UNIDADE DIGITAL

Educação Infantil - A escola de educação infantil e a pandemia - por Debora Corigliano

Educação infantil

21 Julho, 2020

Trabalhei muitos anos na educação infantil, fui professora, coordenadora, dei assessoria e atualmente além do meu trabalho na psicopedagogia, coordeno uma pós graduação em educação infantil.  Tudo isso porque acredito muito na importância da educação infantil na vida de uma criança. 

É na educação infantil, que todas as habilidades para as aptidões futuras são desenvolvidas. 

Uma criança não aprende a ler, se ela não souber esquerda e direita, se não ouvir histórias, se não brincar de teatro e tantas outras coisas. Uma criança não aprende a escrever se não brincar com massinha, encaixar blocos, pintar, desenhar e tantas outras coisas. Uma criança não aprende a viver em sociedade, se ela não souber brincar no parque, esperar a vez, trocar seus brinquedos e aprender com seus pares.   Tudo isso só acontece na Ed. Infantil. 

Atualmente as escolas de educação infantil, na pessoa do professor, têm mostrado isso aos pais. Apresentam de forma criativa, estratégias para que a função da educação infantil não se perca. Que a criança continue sendo estimulada a cada dia, não com o objetivo de entretenimento ou para garantir a mensalidade paga, mas sim porque há um proposito em cada ação dentro da educação infantil. 

A escola de educação infantil, precisa se manter viva. Sem ela a estrutura da educação básica será danificada.

As escolas de educação infantil, não são "escolinhas" ou "escolas pequenas", são escolas especializadas em sua área. Tudo neste ambiente escolar está focado na educação infantil.
Os professores que ali atuam são especialistas, o projeto pedagógico é específico, o espaço físico é elaborado para aquela faixa etária.  

Um novo normal está surgindo, a necessidade desta criança voltar a escola será eminente. Pais precisarão das escolas, crianças precisarão de seus professores.  Neste momento, vale muito investir em sua carreira, professor!   Torne-se um especialista. Faça parte do time de professores que se qualificaram em sua área e que com certeza, na retomada, farão a diferença no mercado de trabalho e principalmente na vida de uma criança. 

Não vamos permitir que a educação infantil fique abalada. Vamos fortalecê-la.