UNIDADE DIGITAL

Educando Positivamente - Autoritarismo, Permissividade, Negligência ou Disciplina positiva: qual é a sua forma de educar? - por Gabriela Menezes de Camargo


Existem diferentes formas de educar. Algumas delas podem trazer prejuízos duradouros para o desenvolvimento saudável.

O autoritarismo ou alta firmeza + baixa gentileza, pode ser representado pela famosa frase: "manda quem pode e obedece quem tem juízo". Nesta forma de educar há um controle excessivo sobre as ações da criança ou adolescente que recebe ordens sem que haja liberdade de escolha ou ação. Nesta situação a punição e a rigidez estão constantemente presentes.

A permissividade, ou baixa firmeza + alta gentileza, pode ser representada pela frase: "faça aquilo que você quiser". Nesta forma de educar há um excesso de liberdade e tolerância, e as escolhas das crianças são ilimitadas.

A negligência ou firmeza e gentileza baixas, pode ser representado pela frase "se você quiser fazer, faça, se não quiser não faça, tanto faz". Nesse estilo de educar a criança e o adolescente estão sem rumo, sem cuidados, sem ordem e sem apego.

A disciplina positiva está no eixo contrário da negligência emocional, está no apego emocional. Significa que teremos ordem e teremos gentileza para que essa ordem se estabeleça. As escolhas individuais da criança e do adolescente são baseadas no respeito mútuo.

A atitude dos educadores que utilizam uma das três primeiras abordagens é muito diferente: na autoritária, o pensamento é: "estas são as regras e essa é a punição que haverá se as regras forem violadas."

Na permissiva, não existem regras: "tenho certeza que nós vamos nos amar, seremos felizes e você será capaz de fazer as suas próprias regras no futuro". 

Na negligente, não há regras, não há muito contato físico e nem apego emocional, muito menos gentileza. Simplesmente não há presença suficiente para que a ordem ou a liberdade sejam definidas pelos educadores. 

Na disciplina positiva, há apego emocional (que é diferente de superproteção): as regras são responsabilidade de todos e definidas em conjunto sempre que possível, as soluções são o foco e, quando os educadores precisarem usar o seu discernimento para decidir algo, ao invés da agressividade e da rigidez, se utilizarão da firmeza gentil. Nesta forma de educar as emoções são aceitas e os comportamentos é que são o foco da solução.

Ao escolhermos nossa forma de educar, é importante pensarmos quais as habilidades sociais, emocionais e de vida queremos que nossos filhos e alunos desenvolvam, ou seja, se desejo que o aprendizado seja com amor, é necessário que ele seja transmitido com amor. 

Educar positivamente é um ato de amor.

É tempo de florescer!



Fonte: NELSEN, Jane. Disciplina Positiva. 3ª. ed. rev. e atual. [S. l.]: Manole, 2016. 345 p.