UNIDADE DIGITAL

Educando Positivamente - Elogio X Encorajamento - por Gabriela Menezes

Educando Positivamente

20 Março, 2021

Você sabe a diferença entre elogio e encorajamento? Qual deles é mais efetivo à longo prazo?

Elogio é bom, mas deve ser utilizado com cautela. De acordo com os fundamentos da Disciplina Positiva, o elogio é uma importante ferramenta para inspirar crianças e adolescentes, e deve ser utilizado. O problema é que o excesso de elogios pode criar indivíduos viciados em aprovação, ou seja, indivíduos totalmente dependentes da opinião dos outros. 

Diversos estudos sobre o comportamento humano indicam grande diferença entre elogiar a pessoa e encorajar a sua performance. O elogio focaliza as características do indivíduo, o encorajamento focaliza o processo no qual a pessoa está envolvida. 

O encorajamento estimula a pessoa a se esforçar, a se aprimorar constantemente, além de inspirar coragem, reconhecendo a ação realizada e responsabilizando-a pelo resultado. Já o elogio glorifica e expressão a aprovação, focalizando o resultado da ação e passando a ideia de uma necessidade de perfeição. O elogio cabe a quem está tendo sucesso na tarefa e tem bons resultados a curto prazo, o encorajamento pode ser utilizado tanto com quem teve êxito, como com quem ainda está tentando, auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais e de vida a longo prazo.

Por meio do encorajamento crianças e adolescentes poderão perceber o quanto são capazes, desenvolvendo um autoconceito positivo e uma autoestima saudável.

 

Frases para encorajar:

"O resultado do seu trabalho reflete o seu esforço".

"Você se esforçou muito e mereceu essa conquista"

"Que tal tentarmos novamente?"

"Vejo que você se dedicou muito".

"Sua contribuição foi muito útil."

 

Pessoas encorajadas em suas tarefas são mais felizes e realizadas.

 

Encorajar para florescer!