UNIDADE DIGITAL

Foco e Produtividade - O não deve ser dito no início - por Rubens Pimentel

Foco e Produtividade

05 Fevereiro, 2018

O não dito em processos de negociação


Muitos profissionais que estão iniciando um processo de negociação, interno ou externo, imaginam que estabelecer os limites e as possibilidades logo no início enfraquece a estratégia de negociação e, portanto, os fará perder tempo.

O que temos visto na prática é exatamente o contrário. Quando tentamos evitar reveses no início dos processos o que fazemos na realidade é empurrá-los para o final do processo e quando a negociação chega no ponto que não discutimos no início o processo trava e muitas vezes teremos que utilizar um tempo enorme para realinhar toda comunicação e estratégia.

Por isso que a preparação das reuniões e a definição prévia de como devemos abordar as questões delicadas e quais compensações devem ser negociadas de início, pode fazer você ganhar muito tempo.

Vamos pensar o seguinte: se os parâmetros viáveis de negociação inviabilizarão o negócio, é melhor que isto se dê rapidamente se pensarmos em termos de utilização eficiente do tempo. Assim partimos para o próximo trabalho mais rapidamente. E se não inviabilizar o negócio as tratativas andarão muito mais rápido, e, portanto, em termos de tempo, novamente teremos vantagem.

Claro que tudo depende de vários fatores e variáveis, porém, como nosso objetivo é foco e produtividade a forma correta de se relacionar com suas atividades é pensar no resultado no menor tempo possível. Prepare-se para qualquer reunião.

Uma variável crucial é a decisão sobre em quais conversas, reuniões e negociações você deve entrar e quais deve declinar. Este assunto é priorização e vamos falar dele no próximo post.

Fique ligado.