Educando Positivamente - Apego Seguro - Fortalecendo Vínculos Saudáveis - por Gabriela Menezes de Camargo

O apego se refere ao vínculo estabelecido entre as crianças e os seus pais e cuidadores, nos primeiros anos de vida. A conexão emocional estabelecida poderá gerar diferentes tipos de apego, que serão reflexo da ligação saudável, ou não-saudável entre esses indivíduos e poderão perpetuar ao longo na vida no estabelecimento de relações com outras pessoas.

O apego inseguro se caracteriza pelo vínculo estabelecido quando a criança não é atendida em suas necessidades. Este tipo de apego ocorre em situações de abandono, abuso e negligência por parte dos cuidadores. Crianças educadas com excesso de proteção ou excesso de liberdade em suas ações, também poderão desenvolver um apego inseguro.

Neste tipo de apego há uma sensação de abandono, problemas com a autoestima e podem também ser desenvolvidos sentimentos de desconfiança ao longo da vida. Crianças que desenvolvem um apego inseguro, são mais propensas a enfrentarem problema educacionais e comportamentais.

Para o desenvolvimento saudável, o ideal é que haja o desenvolvimento de um apego seguro. Neste tipo de apego é necessário que o relacionamento cuidador-criança tenha uma base segura, na qual a criança pode explorar o ambiente em que vive de forma entusiasmada e quando vivenciar situações estressantes, possa confiar em obter o cuidado e proteção das figuras de apego. Para o apego seguro é importante também que os cuidadores incentivem a cooperação, por meio de instruções seguras e monitoração das atividades, bem como o encorajamento da independência.

Viver em um ambiente emocionalmente estável, no qual é possível observar atitudes de generosidade, carinho e respeito e principalmente no qual as crianças percebem que suas necessidades emocionais são levadas em consideração, auxilia no desenvolvimento do apego seguro, fazendo com que a criança desenvolva um conceito de autovalorização positiva e elevada autoestima, possibilitando que na vida adulta hajam maiores possibilidades de desenvolver relações mais estáveis e seguras.

Algumas dicas para o desenvolvimento do apego seguro:

- Comunique-se por meio do toque respeitoso.
- Exercite os "olhos nos olhos".
- Seja firme e gentil.
- Envolva a criança no estabelecimento de limites.
- Encoraje e enfatize o esforço e não apenas os resultados.
- Incentive a autonomia com supervisão.
- Valide os sentimentos da criança.

Educar para florescer!