UNIDADE DIGITAL

Livros

Compre pela

  • Inovação em Sala de Aula

    A Educação precisa inovar e abandonar, de vez, o modelo tradicional que impera há séculos. O aluno não pode mais ser um mero coadjuvante no processo e não quer mais aulas meramente expositivas e chatas. Chegou a hora de promovermos uma revolução na Educação, começando pelos métodos. E aqui fica a nossa contribuição neste processo.


  • A Jornada do Aprendiz

    A Jornada do aprendiz: storytelling e metodologias ativas na educação é um livro que traz histórias. Porém, mais do que trazer histórias para o leitor, ele se propõe reunir histórias para educar. O storytelling, afinal, é uma poderosa metodologia que é amplamente utilizada para atrair a atenção de qualquer interlocutor, como também para persuadir seu público, envolver clientes, engajar colaboradores, oferecer produtos e, claro, para ensinar.

    Neste livro, Max Franco, Professor de Literatura, especialista em Educação e facilitador na área do storytelling há vários anos, se propõe a demonstrar como um educador pode fazer uso da técnica de contar histórias para contribuir no processo ensino-aprendizagem, ou, como ele prefere citar, para ajudar o estudante na sua jornada do aprendiz.


  • Tempo de Compartilhar

    O século XXI nos traz muitos desafios. Evoluímos muito em algumas direções, mas pouco em outras. O conhecimento técnico nos fez ir à lua, decodificar o DNA, desenvolver vacinas e remédios, realizar transplantes de órgãos vitais, construir prédios fantásticos e conectar pessoas do mundo inteiro através da internet e do celular. Por outro lado, as desigualdades cresceram, pobreza e fome ainda matam muitos e ainda existe um abismo educacional não resolvido. Muito disso se deve ao fato de não termos desenvolvido nas pessoas a empatia e o desejo de compartilhar. Ainda impera no mundo o desejo de guardar para si, de acumular mais e mais. Poucos pensam em compartilhar qualquer coisa ou conhecimento.

    Este livro vai na contramão dessa via e pretende, dentre tantas coisas, mostrar que o mundo será cada vez melhor se nós começarmos a fazer algo muito simples e valioso – compartilhar o que sabemos – para que outros possam se beneficiar desse conhecimento.


  • Educação 4.0

    Estamos no epicentro da 4a Revolução Industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Desde o final do século 17, quando a máquina a vapor deu início à 1a Revolução Industrial, nunca vivemos um momento tão dinâmico e transformador. A Educação, que passou praticamente imune às 3 primeiras revoluções industriais, não conseguirá se esquivar desta. Ao final da terceira década deste século XXI, o papel da escola e do professor serão totalmente redefinidos. A notícia boa é que o mundo vai evoluir com isso.


  • Método 3

    O Mundo mudou.

    E com ele, também nós mudamos.

    A Educação, por sua vez, nem tanto.

    A Educação moderna abre as portas para o engajamento do aluno. A palavra de ordem é envolvimento.

    E, em virtude de tantas transformações, gestores, educadores e professores têm buscado novas alternativas para aumentar o engajamento dos alunos a partir de novas metodologias e tecnologias.

    Método 3: o protagonismo na Educação é um livro que trata dessas estratégias que a nova figura de liderança, o líder-educador, pode lançar mão para potencializar as suas ações.

    O Método 3 é uma metodologia já testada que consegue dar sentido ao que se estuda, a qual, em virtude do seu viés lúdico, participativo e colaborativo, logra engajar os aprendizes, tanto da escola básica, quanto dos cursos técnicos e superiores, em atividades pedagógicas desafiantes e atraentes.

    O Método 3 é um recurso didático revolucionário, porque consegue mostrar que é possível se estudar e se aprender com prazer, curiosidade e criatividade, provando que o protagonismo dos aprendentes não diminui o papel do ensinante. Ao contrário, revela o seu papel primordial de mentor, líder e maestro da mais bela sinfonia que a humanidade pode tocar: a Melodia do Conhecimento.


  • Comunicação Emocional

    O termo Comunicação Emocional, com letras iniciais maiúsculas, abordado nesse livro, se refere ao conjunto de habilidades práticas que potencializam o uso da comunicação humana. Esse conjunto de habilidades atua na observação, intervenção e no controle emocional, criando habilidades em se “comunicar através das emoções corretas”. É uma tomada de consciência sobre a forma como a comunicação acontece no cérebro de quem fala, e no cérebro de quem ouve. Nós somos “leitores de emoções”, fazemos isso o tempo todo durante a nossa comunicação, seja interna ou externa. A habilidade de se comunicar bem pode ser desenvolvida através do direcionamento da atenção para a percepção de conversas internas, e de comportamentos de respostas automatizados.


  • Inovação, Digitalização e Transformação Digital

    Inovação, Digitalização e Transformação Digital ainda são conceitos muito novos e, para muitas pessoas, acabam se fundindo em um grande borrão. É como se as empresas sofressem de miopia ao olhar para essas estratégias e seus processos relacionados e, de alguma forma, ao dar início a um ou outro processo, entendessem que estão participando de todos. O principal objetivo deste livro é colocar uma lente corretiva sobre cada um desses conceitos, permitindo enxergá-los com mais clareza e avançar estrategicamente sobre eles.