UNIDADE DIGITAL

Docentes e Convidados

Adriana Coelho Braga

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, fonoaudióloga e pesquisadora da Clínica Ouvire - Audição e Equilíbrio. Fundadora e diretora do Audiograma Centro Audiológico desde 1992.

Expandir

Adriana Saragiotto dos Santos Rigoletto

Graduada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia e arte terapia.Especialista em neuropsicologia aplicada a neurologia infantil, em psimotricidade, em  educação infantil e fundamental.Ministrou o curso  Formação em Psicomotricidade, no Instituto Pieron e na Clínica Lição de Casa em Campinas. (10 anos)Foi professora em escolas rurais, municipais, estaduais e particulares, assim como coordenadora pedagógica.Atuou como psicopedagoga e psicomotricista por 15 anos em centros de equoterapia.Atualmente faz atendimento clínico domiciliar e institucional e presta assessoria psicopedagogica em escolas particulares em Jaguariúna.

Expandir

Adriana Stella Pierini

Possui graduação em Pedagogia pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1990), graduação em Letras pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1984) e complementação em Supervisão Escolar (1º e 2º graus) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio de Batatais (1993). Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC). Atua nas áreas de formação docente, articulação de trabalho coletivo e planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica. Apresenta como principais os seguintes temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Convidado

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.

Alexandre Hilário Berenguer de Matos

 Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências com ênfase em Neurociência pelo curso de Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Fisiologia. Atua profissionalmente como docente da pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, lecionando a disciplina de Neurobiologia.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Anderson Pellegrino

Experiência e formação: Economista e Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Desenvolvimento Econômico. É palestrante, professor convidado dos cursos de MBA da FGV Management e da Inova Business School, e Consultor Sênior da Inova Consulting. Autor e coautor de livros nas áreas de desenvolvimento econômico e economia internacional.

Andrea Wanger

Pedagoga; Especialista em Docência no Ensino Superior; Estudiosa de pensamentos filosóficos e facilitadora da filosofia ativa (promove a reflexão acerca de si mesmo que impulsiona o livre decidir, a autonomia emocional e o ser sujeito da própria existência); Professora de Ética e Cidadania; Professora de Artes Articuladas (todas as linguagens artísticas, por projetos) na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Estudiosa do Teatro e Educação; Atriz Profissional (DRT18.329), com experiência em atuação e direção teatral; Orientadora de Atividades Teatrais em Escolas e na Formação de Professores; Mentora do Projeto Pedagógico Dramasofia (projeto que une filosofia às artes cênicas) ; Líder do Movimento Sem Trauma (ação social voltada para a segurança no esporte e suporte emocional às vítimas de acidentes esportivos, bem como suas famílias); Cursando Neurociência aplicada à Educação.

Expandir

Andreia Gallego

Especialista em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (INSTITUTO SINGULARIDADES), Especialista em Biotecnologia aplicada às áreas animal, vegetal e humana (USJT), e Bióloga (USJT), professora de Ensino Fundamental, Ensino Médio. Coordenadora da área de Ciências da Natureza em escola da rede privada. 

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Psicopedagoga pela Unicamp (2011), possui graduação em Pedagogia (2000) e Mestrado em Educação (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Experiência como docente na UniMetrocamp (2003 a 2018), Uniesp (2011 a 2014), Unimax - Indaiatuba (2018 a 2020).Foi coordenadora pedagógica do setor de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos (CEP UniMetrocamp), representante de coordenação no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e Coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da UniMetrocamp de 01/2017 à 06/2018. Supervisora de cursos de EaD da Univesp de 07/2018 a 09/2019. Psicopedagoga na Escola São Paulo - Holambra de 07/2019 a 02/2020.Autora do material para disciplina de Ética e Responsabilidade Socioambiental via EaD dos cursos de graduação do Grupo Ibmec e do material de Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan. Professora EaD de 2010 a 2018.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, docência, ética, avaliação, aprendizagem, formação de professores,valores, ensino superior e estágio supervisionado. Atualmente faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação - MEC, para atos autorizativos de curso superior e é Orientadora Pedagógica na Escola São Paulo - Holambra.

