• INICIO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Afiliados
    • Docentes e Convidados
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas

UNIDADE DIGITAL

(19) 32310077
(19) 32310077
IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Afiliados
    • Docentes e Convidados
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Afiliados
    • Docentes e Convidados
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Voltar

Inovação em Aprendizagem l Seis Atividades que Influenciam Positivamente a Aprendizagem e como a Tecnologia Pode Apoiá-las

Inovação em aprendizagem

24 Maio, 2017

Seis Atividades que Influenciam Positivamente a Aprendizagem - e como a Tecnologia Pode Apoiá-las

Um dos estudos mais abrangentes sobre fatores que influenciam positivamente a aprendizagem foi desenvolvido pelo pesquisador John Hattie1, que analisou mais de 50.000 pesquisas envolvendo 80 milhões de estudantes. Publicado originalmente em 2009, o estudo foi atualizado recentemente, e elencou 195 atividades em ordem crescente de influência - e formas práticas de aplicá-las no mundo real.

Com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, sua aplicação está cada vez mais ao alcance de todos que trabalham com ensino e aprendizagem - e abaixo estão seis exemplos de atividades de alto impacto que mostram como isso pode acontecer na prática:

1. Auto-avaliação

Uma das observações de Hattie foi de que alunos são capazes de prever suas próprias notas com razoável precisão. Porém, o ganho maior não decorre da precisão em si mas da criação e superação de suas próprias expectativas.

Uma forma simples de colocar isso em prática é utilizando software que permita solicitar a cada aluno que "antecipe" sua própria nota, em diversas tarefas, ao longo do curso. A partir daí inicia-se o trabalho em conjunto para superação de suas próprias previsões.

2. Intervenção Individualizada

Um método simples porém eficaz de ajudar alunos em dificuldade é o de reapresentar o mesmo conteúdo de maneiras diferentes, atendendo aos estilos de aprendizagem de cada um. Antigamente isso significaria refazer o material de toda a classe, mesmo para aqueles que já dominam o assunto. Hoje em dia é possível fazer essa adaptação de forma automática, reapresentando o conteúdo de outra forma para os alunos que mostraram dificuldade com o formato original.

3. Avaliações Intermediárias

São atividades realizadas antes ou durante o processo de ensino, de forma a guiar o instrutor. Na prática, seria uma forma de revisitar constantemente a pergunta "qual o próximo passo?". Avaliações online permitem que isso aconteça com frequência maior, guiando os educadores na condução dos cursos e constantemente reorientando para que tenham a confiança de que está seguindo de forma correta.

4. Ensinando para Aprender

Trata-se de solicitar que os próprios alunos ajudem a preparar o material que será apresentado e, em seguida, pedir que assumam o papel de professores de seus pares - em grupos.

Com os recursos de fóruns, chat, áreas de colaboração e trabalhos em grupo online nas plataformas de aprendizagem, isso pode acontecer de forma simples e rápida, otimizando o tempo de preparação e enriquecendo a interação e a apresentação por parte dos alunos.

5. Aceleração

O conceito mais simples dessa lista: permitir que aqueles que já dominam o conteúdo apresentado possam avançar de forma mais rápida que os demais, aproveitando seu potencial e mantendo o nível de desafio e interesse necessários. Isso pode ser facilmente alcançado com a formatação do conteúdo online em módulos: seguindo um padrão de regras simples, é possível permitir que o aluno avance pelos módulos no seu ritmo e assim acelere sua aprendizagem sem nenhum prejuízo aos demais.

6. Completando Lacunas

Consiste em identificar e atacar os gaps de aprendizagem existentes, através de avaliações que identificam os tópicos que necessitam de reforço ou ênfase. Uma forma de atingir esse objetivo é através das "trilhas" ou "caminhos de aprendizagem", que são criadas pelos professores e aplicadas de forma automática pelos softwares atuais. Não apenas determinam o conteúdo ideal baseado no resultado atingido na última avaliação, mas ainda permitem que o aluno escolha entre duas ou mais opções de conteúdo.

 O mundo da educação raramente vê estudos tão completos e objetivos quanto o realizado por Hattie, e por isso trata-se de uma ótima oportunidade para introduzir novas atividades e conceitos em sala de aula, trazendo impacto positivo para a vida dos alunos. Melhor ainda poder fazer isso utilizando todas ferramentas tecnológicas disponíveis hoje, que cada vez mais devem ser utilizadas para esse fim - e não para distrair ou complicar ainda mais a vida dos educadores.

 

1https://visible-learning.org/hattie-ranking-influences-effect-sizes-learning-achievement/

  • Todas as categorias
  • Eventos
  • Educação em foco
  • Alfabetização e Letramento
  • Arte e educação
  • Inclusão
  • Inovação na educação
  • Psicopedagogia
  • Gestão de escolas
  • Psicomotricidade
  • Neurociência
  • Minha Carreira
  • Notícia
  • Foco e Produtividade
  • Educação Socioemocional
  • Profissional do futuro
  • Inovação em aprendizagem
  • O sentido da vida
  • Pensar, conhecer e realizar
  • Metodologias Ativas
  • Educação Infantil
  • Educação Socioemocional
  • Pais educadores
  • Desenvolvimento Humano
  • Prática Pedagógica
  • Neurociência Cognitiva Aplicada
  • Tive uma ideia
  • Lifelong Learning
  • Cultura e Humanidade
  • Educando Positivamente
  • Futuro e tendências na educação
  • IBFE Eventos
  • Podcast
  • Webinar
  • Educação infantil
  • Hub Insights
  • Avaliação da Aprendizagem
  • TCC
  • Aconteceu no IBFE

A importância do profissional de psicopedagogia

Psicopedagogia

10 Novembro, 2025

IV Jornada Pedagógica

27 Outubro, 2025

IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Afiliados
    • Docentes e Convidados
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO

UNIDADES

Selecione abaixo outra unidade que deseja visitar:

  • Unidades
    • Unidade Digital
    • Campinas/SP
    • Ribeirão Preto/SP
    • São Paulo/SP

Políticas de privacidade

Desenvolvido por Desenvolvido por: Jgwebcom - Soluções Tecnológicas