UNIDADE DIGITAL

Gestão Eficaz de Escolas - Uma verdadeira aula de gestão escolar - por Rodrigo Morais

Gestão de escolas

13 Março, 2018

"Diego Mahfuz  Faria Lima - Brasil". Este foi o anúncio feito por Bill Gates, fundador da Microsoft que colocou o Diretor da Escola Municipal Darcy Ribeiro de São José do Rio Preto, de 30 anos entre os 10 melhores educadores do mundo em 2018. Ele concorrerá com educadores da Noruega, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos. Diego foi indicado pelo projeto "Minha escola: reconstrução coletiva". Este projeto zerou a evasão escolar no colégio que era considerado a maior da cidade. A escola era depredada com alto índice de indisciplina e vandalismo. 


Uma das ações foi instituir o diálogo para mediar conflitos. Diretor, professores e estudantes se reúnem para discutir os problemas, como bullying, por exemplo. O Diretor também levou as famílias para dentro da escola. Um esforço coletivo de limpeza, pintura e reformas que culminou em uma revitalização do espaço escolar. 


Uma das mudanças mais significativas foi a transformação de uma espaço que antes tinha um muro depredado e com buracos onde os traficantes passavam drogas, em uma praça de leitura. Se Diego levar o título, ganhará um prêmio de um milhão de dólares. Para se inscrever neste concurso há o compromisso de usar uma parte deste dinheiro em projetos sociais. 


Diego já havia conquistado o Prêmio Educador Nota 10 em 2015. A divulgação do resultado do Prêmio Global Teacher Prize da Varkey Fundation será ainda em março na cidade de Dubai.


Uma verdadeira aula de Gestão Escolar, onde princípios de Gestão de Pessoas, Negociação, Marketing e Inovação. Muitas vezes não entendemos como um diretor de escola pública pode transformar uma realidade. Mas a principal competência que um gestor precisa apresentar é a vontade de fazer, de realizar, de implementar as mudanças.