UNIDADE DIGITAL

Educando Positivamente - Como Eliminar a Punição e a Permissividade, e Educar de Forma Firme e Gentil? - por Gabriela Menezes

Educando Positivamente

20 Fevereiro, 2021

Educar é um difícil e valioso ato de amor e nem sempre ao exercermos o papel de educadores sabemos as melhores estratégias para conseguir educar de modo a contribuir para o desenvolvimento saudável das nossas crianças.

Gritos, birras, choro, e disputas por poder muitas vezes nos tiram do sério, nos deixam irritados e tornam-se um desafio na missão de educar.

A Disciplina Positiva propõe que a educação de nossos filhos e alunos seja pautada no meio do caminho entre o autoritarismo e a permissividade. Nessa perspectiva a punição e a permissividade não são as melhores alternativas no processo educativo, por não contribuir com o desenvolvimento de habilidades sociais e de vida.

Atos punitivos estão relacionados a eliminação dos desafios e maus comportamento por meio da força e luta por poder. Quando utilizamos esse tipo de estratégia, corremos o risco de desenvolver em nossas crianças medo, insegurança, violência, além de estimular a mentira associada ao medo de ser punido.

Atos permissivos como por exemplo a troca de ações de bons comportamentos por recompensas, a desistência dos responsáveis em estabelecer limites e o ato de fazer pelas crianças atividades que elas são capazes de fazer sozinhas, contribuem para que as crianças não desenvolvam responsabilidade pelos seus atos, podendo se tornar pessoas manipuladoras, sem autonomia e acreditando que sempre haverá alguém para suprir suas necessidades.

Para o desenvolvimento saudável, o ideal é ser firme e gentil ao mesmo, respeitando a si mesmo e ao outro. 

Quando um adulto é firme ele considera os aspectos importantes e que são inegociáveis para que a criança desenvolva importantes habilidades sociais e emocionais, demonstrando que ele é alguém merecedor de respeito nessa relação e quando esse adulto é gentil, comunica-se expressando gentileza e respeito pela criança, ainda que ela tenha feito algo que aos olhos do adulto seja inadequado. 

Convido você a uma reflexão: De que maneira você quer educar?


Educar, para florescer!