões de alta qualidade, viva melhor e seja mais feliz.

Conectar para florescer...


Este conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor, cuja opinião não necessariamente expressa a visão do IBFE.