Expandir

Carolina Defilippi

Advogada

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É advogada criminalista e coordenadora da Faculdade de Direito da Unità. É coautora dos livros Direito Penal para OAB, Inovação na Educação e Inovação e Métodos para Nativos Digitais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Debora Corigliano

Psicopedagoga, especialista em Neurociências da Educação e Psicologia da Educação (em curso). Coordenadora Nacional da Pós-graduação em Ed. Infantil pelo IBFEInstituto Brasileiro de Formação de Educadores, onde também atua como professora nas Pós de Psicomotricidade, Psicopedagogia e Ed. Socioemocional. Possui consultório particular onde atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e realiza orientação para pais. Palestrante . Atuou como coordenadora pedagógica na ed. Infantil por mais de 20 anos. Autora dos livros: "Orientando Pais, Educando Filhos pela Ed. Autores Associados" e "Funções Executivas, um olhar para a criança e o professor em sala de aula" pela Amazon . Autora de livros didáticos na área de pedagogia pela Cogna Editora. Youtuber no canal Orientando pais, educando filhos. Palestrante.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Eliane El Badouy Cecchettini, Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, pós-graduada em Marketing, vencedora de 2 categorias do prêmio de Mídia Estadão - Pesquisa de Mídia e Gran Prix, premiada com Profissionais do Ano Rede Globo, coautora de 2 livros "Inovação em Sala de Aula" e "Métodos de Ensino para Nativos Digitais". Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK do Grupo EPTV - afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. É coordenadora e professora do Master de Negócios de Impacto, professora de Capitalismo Consciente no Curso de Conselheiros TrendsInnovation e no Master de Neurobusiness da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu contas como McDonald 's, Unilever, Johnson & Johnson, FIAT, Bradesco, L'oréal, Tetra Pak, 3M, CPFL, Souza Cruz, Internacional Paper, entre outras. É Head de Media Intelligence & Consumer Insights da Targget House, Conselheira TrendsInnovation pela Inova Business School, Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Expandir

Fernanda Oliviero

Pedagoga pela UFRGS, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade FEEVALE, Especialista em Educação Especial pela UNESP e Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades. Atua há 20 anos na clínica psicopedagógica e em escolas públicas e particulares com Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional.

Fernando Berton Baldo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco (2008)  e mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2012). Tem experiência na área de Fitossanidade e Ecologia de populações, com ênfase em Acarologia Agrícola e Entomologia Agrícola. Atualmente é Doutor em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2017), onde trabalhou no laboratório de Entomologia Econômica, desenvolvendo trabalhos com radiação gama e tratamentos hidrotérmicos na área de tecnologia de pós-colheita com moscas-das-frutas.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica.  Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católicade Campinas. Mestre em Biologia Funcional e Molecular com ênfase embioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) eespecialista em Neurociência Aplicada à Educação. Pactitioner emProgramação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira deComunicação Emocional e pós-graduanda em Psicanálise. Autora dematerial didático para o ensino fundamental anos finais, professora doensino fundamental e médio e professora de neurobiologia e áreas afinspara turmas de pós-graduação.

Expandir

Heloísa de Oliveira Macedo

 Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), é mestre em Educação - Distúrbios da Comunicação - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Em julho de 2010 finalizou um projeto de pós-doutoramento com financiamento da Fapesp, realizado na Universidade Estadual de Campinas, onde participou de projetos de pesquisa e das atividades do CCA (Centro de Convivência de Afásicos). Como pesquisadora, interessa-se pelo campo dos estudos que envolvem as os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, as relações entre linguagem, cérebro e cognição, entendidas sob uma perspectiva sociocognitiva / histórico-cultural (especialmente os temas em torno das relações entre oralidade e letramento). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Clínica Fonoaudiológica, atuando principalmente com as alterações relacionadas à linguagem oral e à linguagem escrita (seja nos processos de aquisição e desenvolvimento, seja em patologias como as afasias). É membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia com título de especialista em linguagem. Atualmente (desde 2014) tem participado de atividades de formação de professores (PNAIC, Escolas Municipais) e orientações a escolas.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir
  • Outras Páginas: