UNIDADE DIGITAL

Extensão

Práticas Musicais e Artísticas para Educadores (Turma Digital - Setembro/2020)

Mensais de:

R$ 369,00

Gostou do curso?



Objetivos

A Extensão em "Práticas Musicais e Artísticas para Educadores" oferece uma formação ativa, com fundamentação teórica e prática para profissionais que almejam expandir seu repertório de possibilidades e propostas educacionais no campo das Artes e da Música.

O curso busca promover a atualização de profissionais da comunidade escolar por meio das Artes Integradas, abrangendo áreas de conhecimentos latentes na prática educativa contemporânea, o profissional estará habilitado a criar atividades em sala de aula utilizando-se das seguintes ferramentas e conceitos.

  • corpo e movimento;
  • criatividade;
  • tecnologia e inovação;
  • competências socioemocionais;
  • neurociência;
  • inclusão;
  • diversidade.

Turma(s)

AGUARDE NOVAS TURMAS

Manifeste seu interesse neste curso por meio dos nossos canais e assim que uma turma for ofertada nossa equipe entrará em contato com você!


Público-alvo

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar conhecimentos sobre Artes e seus diferentes campos. 

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.





Canvas LMS

Nesta edição 100% ao vivo e online, as aulas acontecerão na plataforma Canvas LMS (Learning Management System), o ambiente virtual de aprendizagem da IBFE. Trata-se do melhor ambiente virtual de aprendizagem do mundo. Intuitivo, fácil de usar e adotado pelas melhores instituições de ensino, tais como Harvard, Stanford e Yale, MIT, entre outras. A plataforma Canvas é 100% na nuvem e pode ser acessada por meio de computadores (Desktops ou Laptops), tablets ou smartphones. Nela você terá conteúdos prévios às aulas, participará de discussões, aulas ao vivo e online, entre outras atividades. 

Investimento e formas de pagamento

À vista R$ 2.465,00 ou,
06 parcelas de R$ 483,00
08 parcelas de R$ 369,00

Taxa de matrícula: R$ 80,00 

* Em todas as opções de pagamento (à vista, 6 parcelas ou 8 parcelas) será cobrado a taxa de matrícula no valor de R$ 80,00. A taxa será cobrada na primeira parcela e não poderá ser parcelada.


Forma de pagamento

- Cartão de crédito (pagamento recorrente) diretamente no site.
Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.



DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:

Até o dia 15/08/2020 - 8% de desconto no valor total do curso*.
*Concomitante com demais descontos.


CONDIÇÕES ESPECIAIS

  • Grupos de 04 pessoas efetivando a matrícula juntos, desconto de 10%;
  • Desconto de 10% para ex-alunos;
  • Professores e familiares de escolas/empresas parceiras, desconto de 15%.
    Se a escola em que você trabalha é parceira e solicite à nossa equipe um cupom de desconto antes de realizar sua matrícula online. Envie um e-mail para [email protected] com as seguintes informações:

        - Assunto "Quero meu cupom de desconto" 
        - No corpo do e-mail: Curso desejado e turma
        - No anexo: Um comprovante de vínculo com a escola parceira. 


Documento necessário (anexar ao realizar a inscrição no site. Arquivo em PNG, JPG ou PDF)
- Tire uma ''selfie'' em que você aparece segurando a parte da frente (o lado que possui foto) do seu RG, CPF, CNH ou Passaporte.

Grade

Módulo
Música, linguagem e movimento
Música, educação e tecnologia
Música Corporal
Música e Neurociência
Práticas com Instrumentos Alternativos
Práticas Teatrais
Ritmo e Percussão
Arte e Inclusão
Extra - Introdução ao Ukulele
Extra - Fundamentos Filosóficos da Arte-educação
Extra - Estruturação Musical

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Docentes e Convidados

Cassiano Lima

Convidado

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Bauru) e graduado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é especialista na abordagem Orff-Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course (EUA). Trabalha com a pesquisa e desenvolvimento de programas e currículos de Música para a Educação Básica, com foco nas relações da Educação Musical com metodologias ativas, sendo discente do curso de Tecnologia da Informação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e certificado como Google Educator - Level II, Apple Teacher, Microsoft Innovative Educator, See Saw Ambassador e Kahoot Gold Certified. Foi integrante da Orquestra do Corpo, grupo de música corporal coordenado por Fernando Barba e Stênio Mendes (Barbatuques), e atuou em disciplinas e workshops no IBFE, USP, ABRAORFF, UNICAMP, FLADEM e Grupo Música & Movimento.

Expandir

Estevão Marques

Convidado

Especialista em Orff-Schulwerk e professor do San Franscisco International Orff Course, é autor dos livros "Colherim", "Brasil for Childen" e "Brincadeiras Musicais do Palavra Cantada". Contador de histórias, professor e pesquisador da cultura da infância, foi integrante dos grupos Palavra Cantada e Triii, e tocou com artistas como Chico César, Antônio Nóbrega e Grupo Barbatuques. Hoje coordena a 4ª edição de seu curso online de brincadeiras musicais: Baile do Colherim.

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Junior Cadima

Convidado

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Lenny Alpízar

Nasceu Em San José, Costa Rica. É mestre em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas, licenciada em Artes Cênicas pela Universidad Nacional de Costa Rica, bacharel em Artes Dramáticas pela Universidad de Costa Rica e especialista em arte- educação pela Faculdade de Artes do Paraná.  Cursa Pedagogia na Universidade Cruzeiro do Sul e está finalizando a especialização em Pedagogia Curativa e Terapia Social com fundamentação na Antroposofía- na Associação Três Fontes em Campinas.  
Como gestora cultural, diretora e atriz tem participado de workshops, seminários, estágios e festivais artísticos em Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, França, Perú e Uruguai. 
Autora do livro "O ator e o diretor no processo colaborativo", publicado em 2016 pela editora Novas Edições Acadêmicas. Tem publicado artigos acadêmicos em revistas especializadas em teatro como Casa de las Américas (Cuba) e Telón de Fondo (Argentina), entre outras.  
Trabalhou como coordenadora de projetos culturais para Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, e avaliadora de projetos culturais para a Caixa Econômica Federal no Brasil. 
Atualmente é professora atelierista na Escola Thema em Campinas, cuja visão educativa está fundamentada na pedagogia Reggio Emilia de Itália. Tem experiência em pedagogia Waldorf.

Expandir

Marcus Vieira

Convidado

Percussionista e professor licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina, atuou como educador em projetos sociais, escolas de música e escolas formais. Com trabalho de educação focado na percussão de baixo custo, publicou os livros "Batucanetas" e "Batucabaldes". Atualmente ministra cursos online para educadores, entre os quais estão os cursos "Musicopos" e "Batucatudo" pelos quais já passaram centenas de educadores do Brasil e de países da América Latina e Europa.

Expandir

Thaís Bezerra

Convidado

Multi-instrumentista, produtora e educadora musical, é Mestra em Ensino das Práticas Musicais - UNIRIO, e pós-graduada em Educação Musical pelo CBM-CEU. Concluiu, em 2014, o programa de certificação Orff-Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course. É maestrina da bateria do Multibloco, Bloco da Terreirada Cearense e Banda Marcial da Escola Municipal João Barbalho, e integrante do grupo Damas de Ferro. Autora do livro "Tá no Batuque: Ensino de instrumentos de percussão para Bloco de Carnaval". 
Thaís Bezerra
Multi-instrumentista, produtora e educadora musical, é Mestra em Ensino das Práticas Musicais - UNIRIO, e pós-graduada em Educação Musical pelo CBM-CEU. Concluiu, em 2014, o programa de certificação Orff-Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course. É maestrina da bateria do Multibloco, Bloco da Terreirada Cearense e Banda Marcial da Escola Municipal João Barbalho, e integrante do grupo Damas de Ferro. Autora do livro "Tá no Batuque: Ensino de instrumentos de percussão para Bloco de Carnaval". 

Expandir
Conselheiros Certificados

Conselheiros(as) TrendsInnovation Certificados(as)